Amo Casamentos

Qual o significado do buquê de casamento?

Significado do buquê de casamento

Quase que obrigatório em todas as cerimônias de casamento, o buquê carrega um enorme significado consigo, desde as cores até as flores escolhidas. Caso tenha curiosidade em saber mais sobre esse acessório, confira o significado do buquê de casamento.

A tradição do buquê

Ainda no período da Idade Média, as noivas tinham que passar pelo ritual de fazer todo o trajeto até a igreja, a pé. Mesmo que por vezes cansativo, ainda mais em épocas de calor, chuva ou muito frio, acabavam recebendo flores, ervas e temperos no caminho.

Assim, era uma forma de todos os moradores locais demonstrarem sua felicidade e desejar boa sorte no matrimônio. Quando chegava à igreja, a noiva já possuía, então, um buquê. Alguns tempos depois, na Europa, os buquês foram virando arranjos exóticos e sofisticados.

Logo, para expressar tudo o que estava sendo sentido no momento, criou-se a tão chamada “Linguagem das Flores”, já que as mulheres eram proibidas de falar abertamente sobre seus desejos e sentimentos. Assim, com as flores, as mesmas podiam passar mensagens e pensamentos sem a necessidade de palavras.

Com o tempo, diversas superstições surgiram, como aquela em que caso haja açúcar no buquê, a noiva permanecerá com o temperamento doce durante todo o casamento. Além disso, era normal haver dois arranjos para cada noiva.

Um deles era abençoado por um sacerdote, enquanto o outro era arremessado para as mulheres que desejam arrumar um marido. Até hoje, o ritual é realizado durante as festas de casamento.

Superstições com o significado do buquê de casamento

Na Grécia Antiga, surgiu a ideia de que o buquê de casamento era a melhor forma de espantar o mau olhado em um casamento. Porém, em outras civilizações, também era visto como uma forma de atrair imensa fertilidade para a mulher.

Hoje em dia, é raro encontrar alguém que ainda mantenha vivo esse tipo de ideia, já que muitas pessoas apenas o utilizam como um adereço delicado e necessário para iniciar a cerimônia e realizar os rituais da mesma.

Além das flores expressarem os sentimentos que não podiam ser dito de forma explícita, também eram uma forma de trazer a energia das flores para o casamento, já que cada uma delas possuía um significado que, geralmente, mudava conforme a cor.

Logo, mesmo que fosse a mesma flor, se ela estivesse presente nas cores vermelha, amarela, rosa e branca, todas teriam significados diferentes. Em geral, as flores simbolizavam paz, amor, harmonia, delicadeza e demais sentimentos positivos.

Na dúvida, as noivas podiam, também, unir algumas espécies de flor e, dessa forma, unir o significado de cada uma das flores em um só buquê, a fim de expressar um pouco de cada sentimento e passar um pedaço de cada mensagem de uma única vez.

Significado do buquê de casamento

As flores no significado do buquê de casamento

Mesmo depois de muitos anos, ainda permanece no ar o significado de cada flor e o que ela simboliza no buquê de flores. O girassol, por exemplo, é visto como a mais pura representação da vida e da força.

Logo, quando é utilizado em um buquê, traz grande alegria e mostra o desejo da noite de adquirir tudo aquilo que quer, junto ao marido. Em relação às orquídeas, as mesmas são flores exóticas que demonstram todo o desejo do casal, além de exaltar a delicadeza e beleza feminina da noiva.

Porém, muitas pessoas veem o copo de leite como sendo a melhor escolha para festas de casamento, já que o mesmo é tido como uma das mais puras representações de inocência e felicidade, aspectos que combinam muito com uma cerimônia de casamento.

As rosas, entretanto, terão um significado diferente para cada cor. Se a rosa escolhida for vermelha, está ligada ao amor intenso do casal, caso seja branca, está ligada a uma pessoa que quer paz e, caso seja amarela, tem o significado muito semelhante ao girassol.

Em contra partida, o cravo, mesmo que não visto com tanta frequência nos buquês de casamento, também terá significados diferentes conforme a sua cor. Por exemplo:

  • Branco: inocência;
  • Vermelho: admiração.

Porém, muitas pessoas deixam o simbolismo de lado e acabam juntando diversos tipos de flores ou diversas cores da mesma flor, a fim de criar um buquê alegre, cheio de vida e com todos os significados mais importantes juntos.

Tendências diferenciadas

Hoje em dia, é possível notar que muitas mulheres têm deixado de lado o tão tradicional buquê de flor. Em vez disso, estão optando por buquês onde o verde das folhas possui mais destaque do a própria flor.

Porém, essa tendência é mais vista em casamentos informais, vintages, entre outros. Nos casamentos tradicionais, ainda é possível observar uma grande quantidade de noivas que utiliza o buquê de casamento tradicional.

Mesmo que, por um lado, se tratando apenas de crendices, muitas utilizam a cor do buquê conforme aquilo que desejam no casamento. Porém, é inegável que a escolha do buquê e montagem do mesmo, é algo extremamente divertido e uma das partes mais singelas do casamento.

Entretanto, algumas mulheres também acabam trocando o buquê de flores por um terço grande ou outro acessório que possui alguma importância emocional para o noivo, para a própria noiva ou para ambos.

O fato é que, mesmo que seja uma tradição, é válido colocar em prática qualquer ideia criativa e diferente.

Hoje em dia, os buquês de casamento tendem a estar menores, mais delicados e minimalistas. Essa tendência, contrasta muito com os buquês de antigamente, que geralmente eram grandes e chamativos. Logo, percebe-se que as noives estão prezando pela discrição e conforto.

Considerações finais

Independente da tendência, é necessário que a noiva se sinta bem e a vontade para carregar o buquê. Além disso, a escolha do mesmo deve ser pensada com carinho, levando em conta, ou não, o significado de todas as flores.

Na dúvida, os buquês que possuem flores misturadas, mas que combinam entre si, são uma grande forma de terminar com a dúvida e, ainda assim, criar algo bonito, diferenciado e que agradará a todos os envolvidos.

Caso prefira, é perfeitamente possível seguir o significado de cada flor e, dessa forma, somá-las ao significado do buquê de casamento.

Deixe seu comentário