Amo Casamentos

Sushi no buffet do casamento é tendência: confira algumas dicas

Sushi no buffet do casamento

Vem crescendo a moda de sushi no buffet do casamento, uma tentativa de sair da mesmice dos doces e salgados tradicionais desse tipo de festa. É uma proposta para tentar trazer algo novo, mas não deixa de ser arriscado.

Certamente já viu ou ouviu falar de doces japoneses em festa de casamentos. São realmente muito deliciosos e diferentes, mas como não substituem os doces clássicos como brigadeiro e beijinho, não geram risco de desagradar a todos os convidados.

Mas sushi no buffet do casamento é mais raro, não à toa é tratado como novidade, ainda que muitos casais estejam fazendo essa aposta.

É o termo adequado mesmo, “aposta”. Pode dar super certo, uma proposta diferente, um visual mais arrojado, alimento saborosíssimo. No entanto, pode dar muito errado, pois é uma alimentação delicada, precisa ser manipulada por verdadeiros profissionais e nem todo mundo gosta da ideia de comer peixe cru.

Claro que tudo fica mais fácil se o casal e a maioria dos convidados forem de origem nipônica e estiverem habituados com sushi. Mas óbvio que não são apenas japoneses que gostam de sua própria comida, já que o sabor e fama dessa culinária não conhece fronteiras.

Se você não é de origem japonesa, nem a maioria dos seus amigos, mas está tentada com a ideia de sushi no buffet do casamento por amar demais a gastronomia desse país, vamos apresentar as principais dicas para que faça o investimento correto, evite e contorne os principais entraves envolvendo a ideia.

Saiba mais sobre sushi no buffet do casamento a seguir!

Sushi no buffet do casamento: avalie o gosto de seus amigos e familiares

O primeiro passo antes de tomar a decisão de sushi no buffet do casamento é certificar-se quanto ao gosto de seus amigos e familiares. Se a maioria gosta desse tipo de alimento, naturalmente diminuem-se as chances de causar incômodo nos convidados.

Converse com o sushiman sobre o estilo dele e o que poderia fazer para tentar diversificar os pratos a fim de que todos consigam aproveitar o buffet.

É bem provável que apresente como solução a inclusão de alguns pratos quentes da culinária japonesa. Mas as opções não são tão limitadas, pois a cozinha oriental tem cardápio robusto.

Sushi no buffet do casamento

O buffet

É imprescindível que escolha profissionais competentes e de experiência com sushi no buffet do casamento. Estamos falando de alimentos que não são fáceis de manipular, são delicados, requerem muita prática e conhecimento para proporcionar uma boa experiência.

Por esse motivo, sushi no buffet do casamento costuma sair mais caro do que o buffet tradicional. O alimento é mais sofisticado e os profissionais precisam ser mais qualificados. Mas não deixe de fazer uma boa pesquisa. Sair mais caro não significa que deve custar o seu fígado.

É possível achar bons profissionais por um preço razoável – e preço razoável compreende preço nem muito acima, nem muito abaixo. Se achar valor barato demais, desconfie.

Mas como saber da qualidade do buffet para ter certeza que o preço é justo?

Solicite uma degustação para que possa conferir o sabor e a qualidade da comida. Se deseja sushi no buffet do casamento, é sensato supor que goste muito de comida japonesa. Portanto, nada melhor do que você mesma para fazer a avaliação.

Mas não fique de olho somente na qualidade, verifique o tamanho das peças que lhe são enviadas e como estão dispostas no prato.

Esses detalhes são úteis para avaliar se o preço que cobram é justo pelo que oferece em termos de quantidade e se fazem o serviço com esmero. Afinal, um dos charmes da culinária japonesa é o rigor pelos detalhes, de como os alimentos são extremamente alinhados de forma a parecer um mosaico ou formas geométricas muito sofisticadas.

Quanto mais capricho, maiores as chances de um visual arrojado no dia do casamento.

Mesa de sushi

Mesmo que o casamento não tenha elementos da cultura japonesa, nada impede que a mesa de sushi, também conhecida como ilha oriental, receba adereços de acordo com as cores e flores da decoração predominante do casamento.

Outra dica é aproveitar a tonalidade do salmão e de outros ingredientes do sushi para fazer a decoração. Essas tonalidades combinam muito com vermelho.

Bebidas

Seguindo com as nossas dicas de sushi no buffet do casamento, outro ponto importante são as bebidas. É preciso saber harmonizá-las para garantir que todos desfrutem da melhor da experiência da gastronomia japonesa.

Mas como harmonizar a bebida? Algumas bebidas são mais indicadas para acompanhar a refeição, enquanto outras são mais indicadas como saideira. Ainda é preciso pensar nos que não são afeitos a bebidas alcoólicas.

Por exemplo, para fazer o acompanhamento, o mais indicado é o famoso saquê e os vinhos rosê ou branco.

Como saideira, o chá verde é a melhor escolha. Como se trata de uma bebida saudável, será muito apreciada pelos que evitam bebida alcoólica. Outra opção para esse público é a boa, velha e saudável água.

Sushi no buffet do casamento

Modelos de serviço

Prosseguindo com as dicas de sushi no buffet do casamento, fique também atenta aos modelos de serviço.

Há o modelo mais ao estilo norte-americano, o mais difundido em nosso país: o modelo self-service, um buffet estático no qual os convidados se dirigem e se servem.

Mas há também o modelo volante, ou finger food. Nesse modelo, o convidado é servido por um garçom ou por gueixas.

Evidente que a segunda opção é a mais indicada caso pretenda oferecer uma imersão mais completa na cultura oriental, mas tão evidente quanto isso é que o valor cobrado por esse tipo de serviço será mais salgado.

Contudo, o modelo tem que combinar com o tipo de festa que pretende. Se deseja uma festa mais formal, o mais indicado será o modelo estático. É o mais conhecido, por isso, com menos chance de surpresas.

Agora, se o que busca é um ambiente mais descontraído, sem dúvida o modelo volante será a melhor opção, mas para esse caso recomenda-se que a comida japonesa seja servida apenas como um aperitivo.

Gostou deste conteúdo sobre sushi no buffet do casamento? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais de nosso conteúdo.