Amo Casamentos

Por que o noivo carrega a noiva no colo?

Por que o noivo carrega a noiva no colo?

Por que o noivo carrega a noiva no colo? O fato de o noivo carregar a noiva no colo é uma tradição muito antiga, que antecede muito aos tempos atuais. Fique conosco e veja no nosso artigo todos os detalhes sobre essa tradição e entenda o real motivo disso.

De onde vem essa tradição?

Primeiramente, a grande verdade é que nós vivemos em uma sociedade repleta de tradições. Temos hábitos e costumes que reproduzimos no nosso dia a dia e muitas vezes nem percebemos. Mais raro ainda é quando sabemos o real motivo de tais hábitos.

Além disso, a cerimônia do casamento também não é diferente. Temos tradições como o vestido da noiva, o véu, a aia, as alianças, e por aí vai. Superstições também não são raras, inclusive com o bolo do casamento, que segundo dizem, deve ter a primeira fatia congelada.

Ademais, não se sabe ao certo qual a origem desta tradição tão difundida até os dias atuais. Há inclusive diversas teorias sobre qual a origem disso. Mas, qual a real origem do por que o noivo carrega a noiva no colo? Seria isso por puro romantismo ou pura superstição?

A superstição da Roma Antiga

Os antigos romanos eram um povo de forte superstição, conhecidos por seu paganismo e seu panteão semelhante ao Grego. Por exemplo, antes do surgimento do cristianismo, os antigos romanos jamais saíam em guerra sem antes clamar ao deus Marte pela vitória.

Outrossim, uma das supostas origens desta tradição é de que justamente os romanos diziam que se a noiva, ao sair da cerimônia, caísse ao entrar em casa, era sinal de má sorte. Um acontecimento desses poderia ser um presságio de má sorte no casamento. E os romanos sempre evitavam a má sorte.

A fim de evitar que a noiva pudesse tropeçar no seu vestido de rendas, e pudesse arruinar o casamento, iniciou-se essa tradição. O noivo ia cuidando de sua noiva durante todo o caminho e a carregava no colo, além de passar pela porta com o pé direito. Isso garantia a sorte.

Os romanos acreditavam também que os espíritos maus ficavam escondidos nos batentes das portas, espreitando na entrada da casa. Para proteção da noiva, o noivo a carregava no colo, impedindo que estes espíritos pudessem fazer a noiva tropeçar. Isso era um presente para a noiva.

Além disso, mestres em superstição, os romanos acreditavam também que o primeiro que pisasse dentro de casa teria o controle do casamento. Desta forma, o homem carregando a esposa no colo, ficaria com todo o poder e mando no casamento, e a sua esposa seria totalmente submissa ao marido.

Outra fonte de por que o noivo carrega a noiva no colo

Há também uma outra tradição. Dizem que esta veio de uma tribo anglo-saxã que não se sabe precisamente de onde. Segundo esta estória, os homens viviam em uma tribo completamente isolados das mulheres, que viviam em outra tribo isolada e o casamento era controlado.

Para poderem realizar o matrimônio, um homem teria que raptar uma mulher da outra tribo. Desta forma, o homem ia secretamente até a tribo das mulheres e então tomava para si uma mulher. O homem teria que fugir de lá com a mulher sem ser visto e encontrado.

Para isso, o homem que fosse raptar uma esposa, pegava a sua mulher no colo, e a levava embora, a fim de despistar o paradeiro da mulher que sumiu. Desta forma, com pegadas apenas de uma pessoa, não se poderia saber se a mulher fugiu com um homem.

Ademais, esta versão da história não demonstra superstição, mas sim uma forma de evitar ser pego, já que os homens deveriam viver separados das mulheres. Além disso, ao que tudo indica, isso era uma forma de controlar a natalidade nas tribos anglo-saxãs.

Por que o noivo carrega a noiva no colo?

A versão oriental

Existe também uma versão da história que dizem ser de origem oriental. É semelhante à versão romana, e afirmava que os espíritos maléficos ficavam à espreita da noiva recém casada na estrada da casa, para então derrubá-la e arruinar o casamento.

Por esse motivo, o homem carregava a sua noiva no colo, desta forma impedindo que o casamento pudesse ser prejudicado e garantindo a boa sorte. Isso também evitava que a noiva pisasse em algo ruim, protegendo-a de algum possível azar.

Além disso, segundo essa tradição, a noiva também não poderia entrar em casa com o pé esquerdo. Isso seria um grande azar e poderia levar o casamento à ruínas. Ademais, por este motivo também, o homem carregava a noiva no colo, impedindo o azar e garantindo a sorte do novo casamento.

Entre todas as tradições de por que o noivo carrega a noiva no colo

De uma forma simples, podemos descrever abaixo os motivos originais pelo qual o noivo carrega a noiva no colo da seguinte forma:

  • Proteção contra maus espíritos;
  • Evitar mau olhado;
  • Trazer boa sorte;

Entre todas as tradições e versões de estórias diferentes, podemos então compreender uma coisa como certa: isso nada tem a ver com romantismo. A crença de algumas noivas da atualidade de que esta tradição era um sinal de romantismo está totalmente descartada.

Além disso, dotadas de grande superstição, as civilizações e povos antigos consideravam o por que o noivo carrega a noiva de uma forma muito simples: evitar o azar. O objetivo era evitar o azar e fazer com que o casamento fosse firme, bem sucedido e duradouro. Isso tinha grande valor social na época.

Ademais, evidentemente que o conservadorismo era uma regra muito forte antigamente, e qualquer mulher divorciada ou viúva era vista com maus olhos. A intenção de manter o casamento era por uma exigência da sociedade, e não pelo bem estar do casal.

Considerações finais

A origem do motivo pelo qual o noivo carrega a noiva no colo é totalmente supersticioso, para evitar que o casamento fosse prejudicado pelo mau olhado ou pelos espíritos malignos. Ademais, além da versão que considera uma forma de despistar os opositores ao matrimônio.

Nos dias atuais, a tradição mudou o objetivo, e certamente os noivos contemporâneos carregam as suas noivas no colo como uma forma de demonstrar romantismo e cavalheirismo. Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre o por que o noivo carrega a noiva no colo.

Deixe seu comentário