Amo Casamentos

Entrevista de casamento para imigração: veja como funciona

Entrevista de casamento para imigração

A entrevista de casamento para imigração é a etapa do processo de solicitação do green card nos Estados Unidos mais temida por quem acabou de se casar com um cidadão americano e quer receber autorização para viver e trabalhar em território americano de maneira legalizada.

Se você está com dúvidas sobre como funciona esse processo, ou tem receio de que algo saia errado na sua entrevista de casamento para imigração, nesse artigo você vai poder tirar suas dúvidas e dar andamento ao seu processo o mais rápido possível.

Por que é feita uma entrevista de casamento para imigração?

A entrevista de casamento para imigração é realizada com o objetivo de confirmar todas as informações passadas pela pessoa que está solicitando o green card no momento em que é feito o pedido.

A entrevista de casamento para imigração é considerada a última etapa do processo que tem início com o envio dos documentos solicitados pelo Departamento de Imigração.

Após esse primeiro passo, o solicitante será chamado para fazer o cadastro de suas digitais em algum escritório da Imigração mais próximo.

Depois de cadastradas as digitais, só resta aguardar o agendamento da sua entrevista de casamento para imigração, que pode levar meses para acontecer.

Como se preparar para a entrevista de casamento para imigração?

A parte mais importante da preparação para a entrevista de casamento para imigração sem dúvida é a reunião e o envio dos documentos solicitados pelo governo americano para que a sua entrevista seja agendada.

Entrevista de casamento para imigração

Formulários e cópias dos documentos

Essa é uma etapa importante e merece bastante atenção, já que a falta de alguns dos documentos solicitados pela Imigração pode resultar na negativa do seu pedido.

Prepare cópias de todos os documentos americanos do casal, principalmente documentos como:

  • Passaportes;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento (em português e inglês);
  • Fotos 3×4;
  • Carteira de motorista dos dois;
  • Cartão do seguro social;
  • Extratos bancários;
  • Contrato de aluguel;

Provas

Reunir provas que confirmam que a sua união com um cidadão americano é verdadeira, e não um casamento de conveniência, é talvez a parte mais importante para sua entrevista de casamento para imigração.

Você precisa reunir o máximo de provas possível, desde o início do seu relacionamento até o momento atual.

Recibos de restaurantes e passeios, fotos de viagens e do dia a dia, contas bancárias que estejam no nome de ambos, seguro saúde, seguro social, contrato de aluguel, carteira de habilitação, e qualquer outro documento que comprove que vocês realmente têm um relacionamento.

Pode ser que nenhuma dessas provas seja solicitada na sua entrevista de casamento para imigração, mas caso elas sejam solicitadas pelo entrevistador e você não as tenha é possível que você tenha seu pedido negado.

Então, para não correr riscos, esteja com tudo em mãos, de preferência organizados em uma pasta para você não se enrolar na hora.

Quanto custa tirar o green card?

É difícil estimar com precisão o valor total necessário para dar andamento ao processo que culminará na sua entrevista de casamento para imigração.

Dependendo de quando você está lendo este artigo os valores das taxas podem ter sido reajustados pelo governo americano.

Conversando com pessoas que já passaram pelo mesmo processo, chegamos a uma estimativa aproximada de cerca de U$ 2.000.

Nessa estimativa estão inclusos tanto as taxas dos formulários quanto os custos com fotos, cópias de documentos e outros serviços que podem ser necessários.

Para ter uma noção mais exata dos custos para este tipo de processo acesse o site da embaixada americana.

Existem outras maneiras de obter legalmente o green card nos Estados Unidos?

Basicamente é possível conseguir o green card de três maneiras além do casamento com um cidadão americano – parentes diretos americanos, emprego e investimento.

Parentes diretos americanos

Essa é uma maneira considerada bastante simples de se conseguir o green card americano.

Nesses casos é possível que o parente americano, como pais ou filhos, solicitem a cidadania americana para os parentes estrangeiros, que pode ser concedida em poucos meses.

Entrevista de casamento para imigração

Investimento

Essa opção é restrita aos brasileiros que possuem recursos para investir nos Estados Unidos.

Para ter direito ao documento e não ter problemas com a imigração, é preciso investir entre U$500 mil (cidades com índices altos de desemprego) e U$1 milhão de dólares (regiões metropolitanas).

Além disso é necessário abrir uma empresa no país, que empregue pelo menos 10 cidadãos americanos nativos ou que estejam em situação legal perante a imigração.

Entrar nos Estados Unidos como investidor é talvez a opção mais rápida de conseguir regularizar a situação e receber o green card.

Emprego

Chegar aos Estados Unidos já com um emprego garantido em uma empresa norte americana é, sem dúvida, um ponto muito positivo na hora de solicitar o green card perante o Departamento de Imigração do país.

Depois de conseguir o visto de trabalho o processo para conseguir o green card é muito mais fácil, inclusive podendo contar com a ajuda do próprio empregador.

O único ponto que pode causar alguma dificuldade nesse tipo de processo perante a imigração é a necessidade de o empregador comprovar que a contratação de um estrangeiro é realmente essencial para as atividades da empresa.

Dicas para se sair bem na entrevista de casamento para imigração

Depois de enviar todos os documentos solicitados pelo Departamento de Imigração, tudo que resta a fazer é esperar.

O prazo para que o departamento entre em contato com você informando a data de agendamento da sua entrevista de casamento para imigração varia de caso para caso. Enquanto em certas ocasiões esse prazo é de meses, algumas vezes esse agendamento pode levar mais de um ano para ser confirmado.

Aproveite esse tempo para reunir o máximo de provas que mostrem que a sua união é verdadeira, e não apenas um casamento de mentira para conseguir autorização para viver nos Estados Unidos.

No dia da sua entrevista de casamento para imigração é comum que o nervosismo apareça, então procure relaxar para responder corretamente todas as perguntas feitas pelo seu entrevistador.

E caso você responda algo errado, ou esteja faltando algum documento que nunca passou pela sua cabeça que poderiam ser solicitados, respire fundo e vá em frente.

Dificilmente a falta de um ou outro documento fará com que o seu pedido seja negado e a sua entrevista de casamento para imigração seja um fracasso.

Considerações finais

O processo de agendamento de uma entrevista de casamento para imigração pode ser bem demorado e angustiante para quem está aguardando a sua vez na fila, mas se você fez tudo corretamente seguindo as orientações do próprio governo americano as chances de você conseguir o seu green card são boas.

Se você já passou, ou vai passar por este processo, compartilhe sua experiência conosco, deixando seu comentário aqui embaixo.