Amo Casamentos

Alianças de casamento: modelos e ideias para você escolher

Alianças de casamento

As alianças de casamento são itens de grande importância na vida da maioria dos casais. Isso porque essas pequenas argolas no dedo mostram à sociedade que você se trata de uma pessoa comprometida, ou seja, casada.

O melhor de tudo é que hoje em dia elas não são encontradas apenas em modelos tradicionais, longe disso. Muitas vezes parecem até mesmo uma joia de luxo, pois há uma enorme variedade de modelos.

Veja também – Vestido de noiva off-white: a tendência que chegou para ficar!

Mas nem tudo são flores, por essa razão, muitos noivos acabam se perdendo na hora de escolher o modelo ideal. Para ajudar quem se encontra nessa situação, portanto, apresentamos aqui uma série de dicas para escolher as melhores alianças de casamento. Veja!

Qual o momento certo para pesquisar sobre aliança?

O momento ideal para procurar alianças depende de alguns fatores. Elas serão usadas apenas no casamento, ou serão as mesmas que vão ser usadas no noivado?

Caso seja apenas para o dia do casamento, o ideal é que comece a pesquisar os modelos cinco meses antes da data. Esse tempo é necessário para que encontre o modelo ideal, pois os noivos podem desejar um modelo personalizado. Dessa forma ninguém corre o risco delas não ficarem prontas no dia.

A escolha das alianças podem ser feita tanto pelo casal quanto pelo noivo, caso este queira fazer uma surpresa. Nesse segundo caso é importante saber qual a medida do dedo da noiva, além dos modelos que a agradam.

Escolha da joalheria

Antes de comprar as alianças de casamento, não se esqueça também de saber um pouco mais sobre a joalheria. Peça referências, certificado do ouro e até da pedra escolhida para ornamentar a peça.

Investimento

As alianças de casamento são tão importante quanto o vestido da noiva, uma vez que esse será o símbolo da união do casal e será usada por longos anos. Faça uma pesquisa de preço quando for escolher as alianças.

Não se esqueça que os valores podem variar tanto pela escolha do material como pelo local. Modelos anatômicos, normalmente são mais em conta e mais leves, além de mais confortáveis. Já alianças com pedras costumam ser um pouco mais caras.

Teste a aliança

Não escolha a aliança apenas olhando, sinta ela em seu dedo, veja se é confortável e se é leve. Uma dica muito importante é testar as alianças quando sua mão estiver em temperatura ambiente, caso contrário os dedos podem estar inchados, alterando o tamanho na prova.

Horário e dia ideal para comprar

Parece bobagem mas existe um horário e dia certo para você comprar sua aliança de casamento. Por exemplo, se você fez alguma atividade física pela amanhã, é possível que seus dedos estejam inchados.

Até mesmo do período de verão para o inverno os dedos podem mudar a espessura. Por isso é importante que a prova final seja realizada em um dia em que você esteja calmo e que a temperatura de seu corpo esteja estabilizada.

Qualidade

Para saber se suas alianças possuem boa qualidade observe se elas estão com marcas na parte inferior, a primeira marca é a do fabricante, já a segunda é a que indica a qualidade do produto.

Caso a aliança seja feita de dois materiais, como por exemplo, platina e ouro, ela deve ter três marcas, apontando a qualidade de cada material usado.

Estilo

Existem dois estilos de aliança: as clássicas e as modernas. As modernas possuem texturas e peras, já as clássicas são lisas.

Alianças diferentes

Quando o casal não entra e acordo sobre o modelo da aliança, é possível que cada um escolha o modelo que lhe agrada. Nesse caso usa-se apenas o mesmo metal e opta-se por deixar as inscrições gravadas.

Alianças de casamento

Gravação das alianças

Após escolher a textura, o tipo de material a ser usado, os estilos e os tamanhos, agora é hora de decidir se terá gravação nas alianças. Caso queira fazer gravação é importante informar isso ao fabricante no ato da compra.

As gravações podem ser feitas tanto dentro das alianças quanto por fora. Escolha algo que tenha a cara dos noivos, podendo ser data especial, nomes ou até mesmo trecho de uma música ou poema importante.

Tipos de mãos

Você sabia que dependendo o formato das mãos, determinados tipos de alianças de casamento não dão certo? Pois é verdade. Leve isso em consideração pois o formato das mão desempenham um papel importante no ato da escolha do modelo ideal. Segue um guia:

  • Alianças com formato achatado combinam melhor com pessoas que possuem os dedos finos;
  • Alianças finas não combinam com mãos grandes, pois podem ficar “perdidas” entre os dedos. Esse tipo de mão combina melhor com alianças mais largas ou com design que chama a atenção;
  • Pessoas que possuem dedos compridos devem escolher aliança com design diagonal, isso deixa a impressão que os dedos são mais gordinhos;
  • Pessoas com dedos mais grossos podem usar sem problemas as alianças mais largas, porém, elas devem possuir os cantos arredondados. Dessa forma não faz tanta pressão nos dedos;
  • Pessoas com mãos pequenas, combinam melhor com alianças de várias pedras pequenas alinhadas; e
  • Alianças que possuem pedras de diamantes costumam causar um impacto maior, por isso não se esqueça de combinar com o formato das mãos e dedos.

Escolha o conforto

Como dito antes, as alianças de casamento farão parte da vida por muitos anos e não é algo que você vai querer ficar trocando o tempo todo. Por isso escolha modelos confortáveis.

De acordo com especialistas, o modelo mais confortável é o anatômico, uma vez que possui o diâmetro arredondado, impedido o dedo de ficar apertado.

Veja também – Decoração simples e linda

Outro detalhe é que na hora de escolher a aliança terá de definir se serão polidas ou escovadas. As polidas são os modelos mais brilhosos.

Tipo de ouro

Na hora de escolher suas alianças de casamento, saiba que existem três tipos de ouro, sendo eles o branco, amarelo e o vermelho. Você pode escolher tanto um só, quanto fazer uma mistura de dois ou dos três tipos.

Alianças de ouro 18 quilates têm cerca de 75% de ouro puro e 25% de ligas metálicas, podendo ser cobre ou prata.

As alianças de ouro 24 quilates, por sua vez, são mais puras, sendo mais maleáveis e não possuindo muita resistência. Já as alianças de outro 14 quilates, não são tão puras.