Amo Casamentos

Elopement Wedding (casamento a dois): veja como funciona

Elopement Wedding (casamento a dois)

Esqueça a idéia hollywoodiana de casais jovens fugindo bêbados para se casar como vimos em filmes românticos. Embora o significado técnico de Elopement Wedding (casamento a dois) seja “fugir secretamente para se casar”, hoje há muito mais nuances na definição.

O novo entendimento sobre Elopement Wedding (casamento a dois) é mais precisamente um casal viajando a algum lugar para se casar legalmente, sem contar ou convidar qualquer um (ou a maioria) de seus amigos e familiares. É um processo mais rápido, mais informal e definitivamente aventureiro e romântico. Contudo, é preciso estar preparado para compreender que o conceito de Elopement Wedding (casamento a dois) não é tão simples quanto parece nos filmes.

O que é Elopement Wedding (casamento a dois)?

De fato, apesar do crescente sucesso entre os casais brasileiros, o conceito não tem nada de novo. Afinal, o elopement wedding é um termo bastante antigo, pois era muito usado pelos casais que fugiam para se casar sem a aprovação dos pais na Europa. Os casais modernos foram os responsáveis por redefinir o significado de Elopement Wedding (casamento a dois), abrangendo novas circunstâncias. Isto é, agora os casais podem ter a benção das famílias, mas optar por viajar para se casar sem a presença de nenhum convidado.

Sem dúvida, há muitas razões – desde economizar dinheiro até evitar outras políticas familiares – por que um casal pode optar por ter uma cerimônia a dois (e mais testemunhas). Mas o que realmente significa Elopement Wedding? Quais são os melhores destinos para casamento a dois? Existem serviços de planejamento para ajudar casais a ter seu Elopement Wedding (casamento a dois)? O que os noivos vestem para um casamento a dois? O que eles dizem às famílias?

Além disso, depende muito de como o casal “foge” e qual destino escolhe para isso. Os casais podem ter informado seus familiares antecipadamente ou não. O casal pode ter alguns amigos como testemunhas ou fazê-lo completamente em segredo, apenas a dois. O casal pode ter uma fuga simples e concludente ou acompanhá-la de uma grande festa quando voltar para casa. Pode ser espontâneo ou planejado.

De fato, isso pode parecer um pouco confuso e imprudente para quem não está familiarizado com o conceito e prefere uma cerimônia tradicional. Por outro lado, alguns casais não tem a sensação de que uma grande festa de casamento é o ideal. Para tanto, preparamos esse artigo para elucidar o assunto, sanando dúvidas e, talvez, solidificando o instinto de quem deseja um Elopement Wedding (casamento a dois).

Elopement Wedding (casamento a dois)

Por que os casais optam por Elopement Wedding (casamento a dois)?

Sem dúvida, é uma grande decisão abandonar a tradição e fugir, mas há muitas razões realmente positivas para os casais optarem por um Elopement Wedding (casamento a dois). Confira algumas abaixo:

Eles querem economizar dinheiro

O casamento no Brasil demanda um orçamento médio de quarenta mil reais. Definitivamente, é um valor bastante alto e que nem todos os casais podem cobrir. Se o casal está economizando para investir em uma casa, começar uma família, por exemplo, pode não ser a melhor alternativa.

Além disso, muitos jovens casais não ganham muito, e economizar alguns milhares de reais pode ser uma opção muito atraente. Mesmo considerando o custo de uma viagem a dois, ela com certeza será mais em conta que uma cerimônia tradicional. Os gastos adicionais, além do destino, serão, provavelmente, com “figurino” e fotógrafo.

Um casamento tradicional não faz sentido para eles

De fato, essa é uma razão bastante comum entre os casais que optam por Elopement Wedding (casamento a dois). Afinal, alguns aspectos da cerimônia de casamento tradicional – como vestido branco, igreja ou até mesmo a “ostentação” durante o dia inteiro – simplesmente não funcionam para alguns casais.

Eles não são do tipo planejador

Não há como negar, o planejamento do casamento é estressante. Além disso, muitos casais não têm a experiência de planejar uma festa para mais de 100 convidados, nem querem essa responsabilidade. Com o Elopement Wedding (casamento a dois), esse processo é cortado por mais da metade.

Sem dúvida, a cerimônia a dois poupa muito tempo. Os casais podem, por exemplo, se casar dentro de um mês, em vez do processo médio de planejamento de treze meses.

Eles já se casaram antes e estão em segundo casamento

Talvez o casal já tenha tido, separadamente,  uma grande cerimônia de casamento um dia. Pode ser o segundo casamento de uma das partes, ou talvez ambas já tenha se casado em cerimônias antes. Ou, talvez, os dois tenham filhos e queiram algo mais intimista, simples e familiar. Nesse caso, o Elopement Wedding vem muito bem a calhar.

Elopement Wedding (casamento a dois)

Eles querem transformar o Elopement Wedding em um grande evento

Não é porque o casal não terá um casamento tradicional que a cerimônia a dois não pode ser um grande evento. Talvez, toda aquela economia pro casamento convencional possa ser revertida para algo mais “ousado”.

Isto é, o casal não precisa necessariamente economizar todo o dinheiro por não ter uma grande festa. Eles podem combinar uma fuga como uma “lua de mel”, ostentando em hotéis de luxo, com bebidas, refeições caras, fantasias sexuais e um guarda roupa novo.  Um Elopement Wedding (casamento a dois) pode, sem dúvida, ser uma experiência marcante e extraordinária.

Eles são aventureiros e querem algo para contar para os netos

Alguns casais querem a excitação, adrenalina e aventura de um casamento a dois. Afinal, existe uma tensão envolvida até o momento em que o casal decide contar à família e aos amigos.

Há um momento muito especial em que ninguém sabe que eles são casados, exceto eles. A expectativa de guardar esse segredo e fazer uma grande revelação pode tornar o casamento mais especial e memorável. Sem dúvida, uma história para contar para os netos!

Prepare-se para as reações de sua família e amigos

Você não precisa justificar o que fez com alguém – escolher pelo Elopement Wedding (casamento a dois) é sobre o que é certo para o casal. Entretanto, é preciso prever que isso será uma surpresa para a família e amigos, e alguns deles podem ficar ofendidos ou chateados por não compartilharem do dia. Por isso, é recomendado contar pessoalmente, sem dar a notícia por Facebook ou de modo semelhante.