Amo Casamentos

Como escolher roupa para casamento no inverno? Veja nossas dicas!

Roupa para casamento no inverno

Hoje vamos tratar de roupa para casamento no inverno.

Parece estranho, né? Brasil, país tropical, terra de calor intenso e chuvas fortes. Quem gostaria de casar no inverno? Por causa das características do clima do Brasil é natural se pensar casamento em dia ensolarado, céu azul e ter como uma das principais preocupações o encontrar de espaço confortável e ventilado para receber os convidados. É a cena mais corriqueira, não é mesmo?

E casar no inverno não tem uma carga simbólica muito deprê? Afinal, associa-se essa época a um período de reclusão, melancolia, tristeza.

Bem, vamos por partes.

Primeiro que nem todo mundo tem essa concepção do inverno. Quem redige esse texto, por exemplo, prefere muito mais frio e uma das causas é o fator elegância. Adora blusas encorpadas e os acessórios que acompanha o look de inverno, como echarpes, chapéus, luvas etc. É um charme só!

Segundo, naturalmente a época mais disputada de igrejas e salões de festa é na estação mais popular, o verão. Muitas vezes não é possível achar um bom espaço por questão de agenda lotada. A solução nesses casos é reservar a data disponível para o ano seguinte, ou seja, aguardar uma montanha de meses para concretizar a cerimônia.

Tem pessoas que não querem esperar todo esse tempo e decidem se casar no inverno, mesmo não sendo a estação de preferência.

Não importa o caso, se você vai casar no inverno, a pergunta que deve está fazendo: e agora? Existe roupa para casamento no inverno? Qual a melhor opção?

Detalhe que por não fazer parte do hábito cultural brasileiro se casar nessa data, não é só a noiva que se faz essa pergunta, noivo padrinhos e convidados também ficam pensativos a esse respeito.

Nada tema. Vamos passar todas as dicas de que precisa.

Roupa para casamento no inverno

Vamos começar nossas dicas de roupa para casamento no inverno pelo tipo mais simples, mais previsível, banal, enfadonho: homens.

Não tem muito que mudar, você já deve pressentir não é?  O bom e velho terno que serve tanto para o verão como para o frio. O traje já é naturalmente pesado e pode combinar com coletes sobre a camisa. Ou seja, pro noivo, como sempre, não vai mudar muito o preço do feijão. O que deve ficar atento é quanto às cores do terno e da gravata.

Para o terno, os tons mais indicados são os que transitam do cinza médio, chumbo e preto. A gravata é que o cueca pode ousar mais. Em vez de uma cor mais aberta, por exemplo, pode optar por uma que tenha brilho. Uma coisa fique certa, a gravata do noivo deve ser diferente dos convidados, o mesmo para a flor da lapela.

Roupa para casamento no inverno

Roupa para casamento no inverno: convidadas

O seu caso é de ser a convidada ou uma das madrinhas? A roupa para casamento no inverno deve ter cores mais fechadas e tecidos mais pesados.

Uma opção conservadora, mas segura, são os vestidos de manga longa. Sim, pode ser de cortar o coração ter que deixar aquele vestido que você pagou uma nota mofando no guarda roupa para ter que comprar um novo de manga curta. Não seria melhor fazer uma combinação com acessórios?

Claro e vamos falar deles a seguir, mas considere que pode ser difícil encontrar um acessório que harmonize bem com o vestido. Tenha em mente que também deve considerar o horário e o local da cerimônia e da festa. Um vestido mais curto embaixo com uma meia calça pode compensar as mangas compridas.

Casacos

Claro que conta sempre o seu estilo, mas se pensa fazer combinação com vestido e casaco, saiba que algumas peças, materiais não caem bem para esse tido de evento. Exclua da lista casacos de couro, jaqueta jeans, bomber, suede, muito menos moletom.

O cardápio disponível é:

  • Tweed;
  • Blazer;
  • Colete;
  • Estola;
  • Casaco.

Caso opte pelo último, este deve ser de pelo sintético. É o mais indicado para festa ao ar livre, a preocupação principal for resistir ao frio.

Acessórios

Casacos não são as únicas opções possíveis para complementar roupa para casamento no inverno, pois as capas, por exemplo,  estão super em alta. Principalmente acompanhada de visual monocromático. Acrescenta elegância (adoorooo) e também acrescenta mais uma camada para proteger da baixa temperatura.

O mesmo critério das cores deve ser adotado para os outros acessórios úteis para se proteger do frio, como echarpes e boleros.

Os looks com casacos combinam com cintos, que tem como vantagem deixar a cintura mais fina e feminina.

Sapatos

Ok, falamos dos vestidos, dos acessórios, mas e quanto ao calçado? Não tem muito segredo, a melhor opção é investir nos modelos fechados. Claro, para quê expor os pés nas temperaturas glaciais do inverno? Há de convir também que não é a região que recebe mais destaque, embora nem por isso mereça menos atenção.

Mas de novo: depende do local e horário do casamento. Se for local fechado e você não for muito friorenta nos pés, vale arriscar uma sandália. Para não ter erro, leve um calçado extra para te socorrer na eventualidade de um contratempo.

Roupa para casamento no inverno

Noivas

Lógico que não deixaríamos de fora das dicas de roupa para casamento no inverno a estrela principal: a noiva.

Toda noiva deve ter uma preocupação quanto ao ato de se vestir para o seu grande dia: roupa que valorize o seu corpo. Portanto, no inverno a prioridade não é abrir mão da estética pelo conforto, o abrigo seguro do frio, embora essa também seja uma preocupação. O ideal é o alcançar o equilíbrio entre essas duas vertentes.

Portanto, nada de exageros com mangas bufantes, na verdade é melhor optar por mangas de tule com aplicações de renda.

Para a estrutura do vestido, os modelos podem ser de:

  • Evasê;
  • Saia com camadas;
  • Zibeline;
  • Sereia.

Ou seja, há uma boa variedade, o que deve ser levado em conta é o material do vestido, não o estilo. Quanto mais encorpado for, melhor.

Uma dica é olhar com carinho vestidos que sejam inteiramente bordados, pois estes são mais quentes do que os de fábrica. Outra opção é fazer um casaco de tule rendado.

Gostou deste conteúdo sobre roupa para casamento no inverno? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu comentário