Amo Casamentos

Tipos de decote para vestido de noiva

Tipos de decote para vestido de noiva

As noivas costumam ficar enlouquecidas preparando todos os detalhes para o grande dia. Não podemos negar que um dos itens considerados mais importantes está a escolha do vestido!

Parece simples: é só escolher o vestido bonito e pronto, certo? Errado! Nesse único item do casamento, há milhares de detalhes envolvidos, que podem deixar uma noiva maluquinha.

Um detalhe muito importante é o decote. Esta parte do vestido pode alterar e muito a silhueta da noiva, valorizando ou desvalorizando a região do colo e, logo, o corpo todo.

Mas não entre em pânico! Temos algumas dicas e inspirações valiosas, que vão te ajudar a escolher o formato de decote ideal para você.

Vamos lá!

Decote em “V”

Este é bem comum. Recebe este nome pelo formato em letra V, e costumam vestir bem na maioria dos tipos de corpo.

Para aquelas que pretendem alongar a silhueta, este decote é uma boa opção: o decote alonga, afina e, ainda, diminui a aparência de ombros largos para quem se incomoda com isso. Que combo, né?

Tipos de decote para vestido de noiva

Frente única

Esta é uma opção mais escolhida por noivas que possuem pouco seio, ou que não curte deixá-los mais à mostra. Neste decote, as alças passam por trás do pescoço, cobrindo bastante o colo. Em contrapartida, pode ser uma excelente pedida para quem quer deixar as costas bem a mostra, na estratégia “cobrir mais na frente para mostrar mais a trás”.

Tipos de decote para vestido de noiva

Decote de um ombro só

Também conhecido como decote assimétrico, este tipo de vestido tem apenas uma alça, e dá um ar bastante contemporâneo ao look da noiva. Fica bem também para quem tem ombros mais largos, pois a atenção é voltada para um lado só.

Um ponto de atenção: as noivas que tenham muito seio devem ficar ligadas, pois este tipo de vestido proporciona menos suporte, e pode gerar desconforto durante o evento.

 

Tipos de decote para vestido de noivaTipos de decote para vestido de noiva

Tomara que caia

Podemos dizer que este decote é um dos queridinhos das noivas. A maioria é adepta a este formato, que valoriza o colo e traz delicadeza ao vestido.

Este modelo costuma ressaltar os seios e a cintura. Assim, tende a se encaixar melhor nas mulheres com seios menores e menos volumosos. No entanto, pode ser uma ótima saída para as mais cheinhas, pois com uma boa sustentação, ele dá a impressão de “manter tudo justinho no seu lugar”. Apenas vale novamente o aviso: excesso de seio pode trazer desconforto com este modelo e uma constante sensação de peso.

Tipos de decote para vestido de noiva Tipos de decote para vestido de noiva

Decote coração

Ele normalmente é visto como uma variação do tomara que caia, embora a ausência de alças não seja um pré-requisito para este tipo de decote.

O decote tem este nome por ter um formato que lembra muito a parte de cima de um coração.

Dá um ar romântico e mais delicado ao vestido. Fica melhor nas noivas com mais volume de seio, para darem a sensação de “preencherem” o coração.

Tipos de decote para vestido de noiva Tipos de decote para vestido de noiva

Embora não tenhamos esgotado as mil variedades de decotes, já dá pra ter uma boa noção desse mundo de possibilidades, não é?

Apesar de algumas dicas em relação ao que serve e ao que não serve para cada tipo de corpo, estas são tidas como regras gerais, e nunca devem ser interpretadas como um fato a ser seguido. É fundamental que você, como noiva, experimente os diferentes tipos e encontre aquele decote com o qual você se sente bem e linda. Afinal, é assim que você quer estar no seu grande dia!

Veja também: