Amo Casamentos

Quanto custa uma festa de casamento?

Quando nos tornamos noiva é muito comum nos perguntarmos quanto custa um casamento e de que forma deve ser investido o dinheiro do casal. Porém, não há uma resposta exata para essas perguntas, pois a verdade é que os gastos de um casamento dependerão de vários fatores.

Ter aquela festa de casamento perfeita com tudo que tem direito é o sonho de quase toda mulher. No entanto, há um detalhe que pode deixar esse sonho um pouco mais distante para muitas, e esse temido detalhe se chama orçamento.

Não é segredo que um casamento completo pode acabar custando uma fortuna. Contudo, não é uma regra de que todo casamento precisa ser caro. Tudo pode variar de acordo com o seu gosto, com o que você procura e com a quantidade de coisas que você irá precisar.

De acordo com um estudo realizado pela empresa “Quem casa quer site”, a média gasta por noivos no Brasil para a celebração de um casamento para 80 a 120 convidados foi de R$ 40 mil. Porém, apesar desse resultado, é importante lembrar que tudo pode variar quando se tratando de um casamento.



Na verdade, o que é imprescindível saber é que quanto mais você pesquisar e se planejar, mais chances você terá de encontrar um preço melhor e não estourar o seu orçamento.

Como definir o orçamento do casamento

Antes de se perguntar quanto custa um casamento, primeiro você deve organizar o seu orçamento. Quando fizer isso pense: Quanto eu posso ou estou disposto a gastar no meu casamento? Vamos ter ajuda de alguém? Como efetuaremos os pagamentos? Ao obter essas respostas, juntamente com o seu noivo, definam qual será o orçamento que será disponibilizado para o casamento e, consequentemente, comecem a pensar o que poderá ser encaixado nele.

Ao longo dos preparativos, você vai ajustando esse valor, pois quanto mais você orçar com os fornecedores que você tem interesse, mais noção você terá do valor que precisará desembolsar.

Uma dica é você separar o que quer dar prioridade e começar a pesquisar a partir deles, mas, obviamente, sem deixar os outros detalhes de lado.

Como definir o que priorizar

Você irá dividir os itens do seu casamento em grupos para começar a separar o que é mais importante para você:

  • Primeiro grupo: Você irá definir tudo que entrará na parte da estrutura, tais como: buffet, local, decoração, sonoplastia, etc.
  • Segundo grupo: Você irá definir tudo que tem a ver com a parte de registro do casório: fotografia, filmagem e convites.
  • Terceiro grupo: Esse é o grupo dos itens pessoais: vestido, roupa do noivo, maquiagem, acessórios, sapatos, buque, etc.
  • Quarto grupo: Esse é o grupo dos mimos, tais como: lembrancinhas, lágrimas de alegria, sandália para a pista, saquinhos de arroz, etc.

Depois que você tiver separado todos os os itens do seu casamento em grupos, você vai começar a perceber o que de cada grupo você dará mais prioridade, o que para você é mais importante.

Mas atenção: ao definir os itens prioritários, procure fazer somente com o seu noivo para evitar ouvir palpites. Uma hora ou outra as pessoas vão começar a palpitar no seu casamento e, se você não ouvir o seu coração, você pode acabar fazendo escolhas que você nem queria ter feito.

O que fazer se a dúvida persistir?

Se depois de tudo, você ainda tiver duvidas sobre o que priorizar, espere um pouco para tomar essa decisão, mas continue pesquisando. Uma hora, depois de tanto estudar, você vai acabar percebendo o que é melhor para você.

Agora, para fechar com chave de ouro, uma última dica para te ajudar a economizar no seu casamento é: contrate uma assessoria. Uma boa assessoria pode te ajudar muito a economizar. Esses profissionais, por estarem a tanto tempo no mercado, conseguem dizer mais ou menos quanto custa um casamento dependendo do estilo do evento e quantos convidados comparecerão.

Artigos relacionados: