Amo Casamentos

Decoração de casamento rústico: dicas e inspirações

Há inúmeras formas de decorar o seu casamento, e isto varia de acordo com o tempo e com o gosto de cada um.

Mas, já deu para perceber que o clássico e glamouroso casamento está ficando para trás, não é mesmo?

A onda de minimalismo e detalhes rústicos, porém elegantes, chegou para arrancar suspiros no mundo dos casamentos. Cada dia mais vemos noivinhos adeptos a este estilo de decoração.

Ok. Casamento rústico é muito lindo, está super na moda, e tem um charme mais que especial. Com tudo isso, você está louca de vontade de casar nesse estilo, mas não sabe como começar, certo? Isto é normal. Em um mundo onde somos diariamente bombardeados por inspirações e ideias, fica difícil selecionar e decidir como faremos nossas escolhas.

 

Parece difícil, mas não se preocupe. A gente vai te ajudar a preparar seu grande dia, e com nossas dicas vai ser muito mais simples do que parece preparar um casamento rústico que é a sua cara. Quer ver? Anota tudo aí:

Tecidos rústicos

Alguns tecidinhos têm tudo a ver com decoração rústica, e podem embelezar muito seu casamento.

A juta, por exemplo, é um tecido bastante tradicional neste tipo de decoração e, por sorte, custa barato e é de fácil acesso. Outro ponto positivo, é que neste par ao estilo rústico, o acabamento não precisa ser perfeito, e as pequenas imperfeições tornam cada detalhe único e especial, e combinam ainda mais com a proposta.

Uma dica interessante é misturar a juta com outros tecidos mais finos. Assim você terá um mix de tecido delicado com rústico, dando um ar mais sofisticado, aproximando-se do que podemos chamar de “rústico chic”.

 

Detalhes de madeira

Madeira tem tudo a ver e, portanto, deve estar presente em boa parte da decoração, especialmente nos maiores móveis, como mesas, cadeiras e estantes. Apostar na madeira à mostra é uma excelente ideia. Não é preciso cobrir nada com toalhas ou tecidos, já que o objetivo é realmente deixar a madeira aparente. Quanto mais natural e com “cara de tronco” for o móvel, melhor. Pequenos objetos de enfeite, se forem de madeira, também colaboram com o objetivo da decoração e podem ser espalhados por todo o espaço.

  

Árvores

Se o local de seu casamento tiver árvores e ambientes naturais, ótimo! Abuse dessa oportunidade, e faça com que a natureza seja parte integrante da decoração. Chame atenção para o lugar de alguma forma, como, por exemplo, pendurando luminárias ou enfeitando com velas decorativas.

Velas

Velas são lindas sempre. Em casamentos rústicos, então, ganham ainda mais importância e beleza. Aproveite para utilizar as velas mais “grosseiras” no lugar das delicadas, para dar ainda mais charme para a decoração. É interessante, também, misturar tonalidades, estilos e tamanhos, para que não fique tudo igual. Afinal a assimetria combina muito com o estilo rústico.

Caso queira, pode brincar com potes de vidro com as velas dentro, criando a sensação de luminária.

Se puder, pendure algumas no local, para criar um clima romântico e aconchegante.

Flores

As flores são sempre super bem vindas na decoração, e complementam muito bem casamentos rústicos. É importante, neste caso, escolher as flores que têm mais relação com este tipo de decoração, para que ornem com os demais itens. Não há regra, mas a dica é escolher as que são mais vistas nos campos, como girassóis, gérberas e mosquitinhos. Ainda, a mistura de alguns tipos de flores pode ter um ótimo resultado. Para finalizar, abuse do verde, pois as folhagens são ótimas para criar o clima rústico desejado.

Itens pessoais dos noivos

Este tipo de decoração é ótimo para quem quer dar sua própria cara para os detalhes do casório. Assim, é uma boa oportunidade para colocar itens pessoais nas mesas e estantes, para dar ainda mais personalidade ao casamento. Há diversas possibilidades. Sugerimos que usem livros (quanto mais antigos melhor), caixas de madeira e fotografias. Caso queira colocar suas fotos, sugerimos que sejam utilizados porta-retratos mais antigos, ou em tons de madeira. Imagens em preto e branco ou sepsia ficam ainda mais interessantes.

  

Legal, né?

Embora não esteja relacionada com a decoração, vale falarmos rapidamente sobre as roupas de um casamento rústico.

Sugerimos que a noiva opte por vestidos mais leves e fluidos, sem muito bordado ou detalhes clássicos. O salto (ou sapatilha) também podem ser mais simples e confortáveis. O noivo pode abusar dos ternos claros, ou até casar sem ele. Uma calça social clara e uma camisa branca têm tudo a ver.

Por fim, vale falarmos que o casamento rústico permite que você abuse do DIY (faça você mesma). Não é exigido perfeição – as imperfeições são bem vindas no rústico –, os itens são mais simples e, de quebra, você ainda economiza.

Gostou?

Então fique com mais algumas inspirações para começar a preparar seu casamento rústico e arrasar no seu grande dia.