Amo Casamentos

Braceletes de noiva: tipos, ideias e combinações

Braceletes de noiva

Usar braceletes de noiva não é uma novidade na moda de casamento. Mas não é porque não é novidade que deixa de ser muito lindo!

Neste artigo, vamos te mostrar algumas ideias de como usar e como combinar braceletes de noiva para dar ainda mais charme e graça aos seu visual do grande dia.

Afinal, as joias usadas pela noiva no dia do casamento costumam ser um espetáculo à parte!

Bracelete ou pulseira?

Existe o bracelete de noiva e a pulseira de noiva. Você sabe qual é a diferença?

Então, antes de mais nada, vamos entender a diferença entre bracelete de noiva e pulseira de noiva.

Tanto o bracelete de noiva quanto a pulseira de noiva são acessórios utilizados para adornar o pulso. Ou seja, são usados para enfeitar, embelezar o pulso.

A diferença entre bracelete e pulseira – seja de noiva ou não – está no material do qual a peça é feita. Simples assim.

Pulseira é o nome dado a todo objeto que é usado para enfeitar o pulso, não importa o material do qual ele é feito.

Existe pulseira de ouro, de prata, de bronze. Existe pulseira de couro e até de tecido ou de linha. Existe pulseira de miçanga, pulseira de strass… enfim! Pulseira pode ser de qualquer tipo de material.

A pulseira pode ser rígida ou estruturada, sólida ou maleável. Ela preferencialmente se molda ao pulso. Para ser pulseira, precisa ser um acessório que enfeite o pulso.

Por outro lado, existe o bracelete. O bracelete, por definição também é um objeto que serve para adornar o pulso. Então qual a diferença?

O bracelete é feito de material rígido. Ele não se molda ao pulso. Seu formato permanece o mesmo quando está no pulso ou fora dele.

Para não se moldar, o bracelete precisa ser feito num material resistente. Pode ser ouro, prata, outro metal precioso ou até madeira.

O bracelete pode ser cravejado com pedras ou strass sem descaracterizá-lo. Para ser um bracelete, precisa ser rígido.

Como usar braceletes de noiva?

Via de regra, não existe uma restrição para o uso de braceletes de noiva. Porém você precisa tomar alguns cuidados para não se aborrecer.

Braceletes de noiva com vestido rendado

Basicamente, o principal cuidado que você precisa ter é com os materiais do seu vestido de noiva e do seu bracelete de noiva. Caso seu vestido de noiva seja muito rendado, é preciso ter cuidado na escolha de braceletes de noiva.

Os braceletes de noiva que devem ser usados com vestidos rendados precisam não enroscar no vestido. Os “enroscos” além de causarem desconforto, podem causar um estrago maior no vestido – e você não quer esse aborrecimento.

Neste caso, o ideal é que você escolha modelos de braceletes de noiva lisos, sem pedras ou strass. Ou então que tenha detalhes entalhados que não ofereçam risco.

Mesmo que seu vestido seja mais simples, de um tecido mais liso e sem muitos bordados, é importante ter esse cuidado. Braceletes de noiva muito trabalhados ou com muitas pedras pontudas podem enroscar até nos tecidos lisos.

Quando o assunto é prevenir problemas que possam estragar a festa ou causar algum aborrecimento, não existe excesso.

Braceletes de noiva muito apertados

Algumas noivas escolhem braceletes de noiva que não possuem fecho. Cuidado com isso!

Pode parecer exagero, mas no dia da sua festa, você pode inchar ou perder peso considerável. Quando falamos em considerável, estamos falando de uma variação de peso de dois a três kilos ao longo da festa!

Essa variação de peso pode fazer seu bracelete ficar preso no seu braço por alguns dias. Ou cair durante a festa – mas essa opção é menos provável.

Claro que isso ocorre raramente, mas considerando que pode acontecer, não custa evitar esses modelos de braceletes de noiva. Opte por um modelo que tenha fecho.

Alguns modelos “achatam” seu braço

Sim, alguns modelos de braceletes de noivas podem causar uma impressão de achatar seu braço.

A forma mais eficaz de escolher seu modelo de bracelete não é nem o espelho! Peça para alguém tirar uma foto de longe do bracelete no seu pulso e analise. A foto não vai deixar dúvidas se você escolheu ou não o modelo correto.

Se o bracelete for grande e cheio de pedrarias como esse da foto, cuide para que a pedraria fique apenas na parte externa do seu pulso.

Braceletes de noiva no casamento real

Quando falamos que usar braceletes de noiva não é necessariamente uma novidade, é verdade. Entretanto, recentemente essa prática ficou em evidência por um simples motivo chamado Meghan Markle.

A atriz, que se tornou duquesa de Sussex após se casar com o príncipe Harry, usou apenas um exuberante bracelete, brincos discretos e, claro, uma tiara digna de uma princesa.

Sempre que acontece um casamento real, ele passa a ditar a moda do que será usado pelas noivas e nas festas por algum tempo. E quem não quer ser uma princesa no seu dia?

Desnecessário dizer que depois disso os braceletes de noiva se tornaram o item mais procurado para adornar as noivas, não é?

Tradição na Índia

Na Índia e alguns outros países asiáticos o uso de braceletes de noiva são como uma tradição. Alguns deles inclusive nem parecem braceletes de noiva para o nosso conceito ocidental, mas são.

Aliás, na Índia as mulheres usam muitos lindos ornamentos nos dias do casamento – isso mesmo: dias, no plural. Uma festa de casamento na Índia dura muitos dias.

Galeria de fotos

Fizemos uma seleção de fotos incríveis de braceletes de noiva para você se inspirar e copiar.

Esperamos que você encontre um com a sua cara!

Note que tem uma infinidade de modelos de braceletes de noiva diferentes.

Considerações finais

Não importa se seu casamento é numa igreja simples no interior do Brasil ou na abadia mais badalada do Reino Unido. Braceletes de noiva estão em alta em todos os cantos do mundo.

São charmosos e não só podem como devem ser usados por famosas e por nós, meras mortais! Se sua intenção é estar maravilhosa no seu grande dia – e sabemos que é – braceletes de noiva são uma ótima opção.