Amo Casamentos

Papel para convite de casamento: 10 ideias inspiradoras

Papel para convite de casamento

A maioria das impressoras e gráficas tem uma variedade muito grande de papel para convite de casamento. Além do fato de que o design dos convites é realizado pelo casal, é muito importante que, quando se tratar de imprimi-lo, sejam pesquisados todos os tipos de materiais que podem garantir a qualidade e a beleza do produto final.

Existem tipos de papel para convite de casamento que são muito mais caros do que outros. Mas pode haver uma alternativa um pouco mais barata que não tenha muitas diferenças com as primeiras.

É essencial consultar um especialista encarregado da impressão, bem como consultar, em que papel o desenho criado para o convite parecerá melhor.

Então, vamos conhecer alguns desses papéis que você deve considerar na hora de sua escolha. Veremos suas respectivas características, assim, facilitará sua pesquisa.

Ah, e não se esqueça de se certificar, antes de fechar a encomenda, que a empresa possa fornecer amostras para que você tenha condições de executar uma escolha consciente.

Papel para convite de casamento: qual o melhor para escolher?

O que considerar ao escolher o papel?

O estilo e a decoração do grande dia são o ponto de partida. Em relação ao papel, existem várias alternativas que você deve ter em mente, como textura, na qual você pode escolher algo com um acabamento brilhante, acetinado ou mate.

O mate é talvez o mais popular, mas o mais brilhante faz as cores saltarem e se destacarem. Quanto ao acabamento, também é importante determinar se você prefere um acabamento liso ou texturizado. Este último tem uma aparência muito bonita e agradável.

Quanto à cor, depende da sua preferência e do design que você tem em mente. No entanto, o branco é o tom usual e mais fácil de usar porque permite que as cores fixem melhor na impressão.

Então, se deseja que a cor se destaque, o branco ou outro deste intervalo é a melhor opção. Considere também a gramatura do papel, que é habitual usar para convites, uma espessura de 250 e 300.

Os tipos de papel de convite de casamento

Papel opalina (telado)

Este é o papel para convite de casamento clássico dos casamentos. Agora pode ser comprado em pacotes de 50 ou 100 folhas (por isso é mais barato).

Se for comprar o pacote fechado, no intuito de imprimir você mesma, tome cuidado com a gramatura. Dependendo da espessura, não ficará tão bonito.

Papel decorado

Eles podem ser encontrados com decoração em apenas uma parte ou em ambos os lados. Possuem diversos padrões e cores, além de serem produzidos com celulose de florestas renováveis e plantadas e livres de ácido.

Todas essas características darão um toque de distinção aos seus convites. Você também pode imprimir com impressoras jato de tinta ou laser.

Papel reciclado ou tipo pergaminho

Esse tipo de papel para convite de casamento é indicado para combinar com vários temas de cerimônia, mas principalmente com o rústico. Você pode experimentar os tons amarelados, para variar um pouco, e não usar o branco tradicional.

Esse tipo de papel é produzido com a celulose de determinados tipos de árvore e tema espessura parecida com a de um tecido.

O material se destaca pela sua elegância e estética, devido à sua semelhança com os antigos papiros. Os convites impressos nele são geralmente entregues enrolados com uma fita de seda branca, e a letra usada é aquela fonte com traços medievais.

Papel artesanal

São os papéis mais caros e mais bonitos para convites de casamento. Eles são realmente lindos e podem ser impressos em silk screen. Também é possível imprimir o texto do convite em outro tipo de papel e colar por cima.

Normalmente os convites são montados à mão e existem muitos modelos bastante criativos que podem te agradar.

Papel oleado

No papel oleado é utilizado um papel para causar uma ilusão ocular de que o ele está encharcado dessa substância. Os convites impressos neste material são geralmente muito finos. Com isso, você deve ter em mente que é algo delicado e propenso a se quebrar/rasgar facilmente. Papel para convite de casamento

Papel parafinado

É muito semelhante ao papel manteiga que é usado na cozinha, só que tem bordas não uniformes. Isso dá ao convite um ar muito original e delicado.

Geralmente, este papel para convite de casamento deve ser escrito com tinta chinesa, portanto, uma máquina especial é necessária, uma vez que o material não tem a capacidade de absorver corretamente outro tipo de tinta.

Papel carbono

O papel carbono é aquele papel fino e regular, que geralmente é usado em empresas para fazer duplicatas de faturas. Este material é amplamente usado para criar convites de casamento com um tema gótico.

Costumeiramente o texto é escrito em cores verdes ou vermelhas chamativas.

Papel casca de ovo

Este papel é bem texturizado, tendo em sua superfície a reprodução da rugosidade da casca de um ovo, mas de uma forma bem ampliada.

As cores mais usadas em convites de casamento são o branco, o cinza, o azul celeste, o salmão e o creme.

A lista não termina aqui. Como dissemos antes, as variedades em termos de papel para convite de casamento são infiéis, por isso devemos dedicar muito tempo para escolhê-lo.

Existem dois fatores importantes a considerar:

  • Cada papel parece melhor com certas fontes de letras e cores de tinta e é por isso que devemos sempre consultar um profissional;
  • Certifique-se de que os envelopes serão do mesmo papel, ou um que combinem bem com o papel do convite.

Papel para convite de casamento

O tamanho e o formato do papel para convite de casamento

Planejar e escolher os detalhes dos convites de casamento pode parecer uma tarefa difícil, mas até que é muito simples. Você só tem que considerar alguns fatores para saber por qual optar. Por exemplo, se o seu casamento é clássico, casual, exótico ou como você quer.

No entanto, você deve saber que a apresentação do convite dará lugar a imaginar como será todo o restante do casamento.

Você pode usar de um protocolo e seguir algumas etapas que geralmente são recomendas,caso não queira levá-las todas em consideração.

Abaixo, seguem algumas orientações sobre os tamanhos e formatos mais usados para criar convites de casamento.

Para o formato, existem três tipos comuns que servem para os convites que os noivos distribuirão:

  • O cartão simples;
  • O cartão quadrado;
  • O cartão americano.

O cartão simples é do tamanho A5 ou A6, geralmente é o tamanho mais usado para convites de casamento porque há espaço suficiente para o texto que será colocado no miolo.

O cartão quadrado é como uma versão moderna do simples. Suas medidas são 16,5 x 16,5cm. Já o americano, geralmente é usado por correspondência formal, seu tamanho é de 9 x 21cm.

10 ideias inspiradoras para você escolher sua preferida

https://www.instagram.com/p/BXyYmmOA-90/ https://www.instagram.com/p/Ba-fNh9gb4j/ https://www.instagram.com/p/BnTgjAcB3VZ/ https://www.instagram.com/p/BUhjjr6jAPN/ https://www.instagram.com/p/BT81t0DFC65/ https://www.instagram.com/p/BK_n78Bj6o4/ https://www.instagram.com/p/BLJiwidgM6c/ https://www.instagram.com/p/BYy1Z9KhN-B/ https://www.instagram.com/p/BnoheHPBKm5/ https://www.instagram.com/p/BSPHpK0BdQm/