Amo Casamentos

Véus de noiva: o que são, como usar + 11 ideias e fotos

Véus de noiva

O casório já tem data certa! Mas você ainda faz parte do grupo de mulheres que tem dúvidas se devem usar ou não véus de noiva na cerimônia? Vem com a gente! Neste artigo, vamos abordar tudo que você precisa sobre o tema.

Por ser acessório mais que simbólico, aprenda a investir na peça conferindo lindos véus de noiva e deixar o look mais completo e perfeito possível para a data mais especial da sua vida.

Apesar de ser obrigatório em tempos passados, hoje o véu de noiva é mais que opcional. Com toda sua tradição e história, muitas leitoras como você ainda ficam incertas na hora de manter o costume.

Nossa primeira dica é que os véus de noiva já ajudam a complementar os penteados, seja usando um véu autêntico ou apenas demais acessórios que realcem o cobiçado vestido de noiva! Afinal, esta é uma oportunidade única e você precisa aproveitá-la.

Assim como um buquê de flores, quantas chance na sua vida você terá de se embelezar com ele? Mesmo em cerimônias mais modernas e descontraídas, vários tamanhos e modelos de véus de noiva podem ser integrados ao seu estilo.

Os véus de noiva e seus significados

Por ser sempre uma peça exclusiva para as noivas, o véu traz muita história envolvendo seu uso. Aqui, vamos falar um pouco sobre esse acessório tão romântico e até indispensável para você fechar em grande estilo seu look de noiva!

Ao entramos nesse mundo, fomos descobrindo detalhes com significados interessantes… Pois tudo foi ficando especial, ainda mais se sua escolha for feita com carinho levando em conta não apenas a aparência.

Nesse caso, se você já tem o vestido e sapatos, ainda pode acertar na escolhe do modelo ideal para compor um visual cheio de elegância.

Com muitos anos de história, é hora de saber onde esse costume tem origem e por quê ainda conquista a maioria das noivas brasileiras!

Séculos de tradição

De acordo com pesquisas, um dos primeiros véus de noiva foi feito de tule ainda no século XIX. Na época, eles eram utilizados apenas por mulheres da nobreza, mas por a pele delas ser clara demais, exigiam proteção para rosto e cabelos.

Outro detalhe é que eles já traziam o significado de pureza que toda mulher precisava transparecer durante a cerimônia, assim como os vestidos na cor branca transmitiam a imagem de virgindade.

Como curiosidade, saiba que outra teoria diz que os véus de noiva surgiram lá na antiguidade, com o propósito de esconder o rosto da noiva até o casamento ser oficializado…

O véu, em outros países e culturas

Embora esses significados estão mais próximos aos nossos costumes de hoje, em outros países a cultura pode mudar muito. Os véus de noiva chegam a ter essências únicas na sua origem, assim como as lembrancinhas do casamento.

Na Grécia antiga, as noivas o usavam como um simples acessório indispensável, com a finalidade de protegê-las de possíveis encantos de outros homens e também da temível inveja.

Chegando à Idade Média, os véus de noiva foram restringidos apenas a mulheres casadas. Sim, as solteiras podiam apenas sonhar com ele!

O véu nos dias de hoje

Voltando ao nosso tempo atual, depois do século XIX o uso de véus de noiva foi caindo em desuso, pois poucas eram as mulheres que usavam a tradição no altar. Entretanto, hoje essa tradição voltou! E veio com tudo…

Embora muitas noivas não saibam toda essa história e origem da peça, você pode investir sem medo de ser ousada! São vários os lindos looks que trazemos aqui para combinar véus de noiva e todo o charme da sua produção.

Misturando romantismo e leveza, capriche na escolha e misturam todos os elementos que você precisa para ficar maravilhosa!

De um lindo modelo de penteado a um tecido do vestido todo esvoaçante, outra dica nossa é sensualizar com ombros à mostra e muita renda…

Por que usar véu na cerimônia

Agora que você está mais íntima do véu, já sabe como ele pode representar muito bem aquele look matrimonial idealizado há anos…

Mas, conhecer melhor suas particularidades ainda pode ajudá-la a decidir até que cor de buquê levar ao altar e que música escolher para o casamento! Viu até onde os véus de noiva podem influenciar você? Venha saber mais…

Toda garota sonha

Que jovem garota nunca sonhou com o traje completo? E ele ainda inclui aquele tomara-que-caia grinalda! Apenas acerte no modelo do véu em relação ao o comprimento.

Faz parte o ritual

Sim, é um costume muito antigo e, como já deve saber, em várias delas representava a pureza da noiva e, assim, fora adotado por religiões diversas até como simbolismo de um dia especial.

Caso você deseje a cerimônia tradicional, incluindo a célebre marcha nupcial, seguir essa tradição do véu vai marcar ainda mais sua cerimônia.

Sessão de fotos mais exuberante

Mas é claro! Seu álbum de fotos vai ganhar um efeito maravilhoso. Desde um zoom detalhado a registros de making of, os véus de noiva e um penteado prefeito podem até roubar a cena!

Na sessão de fotos mais românticas, no dia do casório, essas recordações serão passadas de geração em geração.

E, com certeza, toda a família e amigos vão adorar ver e compartilhar a beleza do evento. Ainda mais se você conseguir o véu de noiva que sua avó ou parente distante já utilizou!

Sensualidade

Claro que os véus de noiva são detalhe à parte nessa área, pois ressaltam ainda mais a feminilidade! Por ser de uso exclusivo das mulheres, use isso para investir com tudo num modelo bem elegante e charmoso.

Assim você demonstra encanto com você mesma e ainda faz seu lado “princesa” transbordar. Ah, e você também já pensou sobre o fetiche que ele causa, ainda mais com um belo buquê e vestido longo branco de cascata..?

Teste e comprove

Não se preocupe… Caso você ainda esteja indecisa em qual modelo usar, saiba que os véus de noiva requerem um teste antes de tudo.

Assim como você faz com a maquiagem, os próprios bolos e sapatos de casamento, você também vai achar o seu!