Amo Casamentos

Bolos de casamento: estilos e ideias para você copiar (+ 11 fotos lindas)

Bolos de casamento

Ícone em eventos matrimoniais, é certo dizer que os bolos de casamento são tão essenciais nas festas de recepções quanto o vestido é importante para as noivas. Já pensou como pode ser difícil escolher seu formato, conceito e sabores?

Assim, resolvemos estender um tapete vermelho entre você e todas as informações fundamentais para fazer bonito no seu Dia D!

Num artigo repleto de imagens com fotos de bolos de casamento, vamos aguçar sal imaginação e até deixar sua ousadia criar sua própria moda. Mas, primeiro, vem com a gente começar a entender como surgiu um dos maiores símbolos do casamento.

A origem dos bolos de casamento

Uma coisa é certa: os casórios são muito, mas muito antigos! Mas, há muito tempo atrás, existia uma tradição curiosa, na qual um pão deveria que ser quebrado sobre a cabeça do casal. Com cara de ritual, ele era feito com a crença de que a cena iria trazer boa sorte aos pombinhos…

E tem mais! Além da situação ser bem constrangedora, todos os convidados tinham que pegar migalhas caídas no chão e leva-las à boa. Assim, eles mantinham a esperança de trazer sorte.

Bom, esses tempos já passaram. E com ela foram deixados para trás esses atos estranhos. Aliás, muita coisa mudou de lá para cá! Hoje, para a gula e deleite de todos, a regra nas festas de casamento é os noivos oferecerem bolos de casamento a todos os convidados. Que bom!

Os bolos de casamento de hoje

Antigamente, pela época, eram utilizados apenas bolos bem simples, contando com dois ou três camadas e sabores ainda mais tradicionais. Mas, nos dias de hoje, tudo é deliciosamente diferente!

Tentações à parte, os bolos de casamento são verdadeiras atrações em qualquer festa, por isso estão sempre em exibição, colocados em mesas enormes e bem decoradas e criados e elaborados com formas inovadoras nos sabores e cores.

Assunto importante para doceiros de plantão, os sabores (e modelos) são bem variados, incluindo um destaque todo especial aos enfeites, que estão sempre mais inusitados a cada festa ou recepção!

Como exemplo mais recente dos bolos de casamento, destacamos mais uma tendência que chega para ficar nas festas de casamento da atualidade: a criação e montagem de bolos com a técnica de cupcakes. Você pode investir sem medo! É moderna, criativa e sofisticada.

Personalizando bolos de casamento

É aqui que você vai fazer bonito! Invista no uso de arranjos, flores e brilhos, formatos diversos e até temas hilários. São inúmeras as possibilidades para você colocar seu estilo e caracterizar essa delícia.

Mantendo sua opção sempre em linha com a decoração da recepção, ele ajuda a destacar a personalidade dos pombinhos e complementa a essência da cerimônia.

Na hora do grande momento, quando você e seu par vão cortar a primeira fatia juntos, saber como proceder ao partilhar bolos de casamento também é um momento vital para se tornar algo muito especial!

Esse ato representa união, mas num ritual que sempre tem um ar muito divertido! Bem melhor do que quebrar pedaços de pão na cuca do seu amor e ainda ver os convidados se ajoelhando para pegar migalhas do chão!

Após o ato de cortar o bolo, ele é usualmente servido em fatias aos convidados. Mas existe uma dica nossa que você seguir: coloque cada fatia do bolo em pequenas cestas, para que seus convidados levem para casa uma doce e tentadora lembrancinha do seu grande dia.

Colocando mais modernidade na receita

Como as técnicas culinárias avançam na velocidade das tendências da moda, os casais podem contar com muito mais liberdade na hora de escolher os detalhes dos bolos de casamento. Desde os ingredientes da massa, você mesma pode escolher recheios diversos, coberturas inovadoras e tamanhos e formatos inusitados!

Outra dica: como a tradicional pasta de açúcar é a cobertura mais utilizada nos bolos de casamento de hoje, use e abuse das cores e detalhes. Quando bem elaborados e trabalhados, eles criam efeitos lisos e maravilhosos no seu bolo.

No caso das coberturas baseadas no creme de manteiga, que também é comum, os bolos de casamento têm a cobertura mais cremosa e suave, embora seja mais gordurosa que as demais. Apenas fique atenta para os casamentos ao ar livre, pois a calor e umidade podem ajudar no seu derretimento.

Mas não se preocupe! Por que se você é apaixonada pelas coberturas tradicionais, sem deixar de lado as modernas, invista no chocolate! Ele é um tipo de cobertura mais dura e que deixa qualquer bolo saboroso do começo ao fim.

Enfim, a modernidade permite a você ter qualquer tipo de bolos de casamento, sejam obras de arte ou elementos decorativos da sua festa!

Os mais tradicionais formatos de bolos de casamento

No gigante universo da gastronomia, as opções são incontáveis! Bolos de casamento podem ser quadrados, redondos, construídos em andares e camadas, com Chantilly e muitas outras técnicas. Confira algumas de nossas dicas que estão na moda, numa seleção com algumas das formas mais solicitadas em festas de casamento.

Bolo dois andares

Apesar de serem geralmente bolos de casamento menores, são muito requisitados para celebrações no civil. Utilize apenas se a união for realizada numa data diferente de cerimônias religiosas, por exemplo.

Bolo quadrado

Pela sua praticidade, bolos de casamento na forma quadrada podem ter um, dois, três e até quatro andares! Eles servem para passar a ideia de modernidade devido ao seu formato geométrico. Ao serem produzidos em muitas camadas e andares, você ainda pode colocar sua própria decoração.

View this post on Instagram

#bakersofkerala #weddingcakes #throwback #homebaking

A post shared by Little Oven (@littleoven_by_lucy) on

Bolo vermelho e branco

O amor representado na tonalidade da paixão! Apenas indicamos ser escolhido se você levar em conta as demais cores usadas para a decoração do ambiente.

Bolo com Chantilly

Um bolo já é irresistível! Com essa delicia ainda… Aqui você pode decorá-lo com as mais variadas formas. Afinal, bolos de casamento com Chantilly são saborosos, delicados e deliciosos de se ver!

Bolo naked

Já ouviu falar do “naked cake”? Ele vai muito bem com casamentos mais rústicos, tipo os realizados na praia ou no campo. Aqui é a opção certa para você passar a ideia de simplicidade.

Como formas de decoração, invista em lindas flores coloridas, garantindo um toque romântico. Arranjos de frutas também ajudam a dar um ar mais fresco e tropical.