Amo Casamentos

Como montar o álbum de casamento

Como montar o álbum de casamento

A saga pelas fotos do casamento começa logo que a cerimônia termina.
Primeiro é a grande e louca ansiedade para ver os cliques únicos que o fotógrafo registrou deste dia tão lindo.
Quando as amostras chegam, a emoção não para, e você vê e revê as fotos milhares de vezes.
Aí a parte mais difícil começa: como vou escolher somente algumas dentre tantas fotos incríveis, para compor meu álbum?

Pois é. A missão realmente não é fácil. Mas nós vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar com a seleção.

Como montar o álbum de casamento

Momento

Uma boa forma de começar, e ter em mente aqueles momentos do casamento que você faz questão que apareçam no álbum. Por exemplo: a entrada com o pai a aliança, o beijo, etc. Assim, você parte de uma pequena lista, e começa a selecionar uma foto especial de cada momento imprescindível.
Com isto, vá fazendo uma pastinha e colocando as fotos. Assim você vai criando uma noção de como seu álbum está se formando.

 

Como montar o álbum de casamento

Pessoas importantes

Para dar continuidade, pense nas pessoas que não podem, de nenhuma forma, faltar no seu álbum. É claro que essa lista já tem umas pessoas obvias, como pais, avós, padrinhos, etc. Mas pense naquelas que você gostaria de ver daqui a alguns anos compartilhando este momento om você. Por exemplo, uma grande amiga que veio de longe, ou a cerimonialista que foi incrível para os noivos.
Faça uma pequena lista e comece caçando as fotos em que estas pessoas aparecem. Vá colocando as fotos na pastinha de “fotos selecionadas”, e vá acompanhando o desenvolvimento do seu álbum.

Como montar o álbum de casamento

Número de fotos permitidas

O número de fotos permitidos em seu álbum, também é um importante limitador para suas escolhas. Veja seu contrato com o fotógrafo e confirme o número de cliques contratados. Bata este número com as fotos selecionadas e veja se deve excluir ou se pode incluir.
Se puder adicionar, aproveite para colocar algumas fotos legais como da decoração, da festa, do bolo, etc. Estas fotos podem ser muito legais de serem revistas em alguns anos.
Aproveite, também, para incluir as fotos mais descontraídas e espontâneas, que dão um ar mais despojado ao álbum.

Como montar o álbum de casamento

Preço por foto extra

Caso você perceba que o número de fotos que você amou é superior ao número de fotos contratadas para o álbum, hora de mexer no bolso e confirmar com o fotógrafo o preço cobrado por foto extra. Aí você vê seu orçamento, define quanto quer gastar com as fotos a mais, e continua sua seleção ciente dos seus possíveis gastos.

Fotos demais

É normal os noivos se empolgarem e quererem muitas e muitas fotos no seu álbum. No entanto, lembre-se que o álbum deve ser algo agradável de ser visto pelas pessoas, e que fotos repetitivas demais podem tornar este momento cansativo.

Então, tente limitar-se a fotos realmente marcantes e importantes.

Caso queira e seu contrato como fotógrafo permita, peça a ele os arquivos em alta resolução, e depois você mesma pode imprimir algumas fotos extras para compor um álbum secundário, para que o casal possa relembrar com mais detalhes o grande dia, quando quiserem

Gostou das dicas? Agora é só começar a sua seleção!