Amo Casamentos

Cowedding: veja como funciona o casamento coletivo

Cowedding (casamento coletivo)

Muitas pessoas nos dias atuais buscam um casamento perfeito, especialmente quando essa data é tão aguarda. No entanto, como todos sabem, fazer um casamento é algo extremamente caro, muitas vezes sendo um valor bem acima do que os noivos estão dispostos a pagar. Devido a essa situação, muitas pessoas acabam procurando o cowedding (casamento coletivo) como uma forma de economizar.

Por outro lado, o casamento também vem se mostrando mais do que só uma forma de economizar. Para muitas pessoas, essa nova forma de casamento é algo inovador e elegante. Vale lembrar que, mesmo sendo um nome novo, o casamento coletivo já é quase uma tradição em diversas partes do mundo. Ficou curioso? Veja mais sobre logo abaixo.

O que é cowedding (casamento coletivo)?

Cowedding é um casamento que ocorre entre dois ou mais casal, normalmente ocorrendo em grupos entre 5 a 10 casais. Atualmente, o casamento coletivo é uma tendência que ficando cada vez mais popular em todas as partes do mundo, principalmente em casais que não são tão próximos do transacionalismo e de receber total foco da situação. Por outro lado, alguns desses casamentos ainda optam por pela tradição de cores clássica como preto, cinza, azul e branco.

Segundo diversos especialistas em eventos, espera-se que o cowedding se torne cada vez mais comum em casais que procuram algo mais grandioso e, ao mesmo tempo, querem economizar. Para eles, o casamento coletivo seria a melhor saída nessa situação, visto que muitos custos seriam divididos e, consequentemente, baixando o valor a ser pago.

No entanto, devido ser um momento de extrema importância para muitas pessoas, o casamento coletivo, na maioria das vezes, é feito entre amigos. Afinal, isso é muito vantajoso, visto que os noivos já se conhecem e, provavelmente, não terão problemas em decidir detalhes sobre o casamento na totalidade.

Cowedding (casamento coletivo) vale a pena?

Devido ser um formato muito novo, muitas pessoas ainda se questionam se esse modelo de casamento realmente é benéfico. Para muitas pessoas, o casamento coletivo, na maioria das vezes, é algo muito desgastante e estressante, especialmente por você ter que dividir todo um momento especial com desconhecidos.

Por outro lado, muitas pessoas já julgam que isso seria uma salvação. Vale lembrar que, para muitas pessoas, o casamento tradicional não tem uma importância tão grande. Em grande parte dos casos, essas pessoas utilizam o dinheiro que seria investido para outras coisas, seja uma viagem, uma mudança de cidade ou, até mesmo, para comprar alianças de diferentes e melhores.

Cowedding (casamento coletivo)

Por que os casais optam por cowedding?

Atualmente, muitas pessoas optam por casamentos coletivos por diversos motivos. No entanto, em alguns casos não há realmente um motivo claro para que isso ocorra, normalmente apenas sendo questão de moda. Toda via, outros casais já valorizam muito esse momento, assim apresentando diversos motivos. Confira abaixo alguns:

Questões econômicas

As questões econômicas com certeza são um dos principias motivos para as pessoas quererem um casamento coletivo. Como todos já devem saber, nem todas as pessoas apresentam condições financeiras para fazer um casamento chamativo e incrível. Devido a isso, muitas pessoas optam por minimizar esses gastos, normalmente fazendo o casamento coletivo. Além disso, muitos casamentos coletivos apresentam alguma iniciativa social por trás, geralmente tendo o foco em realizar o sonho do casamento em uma igreja.

Ao que tudo indica, essas iniciativas são financiadas por instituições de caridade que visam beneficiar pessoas em situação de baixa renda. Portanto, sendo casais que nunca tiveram um casamento oficialmente, normalmente só registrado em questões judiciais.

Sair do tradicionalismo

Diferente do caso anterior, algumas pessoas realmente só querem inovar e seguir essa mais nova tendencia, assim permitindo que seja uma grande diferencial. Para elas, o casamento poderia ser bem mais descontraído, realmente abrangendo outros pontos ou locais exóticos. Ao que tudo indica, esses o casamento coletivo seria a melhor opção para sair de questões como ternos preto e longos vestidos, assim realmente permitindo que novas formas de decoração.

Um casamento maior

Com os custos divididos, novas possibilidades acabam parecendo. Dentre elas, a de ter uma festa muito maior. Com isso, permitindo que o casamento tome novas proporções e abranja ainda mais pessoas. Além disso, para muitas casais, essa seria a opção que melhor ajudaria a ter o sonho casamento perfeito realizado que, provavelmente, só seria possível com uma quantidade muito acima do valor que o casal está esperando gastar.

Por outro lado, vale lembrar que isso não irá depender somente de uma pessoa. Devido ter muitos casais, possivelmente haverá algumas coisas que não serão do agrado de alguém. Por isso, é sempre bom achar um meio-termo nesses casos.

Cowedding (casamento coletivo)

Casamento entre amigos

Atualmente, muitas pessoas contam com amigos desde pequenos, assim estando presentes até a vida a adulta. Por outro lado, algumas pessoas levam realmente as amizades para o altar. Nessa caso, o casamento coletivo permitiria que todos os amigos se cassem no mesmo dia e local. Vale lembrar também que esse casamento coletivo pode ser incrivelmente mais prático e rápido, principalmente visto que todos já se conhecem e sabem os gostos em comum, fato que com certeza evitar problemas na organização.

Investir na lua de mel

Muito diferente das outras apresentadas, alguns casais preferem pensar em um futuro próximo. Na verdade, em um pós casamento. Para essas pessoas, o casamento coletivo é uma forma de fazer uma pequena economia, assim podendo ser gasto em uma lua de mel bem próxima.

Vale lembrar que, principalmente nos últimos anos, muitas pessoas estão trocando o casamento tradicional para fazer uma ótima viagem. Portanto, não sendo nada tão incomum as pessoas desistirem de uma parte do casamento para realizar uma viagem dos sonhos.

Considerações finais

Em sumo, o cowedding (casamento coletivo) é uma excelente opção para diversos casais que preferem economizar dinheiro. Em especial, os que preferem investir na lua de mel, com certeza sendo uma opção bem mais viável caso você não queira um dia completamente perfeito. Por outro lado, esse novo estilo de casamento pode muito difícil de organizar, visto que os casais podem apresentar ideias bem diferentes e, em alguns casos, opostas.