Quase que obrigatório em todas as cerimônias de casamento, o buquê carrega um enorme significado consigo, desde as cores até as flores escolhidas. Caso tenha curiosidade em saber mais sobre esse acessório, confira o significado do buquê de casamento.
A tradição do buquê
Ainda no período da Idade Média, as noivas tinham que passar pelo ritual de fazer todo o trajeto até a igreja, a pé. Mesmo que por vezes cansativo, ainda mais em épocas de calor, chuva ou muito frio, acabavam recebendo flores, ervas e temperos no caminho.
Assim, era uma forma de todos os moradores locais demonstrarem sua felicidade e desejar boa sorte no matrimônio. Quando chegava à igreja, a noiva já possuía, então, um buquê. Alguns tempos depois, na Europa, os buquês foram virando arranjos exóticos e sofisticados.
Logo, para expressar tudo o que estava sendo sentido no momento, criou-se a tão chamada “Linguagem das Flores”, já que as mulheres eram proibidas de falar abertamente sobre seus desejos e sentimentos. Assim, com as flores, as mesmas podiam passar mensagens e pensamentos sem a necessidade de palavras.
Com o tempo, diversas superstições surgiram, como aquela em que caso haja açúcar no buquê, a noiva permanecerá com o temperamento doce durante todo o casamento. Além disso, era normal haver dois arranjos para cada noiva.
Um deles era abençoado por um sacerdote, enquanto o outro era arremessado para as mulheres que desejam arrumar um marido. Até hoje, o ritual é realizado durante as festas de casamento.
Superstições com o significado do buquê de casamento
Na Grécia Antiga, surgiu a ideia de que o buquê de casamento era a melhor forma de espantar o mau olhado em um casamento. Porém, em outras civilizações, também era visto como uma forma de atrair imensa fertilidade para a mulher.
Hoje em dia, é raro encontrar alguém que ainda mantenha vivo esse tipo de ideia, já que muitas pessoas apenas o utilizam como um adereço delicado e necessário para iniciar a cerimônia e realizar os rituais da mesma.
Além das flores expressarem os sentimentos que não podiam ser dito de forma explícita, também eram uma forma de trazer a energia das flores para o casamento, já que cada uma delas possuía um significado que, geralmente, mudava conforme a cor.
Logo, mesmo que fosse a mesma flor, se ela estivesse presente nas cores vermelha, amarela, rosa e branca, todas teriam significados diferentes. Em geral, as flores simbolizavam paz, amor, harmonia, delicadeza e demais sentimentos positivos.
Na dúvida, as noivas podiam, também, unir algumas espécies de flor e, dessa forma, unir o significado de cada uma das flores em um só buquê, a fim de expressar um pouco de cada sentimento e passar um pedaço de cada mensagem de uma única vez.
As flores no significado do buquê de casamento
Mesmo depois de muitos anos, ainda permanece no ar o significado de cada flor e o que ela simboliza no buquê de flores. O girassol, por exemplo, é visto como a mais pura representação da vida e da força.
Logo, quando é utilizado em um buquê, traz grande alegria e mostra o desejo da noite de adquirir tudo aquilo que quer, junto ao marido. Em relação às orquídeas, as mesmas são flores exóticas que demonstram todo o desejo do casal, além de exaltar a delicadeza e beleza feminina da noiva.
Porém, muitas pessoas veem o copo de leite como sendo a melhor escolha para festas de casamento, já que o mesmo é tido como uma das mais puras representações de inocência e felicidade, aspectos que combinam muito com uma cerimônia de casamento.
As rosas, entretanto, terão um significado diferente para cada cor. Se a rosa escolhida for vermelha, está ligada ao amor intenso do casal, caso seja branca, está ligada a uma pessoa que quer paz e, caso seja amarela, tem o significado muito semelhante ao girassol.
Em contra partida, o cravo, mesmo que não visto com tanta frequência nos buquês de casamento, também terá significados diferentes conforme a sua cor. Por exemplo:
- Branco: inocência;
- Vermelho: admiração.
Porém, muitas pessoas deixam o simbolismo de lado e acabam juntando diversos tipos de flores ou diversas cores da mesma flor, a fim de criar um buquê alegre, cheio de vida e com todos os significados mais importantes juntos.
Tendências diferenciadas
Hoje em dia, é possível notar que muitas mulheres têm deixado de lado o tão tradicional buquê de flor. Em vez disso, estão optando por buquês onde o verde das folhas possui mais destaque do a própria flor.
Porém, essa tendência é mais vista em casamentos informais, vintages, entre outros. Nos casamentos tradicionais, ainda é possível observar uma grande quantidade de noivas que utiliza o buquê de casamento tradicional.
Mesmo que, por um lado, se tratando apenas de crendices, muitas utilizam a cor do buquê conforme aquilo que desejam no casamento. Porém, é inegável que a escolha do buquê e montagem do mesmo, é algo extremamente divertido e uma das partes mais singelas do casamento.
Entretanto, algumas mulheres também acabam trocando o buquê de flores por um terço grande ou outro acessório que possui alguma importância emocional para o noivo, para a própria noiva ou para ambos.
O fato é que, mesmo que seja uma tradição, é válido colocar em prática qualquer ideia criativa e diferente.
Hoje em dia, os buquês de casamento tendem a estar menores, mais delicados e minimalistas. Essa tendência, contrasta muito com os buquês de antigamente, que geralmente eram grandes e chamativos. Logo, percebe-se que as noives estão prezando pela discrição e conforto.
Considerações finais
Independente da tendência, é necessário que a noiva se sinta bem e a vontade para carregar o buquê. Além disso, a escolha do mesmo deve ser pensada com carinho, levando em conta, ou não, o significado de todas as flores.
Na dúvida, os buquês que possuem flores misturadas, mas que combinam entre si, são uma grande forma de terminar com a dúvida e, ainda assim, criar algo bonito, diferenciado e que agradará a todos os envolvidos.
Caso prefira, é perfeitamente possível seguir o significado de cada flor e, dessa forma, somá-las ao significado do buquê de casamento.