Amo Casamentos

Convite de noivado: 8 dicas para você fazer o seu!

Convite de noivado

Não importa como será a sua festa e cerimônia de noivado, se será grande ou pequena, o convite de noivado deverá existir, pois os convidados estão esperando por isso! Nesse convite deve haver informações importantes sobre a cerimônia. Muitos noivos não sabem, mas vocês mesmos podem confeccionar os próprios convites.

Existem casais que distribuem convites mirabolantes, cheios de detalhes, mas será que precisa de tudo isso?

A dica para os noivos é que o convite não precisa ser tão mirabolante assim. Existem ideias excelentes de convites simples, originais e, principalmente, mais baratos. Para te ajudar a ter convites lindos sem gastar muito, vamos te dar umas dicas excelentes.

Você pode estar achando estranho: como assim, fazer o próprio convite de noivado?

Acredite: é totalmente possível fazer o próprio convite para o seu noivado usando as nossas dicas infalíveis.

Como escolher o papel ideal para o seu convite?

Escolher o papel do seu convite de noivado é muito importante. Essa escolha vai depender exclusivamente de como será o estilo do seu casamento.

Dessa forma, é muito importante começar com a escolha da gramatura do papel. Uma gramatura acima de 200 significa que o papel é um pouco mais encorpado do que a folha de sulfite.

Papéis texturizados geralmente são usados em festas de noivado mais simples ou rústicas. Já os papéis mais lisos são utilizados em festas de noivado tradicionais.

Quantos convites você deve fazer?

Veja bem: você, que está pensando em fazer o seu convite de noivado e tem dúvidas em relação à quantidade, não meta os pés pelas mãos.

Cuidado com o excesso de convites. Será que você realmente precisa de uma quantidade bem grande?

Uma das dúvidas mais comuns entre os noivos é sobre a quantidade que se deve mandar fazer. A resposta é bem simples.

Faça uma lista de convidados e veja quem realmente vai. Depois que você finalizou a sua lista de convidados, adicione 20 unidades. Essa quantidade a mais é para os casos de emergência.

Algumas empresas gráficas recomendam a seguinte conta: divida a quantidade de convidados ao meio e acrescente 20% ao total. Essa é a quantidade que você deve produzir para que não tenha surpresas desagradáveis.

Convite de noivado

Confira 8 dicas para você fazer o seu convite de noivado

Dica 1 – Escolha a mensagem do seu convite

Diferente dos convites de casamento que são cheios de detalhes e mensagens, o convite de noivado deve conter apenas as informações importantes sobre a festa.

Informe de maneira clara sobre o local, horário e como será a festa de noivado.

Dica 2 – Seu convite poderá ser mais rústico

Os convites mais rústicos combinam perfeitamente com uma comemoração mais simples. Por exemplo, se a festa for dada na sua casa ou no quintal, seus convites poderão ser mais rústicos.

Mas não estamos falando de convites escritos na folha do caderno, é claro. Existem papéis extremamente sofisticados e com preços acessíveis que podem criar lindos convites.

Dica 3 – Cuidado com os textos longos

Mensagens bíblicas com textos sagrados, por exemplo, são mais usados em convites de casamento. Para as festas de noivado, essas mensagens não combinam muito.

A mensagem que deve ser colocada no convite é mais simples quando a festa é de noivado. Seja mais objetivo.

Dica 4 – Escolha um modelo de convite que combine com os dois

O modelo do convite de noivado deve ser escolhido pelos dois. Não adianta escolher um modelo que agrade apenas uma das partes do casal. Lembre-se: essa é uma festa mútua, portanto, os dois devem estar felizes com essa festa.

Por exemplo, tente usar elementos que simbolizem os dois. Se você gosta muito de bicicleta, que tal colocar um desenho no convite? Símbolos que lembrem música também são excelentes, caso seja uma das paixões do casal.

Dica 5 – Custo reduzido e modernidade garantida

O convite impresso é uma maneira que, de certa forma, faz a pessoa reviver todos os sentimentos de alegria da cerimônia comemorativa.

Infelizmente, nem todos os casais conseguem mandar fazer o convite de noivado em gráficas especializadas. Por isso, escolher uma opção com preço reduzido, mas com excelente qualidade, é a melhor opção.

Apesar do convite parecer um pouco mais simples, com certeza não vai pesar no bolso dos noivos que provavelmente querem economizar.

Dica 6 – Convites diferentes também agradam

Noivos mais descolados e sem muitos traços tradicionais podem optar por fazer um convite de noivado mais “diferentão”.

A identidade visual e os elementos gráficos utilizados nesses tipos de convites devem ser pensados com carinho.

Convite de noivado

Dica 7 – Que tal um convite mais despojado?

Para os casais que não gostam muito de luxo, as peças mais despojadas são as mais indicadas.

Ímãs de geladeira e chinelos personalizados com as informações da festa são apenas algumas das opções. O que vale mesmo é a transmissão da mensagem que, nesse caso, é a data da festa de noivado.

Dica 8 – Convite para os casais mais tradicionais

Para os casais que se consideram mais tradicionais, elaborar um convite mais elaborado e rico em detalhes é a melhor opção. Existem artes desenvolvidas por artistas especializados nesse tipo de produto.

Mesmo que você opte pelo convite de noivado mais elaborado, não esqueça de diferenciá-lo dos convites tradicionais de casamento. Tenha em mente que, é claro, o casamento é a ocasião mais importante, portanto, deve ter itens mais elaborados.

Mas e se eu não tiver habilidade?

Se você não tem muita habilidade para fazer os convites de maneira artesanal, não tenha vergonha! Basta contratar uma empresa especializada. Ela saberá como desenvolver a arte, como escolher o tipo de papel mais indicado e, principalmente, quanto entregar.

As empresas especializadas possuem máquinas adequadas que deixam a arte do convite muito mais bonita e o corte bem preciso, além de uma infinidade de materiais e estilos.

Não esqueça de pedir uma prova da arte final. É normal pedir o convite impresso para você poder pegar nas mãos e aprovar!

Confira a fonte usada, veja se tem erros de português, cheque como está o alinhamento, entre outras questões importantes. Seu convite de noivado precisa estar impecável. Depois, é só bater o martelo e esperar pelo dia especial!