Amo Casamentos

Vestido de madrinha: todas as dicas para arrasar!

Vestido de madrinha

Ser madrinha de casamento é sempre uma honra! Afinal, dentre todas as pessoas que a noiva conhece, ela escolheu você para estar ao lado dela neste dia tão especial e, mais que isso, durante toda sua vida de casada.

O convite gera muito emoção e entusiasmo. Depois do seu “sim”, é hora de correr a atrás do look perfeito para acompanhar os noivos no SIM deles!

Aí começam as dúvidas. O que usar?

Vamos falar hoje sobre algumas dicas básicas, porém importantes, que devem ser observadas para fazer bonito.

O que os noivos querem?

Isto é bem importante. Lembre-se de que você estará por eles e, querendo ou não, fará parte do “cenário” do grande dia. Assim, é razoável que os noivos façam algumas exigências para que o casório saia do jeitinho que eles sonharam. E você, como madrinha, quer mais é contribuir com isto, não é mesmo?

Algumas noivas costumam entregar às madrinhas um “dress code”, ou seja, um guia sobre como se vestir para o casamento.

Há aquelas que optam por uma única cor, ou tons parecidos, para que haja certa harmonia no altar. Ainda, outras optam por tons parecidos, como “tons pastel”, por exemplo. A ideia é ornar a decoração com personalidade e=dos noivos e estilo do casamento.

Vestido de madrinha

Vestido de madrinha

Caso seja este o caso, procure encontrar o vestido que mais atenda à vontade dos noivos, para que tudo saia como planejado, e você não traga dor de cabeça desnecessária. Se você não estiver encontrando, peça uma ajuda às demais madrinhas ou à própria noiva, para tentar enquadrar-se ao que foi proposto.

Caso não haja nenhuma exigência específica, é ainda mais fácil encontrar o vestido certo. Mas, mesmo assim, se ligue nas próximas dicas.

Cumprimento do vestido

Caso a noiva não tenha nenhuma exigência neste sentido, nós sugerimos que você opte pelo vestido longo. É claro que algumas ocasiões permitem o curto. Mas vamos falar aqui de regras gerais. E, no geral, o altar dos noivos exige certa formalidade e elegância, e o vestido longo aumenta muito suas chances de complementar positivamente o casório.

Vestido de madrinha

Decotes

Use o decote que lhe favorecer ou lhe fizer sentir bem. Mas cuidado: algumas noivas sentem-se constrangidas com madrinhas usando super decotes, então vale a pena confirmar. Ainda, há diversas igrejas que não permitem decotes no altar. Se o casamento for realizar-se em uma igreja, vale a pena consultar os noivos para certificar-se de que o seu decote não vai gerar problema no grande dia.

Caso você esteja na dúvida, sugerimos que você opte pelo “menos”. Afinal, vale aquela máxima de “menos é mais”, e se sua intenção não for atrair olhares para o decote, opte por minimizar e aumente suas chances de acertar no look.

Vestido de madrinha

Cores de vestido

As cores podem variar muito. Não há nenhuma regra ou imposição nesse quesito. No entanto, algumas coisas podem ser observadas para que o clima do casamento orne melhor com o vestido escolhido.

Se o casamento for durante o dia, as cores mais claras costumam cair muito bem. Tons pastel são chiques e agregam ao altar sem agredir os olhares, ou seja, sem tirar a atenção da noiva (como pode acontecer com um amarelo ovo, por exemplo).

Vestido de madrinha

Vestido de madrinha

Casamentos à noite já permitem maiores “ousadias”. Cores mais vibrantes e tons escuros, como azul marinho, podem ser uma boa escolha. Normalmente casamentos noturnos estão atrelados à maiores formalidades, e estes tons tendem a ser assertivos.

Vestido de madrinha

Vestido de madrinha

Há algumas noivas que não gostam de cores repetidas no altar. Assim, quando você escolher seu vestido, vale avisar logo a noiva para que sua cor seja considerada “indisponível” para as demais madrinhas. Antes de comprar, também vale consultar para ter certeza de que sua cor não tenha sido escolhida pode ninguém.

Bordados e tecidos

Os tecidos e bordados também se relacionam muito ao horários e estilo do casamento. Normalmente os casamentos diurnos pedem tecidos mais leves e fluidos, e não combinam muito com bordado – embora não seja proibido.

Vestido de madrinha

Vestido de madrinha

Vestido de madrinha

Os noturnos, por sua vez, abrem espaço para tecidos mais densos, e tendem a ornar melhor com detalhes mais chamativos como bordados e rendas, por exemplo.

Vestido de madrinha

Vestido de madrinha

Vestido de madrinha

O que não usar?

Depois dessas dicas super valiosas, é importante citar o que não deve ser usado pelas madrinhas!

A não ser que seja uma exigência expressa da noiva, as madrinhas nunca devem usar:

  • branco
  • off White
  • preto
  • nude
  • qualquer coisa que em foto pareça branco.

O preto é obvio, né? Por tradição ele não sobe ao altar. Os demais tons são por uma razão única, simples e direta: o branco é só da noiva! Então nada que se aproxime disso deve ser usado, porque ela tem direito a exclusividade do branco.

E não importa o que você pense: para uma noiva, off-white também é branco.

Pronto!!

Com essas dicas ficou fácil arrasar no visual de madrinha. Agora é só correr atrás do vestido perfeito.