Amo Casamentos

Veja como escolher os melhores vestidos de dama de honra

Vestidos de dama de honra

Sem dúvidas, os vestidos de dama de honra não precisam fazer com que elas pareçam como clones uma das outras. Tampouco precisam estar dentro do código de vestimenta padrão de outros casamentos. Existem muitas tendências ganhando voga que podem ser incorporadas nos vestidos de dama de honra, saindo do lugar comum. Como, por exemplo, vestidos com costas as abertas, ombro único ou saias glamourosas com sobreposições e camadas.

Afinal, ficou para trás aquele tempo em que os vestido de dama de honra só podiam ser usados na ocasião. Nos tempos modernos, os estilistas estão apostando em designs mais inovadores, ecléticos e contemporâneos que seguem as tendências de desfiles de passarela. Por isso, preparamos uma lista de sugestões de vestidos de dama de honra para você sair daquele rotina chata do senso comum e arrasar na cerimônia! Confira diversas dicas a seguir!

Vestidos de dama de honra

Comprimento abaixo do joelho

Se você faz a linha mais discreta, vai gostar de saber que os vestidos com comprimento abaixo do joelho estão voltando aos catálogos de moda. Esse comprimento semiformal confere ao vestido uma vibração clássica e retro, sem risco de parecer séria demais. Para se inspirar no efeito tutu, prefira tecidos como chiffon ou tule, que são mais arejados sem deixar de lado a elegância.

Ombro único

Os vestidos tomara que caia são ideais quando as damas de honra querem mostrar apenas a quantidade adequada de pele. Contudo, o ombro único traz sofisticação e charme grego, com sugestão e classe, pois a silhueta dos ombros revela o melhor dos dois mundos.

Manga copinho

Se  você quer apostar em um estilo de vestido sem alça, as mangas copinho são uma alternativa estilosa e classuda. Elas são mais curtinhas, com corte arredondado e justo, destacando a área dos ombros. Se você quer inserir um visual romântico e vintage, opte pelas mangas copinho em renda.

Saia em camadas

Para as tradicionais, os vestidos para dama de honra retos e longos são a melhor pedida. Afinal, são itens lisos e básicos, que caem com elegância na silhueta. Entretanto, se você não quer ficar “apagadinha”, considere adicionar uma saia em camadas ao seu vestido. Eles mantêm a tradição, mas fornecem movimento e a dose certa de drama para rodopiar e dançar.

Vestidos de dama de honra

Duas partes

Os vestidos de dama de honra em duas peças são, de fato, uma escolha incomum. Entretanto, pode ser uma opção para as damas de honra mais românticas e comportadas. Afinal, a peça inspira um conceito de convencionalidade contemporânea. Para torná-lo mais atrativos, escolha saias de tule ou detalhes em renda, revelando apenas um pouco de pele.

Tecido transparente

Sem dúvida, saias longas, de tecido fino, solto e leviano, provocam uma impressão etérea  e flutuante a quem veste. Quando o fator transparência é adicionado de modo estratégico, a graciosidade também é transparecida. Prefira cores pastéis e suaves, que não pesem nem sugiram uma sensualidade desalocada para a cerimônia.

Mangas bufantes

De fato, as mangas bufantes dão um toque retrô a todos os tipos de vestidos de dama de honra, sejam eles básicos ou trabalhados. Para o modelo de mangas bufantes, dê preferência a padrões floridos, com tonalidades discretas. Afinal, as cores vibrantes ficar over com as mangas bufantes. Assim, o visual se mantêm romântico e poético.

Decotes drapeado

Alguém tem alguma dúvida que os anos 90 estão vivos e prosperando? Esse é, sem dúvida, o caso dos decotes drapeados, que estão retornando com força total. De fato, esse clássico dos anos 90 vem aparecendo nas tendências de vestidos de dama de honra e de noiva.

Além disso, esse decote glamouroso anda de mãos dadas com outro modelo queridinho dos anos 90: o vestido deslizante. Essa peça é perfeita para uma estética minimalista chique, com muito movimento e leveza para as damas aproveitarem o grande dia.

Vestidos de dama de honra

Azul safira

Os estilistas apostam que o azul safira – tonalidade inspirada em pedras preciosas – seja uma cor “it” para os vestidos de dama de honra em 2020. Sem dúvida, o tom está em alta nas passarelas, atingindo o equilíbrio perfeito entre ousado e tradicional.

Não é tão pesado quanto o preto, por exemplo, tornando-o uma alternativa dramática e luxuosa para as damas de honra. Para um efeito de realeza, opte pelo azul safira para todos os vestidos de dama de honra, ainda que eles sejam formados por diferentes modelos e caimentos

Decotes halter

Outra tendência prevista para os vestidos de dama de honra para 2020 são os decotes halter tradicionais. Para quem não está familiarizada com o termo, o decote halter é um estilo sem mangas, geralmente acompanhado de uma tira que envolve o pescoço como um colar.  Ao cobrir o colo e revelar os ombros e braços, o decote halter confere uma aparência formal e escultural.

De fato, o decote halter complementa uma variedade de tecidos de vestido, do chiffon esvoaçante às rendas. Para complementar a elegância sugerida pelo decote, opte por penteados lisos, com aspecto molhado e bem composto.

Silhuetas estruturadas

Se você preferir um visual limpo e simplificado para o traje da sua festa de casamento, vai adorar esta última tendência de vestidos de dama de honra. Silhuetas estruturadas e enfeites minimalistas estão a caminho de serem os principais temas para vestidos de dama de honra em 2020.

Com certeza, essa tendência está intimamente vinculada ao “efeito Meghan Markle”, a duquesa de Sussex. Rompendo com os vestidos de dama de honra habituais, que apresentam tecidos esvoaçantes como tule e chiffon, as silhuetas estruturadas são perfeitas para obter uma aparência ultrasofisticada e nobre.

Cetim e seda

Você não encontrará nenhum glitter, miçangas ou lantejoulas em vestidos de dama de honra. Contudo, as damas de honra podem brilhar através de tecidos como seda e cetim. Apesar de estarem associados às roupas íntimas da noite de núpcias, ambos os tecidos podem ser aplicados com muito requinte.

Além disso, ele tem um benefício sobre os vestidos mais formais, com caráter de gala: tanto o cetim quanto a seda podem ser reutilizados devido ao ecletismo de ocasiões cabíveis aos modelos. Com tanta alternativa, fica até difícil escolher, né?