Amo Casamentos

Bodas de casamento: saiba tudo sobre as comemorações

Bodas de casamento

Depois daquele sim que marcou o dia mais feliz da sua vida e selou o compromisso de uma vida eterna de amor e companheirismo, nada melhor do que, a cada ano, relembrar – com amigos ou numa cerimônia a dois – que o amor continua vivo e a vida à espera que o comprometimento seja efetivo e para sempre. São as bodas de casamento, que se repetem e se renovam a cada ano com a solidez do diamante ou a resistência do jequitibá.

Quase certamente você sabe que Bodas de Diamante simbolizam os 75 anos de casamento, mas, talvez nunca tenha ouvido falar nas Bodas de Jequitibá, que comemoram os 100 anos de enlace entre duas pessoas, festa de que ainda não se tem notícia. Mas que se constitui, certamente, o sonho de todos os que se amam.

A origem do nome e da festa

Segundo estudos de etimologistas, boda vem do latim vota, que traduzida significaria promessa em português. Ou seja, a promessa já cumprida em 10, 25 ou 50 anos de bodas de casamento – Bodas de Estanho, de Prata ou de Ouro. A origem dessa comemoração estaria em povos alemães medievais.

Conta a história que esses alemães costumavam fazer grandes festas para casais que completavam 25 ou 50 anos de casados. Aos primeiros, ofereciam uma coroa de prata e, aos segundos, uma coroa de ouro, o que deu origem às comemorações das Bodas de Prata e Bodas de Ouro.

Criatividade junto com a experiência

Hoje em dia, há denominação para cada ano de comemoração até os 100 anos de casados, como já citado. O primeiro ano seria o de Bodas de Papel, embora não exista unanimidade sobre essa denominação entre todos os países. O importante, mesmo, é ter uma razão importante para comemorar suas bodas de casamento – o amor entre duas pessoas.

Não há, evidentemente, um padrão que possa definir a organização de uma cerimônia em comemoração às bodas de casamento. Como o casal já se conhece muito bem, é bom aproveitar esse relacionamento já consolidado para usar da criatividade conjunta e fazer a comemoração com muita alegria. Se já existirem os filhos, ainda melhor, a festa fica mais completa.

Bodas de casamento

Roupas devem acompanhar o ambiente

Uma sugestão a partir de pessoas que trabalham na organização de eventos é relacionar as bodas de casamento em comemoração com a motivação da festa. Assim, por exemplo, se forem por cinco anos de casamento – Bodas de Madeira ou de Ferro -, simbolizar nesses dois elementos a decoração da festa.

As roupas a serem utilizadas pelo casal também fica muito a gosto de cada um. O que é possível relacionar é o ambiente em que se dará a comemoração. Se a festa for realizada num salão, convém que ambos – marido e mulher – estejam vestidos mais à caráter, em vestimentas mais clássicas. Ela provavelmente de vestido, um pouco mais longo como manda o cerimonial para um salão mais requintado.

Oferta de presentes também é comum

Mas, se a festa ocorrer em ambiente mais despojado, como num sítio, é bom ambos optarem por roupas mais descontraídas e que estarão mais em acordo com o ambiente. Os próprios amigos e convidados dificilmente virão de gravata ou vestido clássico para um sítio, não é mesmo? O ambiente já convida para a descontração.

É comum também a oferta de presentes aos dois, simbologia que ainda remonta aos tempos antigos. Novamente vêm as sugestões de organizadores de festas, que indicam como conveniente fazer a ligação entre a simbologia dos anos em comemoração – qual a bodas de casamento que está sendo comemorada – com os presentes oferecidos.

Com muita participação de filhos e netos

Com esta sugestão, ficariam mais complicados os presentes para Bodas de Ouro ou Bodas de Diamante, não é mesmo? Afinal, teriam que ser presentes em ouro ou em diamantes. Mas, mesmo assim, fica aí a lembrança da sugestão.

Brincadeiras à parte, entretanto, o ideal é que nestas comemorações – de maior longevidade do casal – a festa seja organizada por filhos ou netos. E que os mais pequenos, de forma especial, tenham participação ativa na festa e nas brincadeiras, o que sempre provoca grandes emoções a quem está sendo homenageado.

Momentos para curtir suas lembranças

Mesmo que seja realizada uma grande festa para os parentes e amigos, é bom tomar o cuidado para que o casal que comemora suas bodas de casamento possa participar das alegrias dos convivas, mas, ao mesmo tempo, tenha seus momentos de maior intimidade.

Por exemplo, que filhos ou netos – ou quem organizar a cerimônia de comemoração – façam com que, de forma quase imperceptível, os dois fiquem a sós por algum momento. Pode ser na mesa do almoço ou jantar, em algum momento em que as bebidas estejam sendo servidas.

Bodas de casamento

Mesmo na festa, instantes a sós

Por mais e mais anos que um casal fique juntos – e por mais filhos e netos que tenham -, sempre haverá entre eles a necessidade e a cumplicidade de ficarem a sós, para a troca de algum carinho ou de um comentário inocente de que somente os dois tenham conhecimento ou que não queiram compartilhar com ninguém.

O amor é eterno – lembra-se? – e os anos de convívio apenas aumentam essa cumplicidade e solidificam a solidariedade em atos e fatos que a ninguém mais interessa. Por isso, garantir alguns instantes de convívio a sós – mesmo entre uma multidão de parentes e amigos – é importante para que as lembranças imersas subam à tona e irriguem de felicidade essa união tão duradoura.

E que o amor dure para sempre

É muito importante, por isso mesmo, que essa cerimônia de comemoração seja efetivamente restrita aquelas pessoas que gozam do amor, amizade e carinho de quem está comemorando suas bodas de casamento. Como todos sabem, mesmo entre parentes é comum a ocorrência de atritos que, na festa, podem se manifestar de forma inoportuna.

E nada pode ou deve estragar a comemoração de algo tão lindo como o amor que sobrevive ao tempo. E as bodas de casamento são o momento adequado para marcar essa comemoração – mas, com muita alegria e sorrisos, sem nenhum tipo de constrangimento. Por isso, a seleção a dedos dos convidados é importante demais para marcar momento tão lindo. E que o amor dure para sempre!