Amo Casamentos

Como calcular gastos com cada convidado no casamento

Como calcular gastos com cada convidado no casamento

Um pedido de casamento que gera uma sonora e emocionada resposta positiva é, sem dúvidas, algo tocante e sublime. Trata-se, porém, apenas de um primeiro passo do processo que, certamente, pode durar meses a fio! Como calcular gastos com cada convidado no casamento, por exemplo, é um dos maiores desafios.

Além dos procedimentos burocráticos relativos à união civil, há toda uma infinidade de detalhes a considerar, desde o menu a ser servido aos tipos de decorações desejadas para este grande dia.

Tudo isso, sem mencionar as decisões mais relevantes, tais como o traje para o noivo e o modelo ideal para a noiva. Nesse contexto, o mais indicado é organizar todos os elementos que estiverem ao seu alcance, a fim de evitar surpresas e incômodos.

O mais importante é realizar um evento que seja realmente agradável a você e seu par, bem como a todos os seus convidados, sem esquecer, é claro, os limites de sua conta bancária.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, excelentes dicas para ajudar você a superar uma das maiores dores de cabeça relacionadas ao planejamento de um evento dessa natureza. Boa leitura!

Definindo a verba disponível

Definir o quanto você poderá gastar é o primeiro passo. Para tanto, pé necessário traçar um perfil geral, com as principais características do evento que você deseja, por exemplo:

  • O casamento será uma simples recepção ou contará com uma celebração religiosa?
  • Quantas pessoas serão convidadas?
  • Será preciso locar algum espaço?
  • Você oferecerá uma lembrancinha a cada convidado?
  • A comida será servida em forma de finger foods ou buffet?

Lembre-se de anotar tudo o que integrará a sua celebração. Dessa forma, você terá melhores condições de estimar um valor para cada convidado no casamento.

Todas essas questões possibilitam uma previsão, mais ou menos acurada, da verba que será necessária para a realização do evento. Ter a definição clara da quantia total necessária é indispensável para evitar desperdícios com gastos supérfluos.

Como calcular gastos com cada convidado no casamento

Quantidade de convidados

Tenha em mente, desde o início do planejamento, qual o valor máximo que você pode dispor para promover o casamento. Isso é fundamental para decidir a quantidade de pessoas a serem convidadas.

É por isso que a famosa “lista de convidados” deve ser feita com toda a cautela, pois, a partir desse número, ficará mais fácil refletir sobre os gastos a realizar e os pontos onde economizar.

Uma boa ideia é fixar um teto de gastos para investir na festa do seu matrimônio. E, com esse limite em mãos, planejar os seus gastos. É imprescindível que os noivos mantenham uma quantidade fixa de convidados e que, após fecharem a lista, não cedam àquele célebre capricho do “só mais um”.

Mantenha seus pés no chão

Para muitos noivos, a festa de casamente será a realização de um sonho longamente esperado. A dureza da realidade, no entanto, exige que os sonhos caibam nos bolsos, não é mesmo? Sendo assim, é necessário raciocinar, o quanto antes, em temos de organização financeira, sobretudo, à medida que a celebração passa a ganhar forma.

Após definir a quantidade de convidados, é hora de elencar todos os gastos passíveis de serem economizados. A prática do DIY (acrônimo inglês para “faça você mesmo”, em tradução livre), pode somar grande charme ao seu casamento, sendo uma excelente alternativa para economizar.

Dessa forma, você pode reduzir significativamente os gastos com fornecedores, além de deixar toda a celebração com um aspecto mais personalizado. É necessário, contudo, ficar atento para evitar que o barato saia caro: o ideal é que o DIY seja uma complementação à decoração.

Em muitas ocasiões, os casais começam a se empolgar e rapidamente percebem que produzir, por si próprios, as lembrancinhas do casamento ou os arranjos de mesas envolve muito trabalho, o que pode comprometer a qualidade do resultado obtido.

Flutuações de mercado

O estilo desejado para o casamento é o fator que, realmente, influenciará nos cálculos para cada convidado, sendo até mais importante que a quantidade de pessoas que comparecerão ao evento.

Alguns casamentos considerados “mini-weddings”, podem ser mais caros do que os matrimônios tradicionais, com festas para 300 ou 400 convidados, devido aos itens luxuosos que os noivos fazem questão de incluir. Portanto, tudo dependerá de como o casal lidará com cada elemento desse dia tão importante.

A maioria dos itens a serem contratados podem ter valores diminuídos ou elevados, dependendo das adaptações dos noivos. Uma festa que prevê, por exemplo, a participação e apenas 30 indivíduos pode custar uma pequena fortuna se os recursos financeiros do casal forem investidos em doces finos, um vestido de noiva cujo modelo seja assinado por um estilista renomado e exclusivo, louças de cristal ou jantar à francesa.

Como calcular gastos com cada convidado no casamento

Se, por outro lado, a noiva tomar iniciativas como:

  • reformar o vestido de sua mãe;
  • decorar o evento com elementos estéticos mais simples;
  • contratar serviços de finger foods;
  • e assegurar que tudo isso seja igualmente encantador.

Com essas medidas simples os custos podem cair, mesmo que haja uma enorme lista de convidados.

Dessa forma, ao refletir sobre essas questões, lembre-se de que há certos serviços que demandam maiores investimentos que outros. A gastronomia é um bom exemplo. Não há nada decepcionante para os convidados do que ter de ir a outro local para comer após a festa. O melhor, então, é aceitar, desde o princípio, que os valores para essa área serão, via de regra, superiores.

Objetividade e planilha

Depois de delimitar a quantidade exata de convidados e o estilo do casamento que você deseja celebrar, a conta fica bem mais simples. Basta realizar a soma de todos os investimentos e dividi-la pelo número de convidados na lista inicialmente preparada.

Nesse momento, você terá em mãos o valor que cada um custará o evento. Assim, poderá decidir com mais propriedade, seja para aumentar, manter ou abaixar os elementos mais importantes. Isso se refere tanto a lista de familiares e amigos a serem chamados quanto ao próprio orçamento.

Para ter como calcular gastos com cada convidado no casamento com o máximo de precisão possível, é altamente recomendável utilizar uma planilha de orçamento. Nela, você entenderá melhor todos os itens que devem ser registrados e adequadamente projetados.