Amo Casamentos

Tiaras de noiva: 13 ideias e fotos para você se inspirar

Tiaras de noiva

Quando seu sonho é ter um casamento de princesa, uma coisa é fato: não podem ficar de fora as tiaras de noiva!

Esse acessório – com o perdão do trocadilho – faz a cabeça de muitas noivas. Desde as mais tradicionais até as mais modernas, uma grande maioria sonha usar tiaras de noiva em seu grande dia.

Neste artigo, vamos te falar um pouco mais sobre a história dessa joia queridinha da realeza. Também vamos te dar algumas dicas importantes para você levar em consideração na hora de procurar tiaras de noiva.

Além disso, claro, vamos te apresentar uma galeria de fotos de tiaras de noiva incríveis que te farão suspirar enquanto o seu grande dia não chega.

O que é uma tiara?

Por definição, uma tiara é um ornamento semicircular para adornar a cabeça feminina.

Geralmente é feita em metais e pedras preciosas, mas pode conter pérolas e outros complementos.

Breve história das tiaras de noiva

É difícil falar de uma joia tão característica das realezas – como as tiaras de noiva – sem traçar um breve histórico delas.

De acordo com alguns historiadores, o uso de tiaras de noiva remete a um costume dos persas. Os reis persas usavam faixas de tecido roxas decoradas com detalhes brancos.

Já na Grécia antiga, os nobres usavam coroas muito similares às tiaras de noiva como conhecemos hoje. Essas coroas eram adornadas com entalhes representando folhas de louro, folhas de hera, folhas de carvalho ou folhas de oliva. Em algumas era possível notar até a presença de representações de insetos.

Com o passar dos anos, as tiaras passaram a ser adotadas para adornar as cabeças femininas. Alguns historiadores atribuem essa mudança ao peso das joias inteiriças.

As coroas ocupavam toda a cabeça e eram desconfortáveis para as mulheres, por esse motivo ocorreu a evolução e o surgimento do uso das tiaras que, por serem apenas semicirculares, são mais leves.

O uso de tiaras pelas mulheres da realeza se estendeu pelos anos.

No governo de Napoleão, elas especialmente ganharam evidência, já que o famoso ditador era fã do acessório. Tanto que era frequentemente visto usando uma tiara.

Até hoje a joalheria que fabricava as peças prediletas de Napoleão, a Chaumet, é um destino obrigatório de quem procura tiaras com tradição. A Chaumet também é especializada em tiaras de noiva personalizadas.

Essa joalheria fica em Paris e recebe noivas de toda parte do mundo em busca de suas peças. Claro que além da Chaumet existem outras joalherias que confeccionam peças sob medida. Mas ela é conhecida por fabricar as joias da realeza desde 1780!

As tiaras de princesa

As tiaras são acessórios frequentemente usados por princesas. Especialmente no dia do casamento, claro!

Usadas por dezenas e dezenas de princesas, principalmente desde a época vitoriana, as tiaras entraram para o imaginário das mulheres e tornaram-se objeto de desejo.

Na nossa galeria de fotos de tiaras de noiva você vai encontrar as tiaras das princesas mais famosas dos últimos anos. Incluindo, claro as tiaras de noivas das princesas da família real britânica.

Por se tratar de um acessório característico das noivas da realeza, não foi difícil as tiaras de noiva caírem no gosto das noivas plebeias ao redor do mundo. Completamente previsível, afinal toda mulher gosta de se sentir uma verdadeira princesa no dia do seu casamento.

Considerando que a maioria das mulheres não são membros da realeza, o casamento é uma das únicas chances de usar uma tiara. Hora de aproveitar então.

Dessa forma, um número cada vez maior de joalherias passou a oferecer essa peça. Algumas fazem a peça por encomenda, outras já possuem um catálogo a disposição.

Cuidados antes de escolher tiaras de noiva

Como todo acessório a ser usado pela noiva, a escolha de tiaras de noiva também exige alguns cuidados.

Provavelmente essa será a maior e mais pesada joia que você usará em toda sua vida – e provavelmente também a mais valiosa.

Assim, se faz muito importante que você tome diversos cuidados antes de comprar uma tiara para chamar de sua.

Trata-se de uma peça realmente pesada, então você precisa ter certeza que o peso dela não irá te incomodar no dia do evento. Algumas precisam ser presas ao cabelo, outras se ajustam à cabeça, mas não importa como ela é presa e sim quanto ela irá te apertar – ou não.

Algumas joalherias fabricam tiaras de noiva por encomenda. Se você está disposta a gastar o preço de uma joia fabricada por encomenda, essa definitivamente é a melhor opção.

Outro cuidado é que a tiara precisa estar em harmonia com o formato do seu rosto. Procure sempre um especialista e ouça a opinião dele.

A peça também precisa estar em harmonia com o seu vestido e os outros acessórios. Uma tiara imensa e cheia de pedrarias usada com um vestido singelo pode passar uma impressão estranha.

Da mesma forma que o uso de muitos acessórios exagerados em conjunto irá tornar seu visual exagerado e pesado.

Converse com seu cabeleireiro sobre as opções de penteados que podem ser usados com tiaras de noiva. Os seus cabelos também precisam estar em harmonia com a sua tiara.

Não esqueça de considerar também o peso dessa joia no seu orçamento. Ela provavelmente será responsável por uma imensa porcentagem dos seus gastos. Fizemos uma pesquisa de preços e o modelo mais em conta que encontramos custa a bagatela de quinze mil reais!!!

Alugar uma peça é uma opção disponível em algumas grandes cidades do país, mas nem sempre é financeiramente vantajosa. Vale pesquisar. E se você optar pelo aluguel, não esqueça de fazer um seguro da peça antes de tirá-la da joalheria!

E é claro que existe a possibilidade de usar semi joias ou bijuterias. Mas fique sempre de olho na qualidade, por favor!

Galeria de fotos

Hora de prender o ar e se encantar!

View this post on Instagram

Princess Diana💜

A post shared by Lady Diana, Princess of Wales (@lady.diana._) on

View this post on Instagram

Princess Diana💙 #princessdiana

A post shared by Lady Diana, Princess of Wales (@lady.diana._) on

View this post on Instagram

🕊🕊🕊🕊🕊🕊🕊

A post shared by Kate Middleton (@katemiddletonphotos) on

View this post on Instagram

😍👰🏻✨ @meghanmarkle_official

A post shared by Meghan Markle 🔵 (@meghanmarkle_official) on

View this post on Instagram

😍😍😍

A post shared by Kate Middleton (@katemiddletonphotos) on

View this post on Instagram

Como não Relembrar essas lindas Imagens! Querida @joycebm14 em sua radiante beleza e alegria! @luneeventos @docepaladar @raqueleeunicedecor @powergeradoresgo @joycebm14 @fernandinhuu23 @recarreguebateria @eventos4R @moisesiluminacoes @duilio_guimaraes @denalihotel @topazirestaurante @gleniamoraishair @julianoreis @apprizemusic @lojacienfuegos @byelyacessorios @andreabrandaoartes @sabordechocolate @gracymonteirofotografias @chuvadeouro @sarneyamorim @atelierbymartadamas #Belíssimanoiva#noivasgoias#noivasdobrasil#noivas#noivasdeluxo#noivas#noivasdegoiania#noivado #noiva#inesquecívelcasamento#joias#joiasdenoiva#joiasdeluxo#joiasdanoiva#luxodefestago #luxodefesta#coroa #coroadenoiva #tiarasdeluxo #tiaras #tiarasdenoivas #bride#lapisdenoiva #casandocombyely#noivalinda#deliriodenoiva#casamento #casamentodoano #casamentos#casamento

A post shared by ByEly Acessórios (@byelyacessorios) on

Conclusão

Então, depois dessas dicas e imagens incríveis, que tal tornar seu dia de princesa ainda mais real escolhendo tiaras de noiva para arrematar seu look?