Amo Casamentos

Casamento para 100 pessoas: como planejar?

Casamento para 100 pessoas

O casamento para 100 pessoas é uma realidade para muitos noivos. Afinal de contas, nem sempre o casamento ideal inclui uma festa grandiosa, com superprodução e uma lista cheia de convidados. Para alguns casais, essa ocasião é uma cerimônia muito pessoal e íntima. Nesses casos, os noivos podem existir em uma festa menor e mais privativa, chamada de mini wedding.

Um casamento para 100 pessoas, além de ter um menor orçamento, tem um benefício que casamentos maiores não fornece. Isto é, em comemorações menores, os noivos podem distribuir sua atenção para todos os convidados, não deixando ninguém de lado. Mas, o que, Afinal, é mini wedding?

Veja também – Casamento para 50 pessoas: como planejar?

O que é mini wedding?

É chamado mini wedding aquelas cerimônias de casamento para 100 pessoas ou menos. Casamentos que ultrapassam o número de 100 convidados são considerados como uma festa normal. Optar por um casamento de menor porte não significa que a cerimônia será menos caprichada ou glamourosa. Afinal, os noivos podem optar por uma celebração civil ou benção religiosa seguida por uma recepção ou confraternização com familiares e amigos. Em geral, a cerimônia de mini wedding é realizada em espaços aconchegantes assim, não deixando a desejar em comparativo as recepções maiores de casamento.

Como organizar um casamento para 100 pessoas?

Primeiro passo

Como em qualquer tipo de casamento, o primeiro passo para realizar uma cerimônia de casamento para 100 pessoas é elaborar a lista de convidados. Nesse caso, ela só tem um diferencial: para manter o conceito de mini wedding, a lista precisa ter enchutada, o que pode dar algum trabalho para determinados noivos. Sendo assim, por onde começar? O indicado é começar incluindo em sua lista de convidados os amigos íntimos, os familiares, e aquelas pessoas mais próximas do convívio dos noivos. Ou seja, não é recomendado incluir a princípio os parentes distantes ou os primos de segundo grau, a menos que os últimos sejam próximos. Do contrário, é importante compreender que em um casamento para 100 pessoas, não é o momento de rever parentes que não tem notícias há anos.

Outra dica infalível é encabeçar em sua lista de casamento aqueles convidados que são importantes na vida dos noivos, que fazem parte da história do casal e que normalmente seriam convidados a jantar em sua casa. Além disso, não podem ficar de fora as pessoas queridas e importantes na jornada dos noivos. Seguindo esse critério, se tornará mais fácil criar uma lista de casamento para 100 pessoas. Após selecionar os nomes dos convidados, vem outra etapa básica: buffet, decoração, local adequado e perfil de eventos.

Casamento em casa

Devido a ser uma celebração de porte menor, existem muitos noivos que optaram por realizar a cerimônia na própria casa. Além disso, alguns ainda o pistão por casar na casa dos pais ou em uma casa de praia ou residência no campo da família. Essa possibilidade é válida desde que uma estrutura seja previamente analisada e criada para a realização adequada do casamento. Como, por exemplo, gerador, piso cobertura e demais itens obrigatórios para uma festa. Quando falamos de uma infraestrutura apropriada, também precisamos estar atentos ao conforto de todos os convidados da festa.

Sendo assim, se for possível realizar a cerimônia em uma residência própria, essa se torna a alternativa mais recomendada. Afinal de contas, dessa forma o casamento ganha ainda mais a cara dos noivos, além de se tornar mais intimista, sendo exatamente essa a intenção dos nome. Entretanto, é também possível realizar o casamento em restaurantes ou espaços menores. A cerimônia pode ser tanto feita durante a noite quanto durante o dia, tudo depende da personalidade do casal e do estilo que os noivos pretendem dar ao exemplo.

Casamento para 100 pessoas

Maior economia com corte de gastos

Além do custo envolvido em uma cerimônia intimista e menor, o casamento para 100 pessoas tem ganhado popularidade por ser uma alternativa mais econômica do que a convencional. Especialmente quando é preparada na residência dos noivos, tendo em vista que o custo da locação é reduzido do orçamento total do evento cerimonial.

O custo geral de um casamento é multiplicado, sem exceção, pela quantidade de convidados. Assim sendo, em um casamento para 100 pessoas, a multiplicação é bem menor e em conta. Com um mini wedding, é possível economizar cerca de 60 a 70% mais do que o valor usado para produzir uma festa convencional com um número normal de convidados.

No entanto, é preciso destacar alguns fatores que podem tornar a festa um bocado mais cara. Afinal de contas, mesmo com menores gastos com a quantidade de itens e a mão de obra envolvida, é perdido muito quando o assunto é ganho de escala. Por exemplo, um buffet nesse estilo tende a ter um valor fixo maior quando fornece cardápio para o número limitado de convidados. Desse modo, gerando um gasto por indivíduos mais alto quando comparado aos banquetes oferecidos para mais pessoas.

Minha lista ultrapassou os 100 convidados, e agora?

Na teoria pode parecer fácil, no entanto, quando chega a hora de listar os parentes e amigos entre os convidados, fica difícil cortar grande parte deles. Dessa forma, em primeiro lugar, é importante que os noivos esclareçam aos pais que o número de convidados será enxuto e que não abriram exceções para primos distantes e parentes com quem não entram em contato há certo tempo.

O segundo passo é determinar o número máximo de convidados para um casamento para 100 pessoas. Assim, os noivos pegam esse limite de 100 e dividem de modo igual para cada família. Na sequência, eles podem elaborar uma lista com as pessoas que não podem faltar, como os familiares mais próximos vírgulas incluindo pais, avós e irmãos dos noivos com seus respectivos cônjuges.

O terceiro passo é determinar um critério para selecionar os demais convidados, respeitando sempre à risca. Isso deverá ser aplicado tanto para os familiares quanto para os amigos dos noivos. Por exemplo, apenas cinco amigos do clube, cinco amigos do trabalho e 10 amigos do colégio ou da infância. O importante é não abrir nenhuma exceção aos critérios definidos, não ultrapassando assim o limite para o casamento para 100 pessoas. Se esses passos forem seguidos, tudo tende a sair bem!

Deixe seu comentário