Amo Casamentos

Vestido de noiva: Tudo o que você precisa saber para escolher o seu

Encontrar o vestido de noiva perfeito é o desejo de toda mulher que sonha em se casar. Porém, diante dos mais variados modelos, mesmo que já tenhamos aquele queridinho em mente, ter dúvidas é inevitável.

Isso acontece porque vestidos de noivas são, em sua maioria, magníficos. Há modelos para todos os gostos, para as princesas, as sereias, as clássicas, as românticas, etc. Muitos deles encantam até mesmo aquelas que nunca sonharam em se casar.

Não é à toa que muitas mulheres antes mesmo de se tornarem noivas já procuram por seu vestido perfeito. Quando noivas, então…. Aí é que a procura se torna incessante e cada detalhe faz toda a diferença.

Mas por que isso acontece?

O casamento é, para muitos, o momento mais especial de todos. E como poderia não ser? É o dia em que duas pessoas completamente apaixonadas uma pela outra resolvem celebrar com entes queridos a sorte de terem encontrado o amor.

Para uma noiva, encontrar o vestido perfeito é estar completa para iniciar com o pé direito essa nova fase da sua vida. E cá entre nós, se sentir simplesmente radiante não é nada menos do que toda noiva merece.

Pensando nisso, e para te ajudar na busca pelo seu vestido ideal, separamos várias informações sobre vestidos de noiva para te deixar o mais informada possível. Então, já prepara a caneta e o papel, porque depois desse artigo você sairá expert em vestido de noiva. Preparada? Então, vamos nessa!

Como escolher o vestido ideal?

A primeira dica é: leia esse artigo completo. Quanto mais você pesquisar, menos surpresas e frustrações poderão acontecer.

Segunda dica: Mantenha a calma. Já ouviu aquele ditado “A pressa é inimiga da perfeição”? Pois é! Essa é a mais pura verdade. Quando for procurar pelo seu vestido, vá com tempo, com uma roupa confortável e tenha em mente que o seu vestido pode não ser encontrado de primeira. Uma segunda ou terceira tentativa podem ser a diferença entre se arrepender por ter agido no impulso. Então, mantenha a calma!

Terceira dica: Não tente agradar ninguém. Ouvir sugestões não é o mesmo que abrir mão dos seus sonhos. O casamento é seu. Será um dos dias mais especiais da sua vida. Não saia do seu estilo para agradar ninguém. Vai por mim, você não vai querer chegar no dia do seu casamento pensando em como aquele outro vestido ficava melhor em você. Então, ouça o seu coração e seja muito feliz.

Tipos de vestidos de noiva

Existem vestidos de noiva para todo gosto: com decotecom pedrariacom mangas longas, com manguinhas, tomara que caia, com gola, com bolsocom rendacurto, etc. Mas, no mundo dos casamentos, existem cinco tipos de vestidos que são responsáveis pela derivação de diversos outros. Confira!

Vestido de noiva império

O vestido com corte império é marcado no busto, o que faz com que o restante desça fluido até o pé. Esse tipo de modelo favorece a cintura, esconde a barriga e são indicados para vários tipos de corpos. No entanto, é desaconselhado para quem tem muito seio, pois a marcação pode deixá-lo ainda mais evidente.

Modelos de vestido império:

Vestido de noiva Evasê ou em A

O vestido evasê possui a cintura marcada e a base mais soltinha. Por conta do seu caimento, ele também pode ser conhecido como vestido com corte em “A”. Confira mais em vestido evasê.

Modelos de vestido evasê:

Vestido de noiva Sereia

O vestido sereia é um dos mais queridinhos das noivas. Bastante justo ao corpo, esse modelo é escolhido pelas noivas que desejam valorizar sua silhueta. Confira em vestido sereia.

Modelos de vestido sereia:

Vestido princesa

O vestido estilo princesa é o vestido de noiva mais clássico. Dentre os procurados, é um dos que mais saem.

Com um corte em “A”, ele se difere do evasê por descer mais armado. No vestido princesa, a cintura recebe a parte mais justa e, logo em seguida, é possível ver o volume da saia. Sabe aqueles vestidos de princesas da Disney? O vestido princesa é para quem quer um casamento digno de contos de fadas. Saiba mais sobre essa maravilha que é o Vestido princesa.

Modelos de vestido princesa:

Vestido coluna

O vestido de noiva em formato de coluna não é muito comum de se ver. Isso porque o seu formato acaba não valorizando todos os tipos de corpos.

Os vestidos coluna são os que possuem um corte reto e ficam completamente soltos no corpo, o que o faz lembrar das colunas das antigas Grécia e Roma. No entanto, esse modelo não é muito indicado para mulheres com os ombros largos, pois esse tipo de corte deixa os ombros em mais evidência.

Modelos de vestido coluna:

Tipos de vestido de noiva para cada corpo

Antes de continuar a leitura, lembre-se que você deve se vestir da forma que você sempre sonhou. Afinal, é o seu grande dia!

Estamos aqui para te ajudar a conhecer os formatos de vestidos e os segredos que eles carregam que podem te deixar ainda mais linda ou acabar mostrando algo que possa te deixar incomodada. Então, como primeiro passo, descubra o seu tipo de corpo:

Agora veja na tabela os modelos de vestidos de noiva que combinam mais com o seu biotipo:

Conferiu? Agora que você já conhece um pouco mais sobre os modelos e já descobriu qual é o seu biotipo, vamos conhecer alguns truques que te deixarão ainda mais linda:

Vestido evasê para disfarçar o quadril

Os vestidos evasê por conta de seu corte em “A” alongam a silhueta e afinam, o que pode ajudar a diminuir o quadril.

Decote em ‘V’ profundo para alongar

O decote em ‘V’ mais profundo ajuda a alongar qualquer biotipo. Além disso, ajuda ainda a disfarçar costas e ombros largos.

Vestido fluido para quem tem pouco quadril

Vestidos mais soltinhos e fluidos no quadril e nos seios são muito indicados para noivas com seios e quadril pequenos. Em contrapartida, os modelos marcados no quadril e com saia solta são perfeitos para todos os tipos de corpos.

Cinto para afinar a cintura

Vestidos com cinto ajudam e muito a afinar a cintura. Embora muitas mulheres não se sintam seguras em usá-los, de fato, é um truque que funciona.

Vestido ideal para as baixinhas

Vestidos com marcação na cintura e com saia soltinha são perfeitos para todos os corpos, como falamos acima.

Isso acontece porque esse tipo de modelo é fluido e não marca o restante do corpo. O fato da saia ser solta alonga o corpo, tornando o modelo perfeito para mulheres com baixa estatura. Saiba mais sobre esse truque de vestidos ideais para baixinhas.

Tecidos mais usados em vestidos de noivas

  • Organza: Organza é uma espécie de tecido transparente e leve. Ele é muito indicado para compor sobreposições e para fornecer elegância à peça.
  • Cetim de Seda: O cetim de seda é um tecido fluido que possui brilho e toque acetinado. É muito usado em modelos de vestidos que procuram mostrar fluidez.
  • Cetim Duchese: Também de toque acetinado, esse tecido possui aparência delicada e é muito utilizado em vestidos mais justos e sem bordados ou pedrarias.
  • Renda Chantilly: Renda mais fina e transparente. Por sua elegância, é um dos tecidos mais procurados por noivas clássicas e românticas para a confecção de vestidos leves e delicados.
  • Renda Soutache: É a renda usada para dar um toque especial ao modelo, pois possui um cordão que contorna os desenhos do modelo.
  • Guipure: Guipure é uma espécie de renda que possui desenhos em relevo. É uma das mais belas rendas e de longe é considerada a mais nobre das delas.
  • Tule: Tule é um tecido extremamente clássico. É muito difícil conhecer alguém que ao menos nunca tenha ouvido falar desse tecido. O tule é muito usado nos vestidos do banco para compor as saias de modelos mais suaves e românticos.
  • Tule point d’esprit: Esse tipo de tule se difere dos demais por apresentar estampas, desenhos, bordados e poás, que oferecem ao modelo elegância e originalidade.
  • Musseline de seda: Tecido que oferece transparência com sofisticação. O Musseline de seda é indicado para compor vestidos leves e fluidos.
  • Zibeline: Espécie de seda que possui um leve brilho. Esse tecido confere ao vestido um aspecto nobre bem delicado.
  • Tafetá: tecido para as noivas que procuram volume e glamour. Possui toque suave e permite um acabamento mais estruturado.
  • Chiffon: O chiffon é um tecido que permite ao vestido um caimento gracioso. Embora ele tenha uma textura levemente crespa, possui um toque macio e é muito usado em vestidos soltos.
  • Mikado: É uma espécie de seda de maior espessura e mais pesada. Uma das vantagens desse tecido é que não amassa com facilidade.

Vestido de noiva para casamento na praia

Casamento na praia é completamente diferente dos casamentos mais clássicos e convencionais que acontecem no campo ou na igreja, por exemplo. Cerimonias ‘pé na areia’ requerem mais leveza que combine com o clima praiano.

Vestidos fluidos, confortáveis, marcados na cintura ou no peito, com manguinhas ou alcinhas ficam extremamente românticos e perfeitos para a ocasião. Porém, é sempre importante lembrar de ouvir o seu coração e realizar seu casamento com todos os detalhes que você sempre sonhou. Saiba mais sobre como se vestir para o seu casamento praiano aqui.

Vestido de noiva para casamento do campo ou ao ar livre

As noivas que possuem o sonho em se casar no campo ou ao ar livre são aquelas que procuram por romantismo e, de quebra, ainda ganham muitas cores e paisagens naturais que só a natureza é capaz de produzir.

Embora vestidos mais leves e fluidos também sejam indicados para essa ocasião, não é difícil ver noivas que apostam desde os mais sexies até os princesas e tudo fica ainda mais perfeito. A única coisa que precisa ser pensado é que tudo no ambiente precisa ornar para que não ocorra frustrações e o dia possa ser o mais lindo.

Confira alguns vestidos que combinam com a ocasião:

Vestido de noiva para casamento na igreja

Casamento dentro de igrejas remetem a algo mais religioso. Dessa forma, vestidos muito decotados, muito sexies ou muito transparentes não são indicados.

Porém, há infinidades de vestidos lindos para essa ocasião e, caso você queira muito, há ainda aqueles vestidos ‘dois em um’, que muitas noivas que realizam casamentos dentro de templos optam por usar.

O segredo desses vestidos é que um é para a hora da cerimônia e, para a festa, ele se transforma em outro. Como falamos mais acima, o segredo é pesquisar. Há uma infinidade de vestidos e um deles pode ser exatamente o que você sempre quis. Basta ter paciência e fé.

Modelos para cerimônia em templos:

Vestido de noiva para casamento no civil

O casamento no civil, embora não seja tão glamoroso quanto as demais cerimônias citadas, deve ser comemorado da mesma forma. Afinal, ainda será o dia mais especial da vida de alguém. Apesar de vestidos de festas não serem os indicados para essa ocasião, existem muitos outros que podem arrasar tanto quanto. Confira: