Amo Casamentos

Como organizar uma festa de casamento inesquecível

Como organizar uma festa de casamento

A festa de casamento é aquele marco na vida de um casal, um momento de celebrar a união de duas pessoas e ao mesmo tempo um momento íntimo do casal, que está passando por mais uma fase em seu relacionamento. Diante da importância da ocasião, fica sempre a dúvida: como organizar uma festa de casamento?

Se você está passando por esse dilema e deseja fazer uma festa inesquecível, tanto para vocês quanto para os seus convidados, veja a seguir nossas dicas e tenha a melhor festa de sua vida.

Cerimônia curta

Sim, esse é seu momento e é maravilhoso ouvir o discurso do juiz ou orador religioso sobre sua nova vida, porém esse momento é só para vocês. Não se esqueça que alguns convidados vieram de longe e estão cansados, por isso é mais interessante uma cerimônia rápida e objetiva. Preze por isso e comunique os responsáveis pelo discurso.

Abuse da tecnologia ou use hashtags

Atualmente já existem alguns aplicativos de cerimônia de casamento, assim você pode manter seus convidados informados do que vai acontecer na festa.



Outra opção é pedir para os convidados usarem uma hashtag para fotos e vídeos da festa, dessa forma fica mais fácil acessar as imagens feitas no local. Não se esqueça de dizer qual será sua hashtag e o lugar que os convidados devem fazer o upload.

Como organizar uma festa de casamento

Atenção aos convidados de fora da cidade

Uma forma de agradecer a quem veio de longe para fazer parte desse dia tão especial é fazer uma lembrancinha especial para eles. Pode ser, por exemplo, uma pequena cesta de agradecimento e boas-vindas.

Uma dica é colocar um pequeno guia turístico da cidade, assim eles tem a opção de sair um pouco para conhecer melhor o lugar. No guia você pode adicionar lugares favoritos dos noivos, melhores lanches da cidade e onde encontrar os melhores serviços.

Outra opção é alugar uma cabine de fotos instantâneas, assim os convidados terão uma lembrancinha imediata da festa, deixando ainda o álbum de casamento mais divertido.

Faça um esquema de assentos

É Muito importante ter um esquema de assento, isso além de manter a festa organizada, ainda faz com que seus amigos e familiares se conheçam melhor, interagindo durante a festa.

Procure colocar quem já se conhece mais próximo, tudo para que todos lidem bem com aqueles que estão por perto. E não esqueça de deixar bem longe aquelas pessoas que não se dão tão bem, para evitar um clima chato no seu grande dia.

O planejamento de assentos pode ser feito tanto com serviços mais intimista, com garçons e bartenders ou com serviço de self service.

Dê atenção a todos os convidados

Parece algo irrelevante, mas saiba que faz toda diferença ir em cada mesa e agradecer o convidado pela presença e checar se está tudo certo e se não estão precisando de nada.

Não importa o momento, os noivos devem ir cumprimentar cada convidado pessoalmente, sem exceção, assim todos se sentirão queridos pelos noivos.

Invista em um open

Para muitos, a bebida do casamento é algo importantíssimo, e também o mais caro. Por outro lado, não é possível cobrar dos convidados a bebida e nem deixar eles sem ela durante a festa.

A boa notícia é que existem inúmeras opções para diferentes tipos de orçamentos. A bebida nem sempre precisa ser cara para ser boa, escolha as prioridades e o que poderá abrir mão, deixando sempre opções de suco, cerveja, refrigerante, espumante e vodka. Essas são as principais bebidas que agradam a todos.

Tenha o seu drink personalizado

Como o assunto agora é bebida, uma ótima dica é pedir ao responsável pelo bar para que ele possa criar um drink com o nome dos noivos. Pode ser uma junção dos dois, ou seja, o famoso “mashup”. Se os noivos se chamam Mariana e Felipe, o drink pode se chamar “Felina” ou “Malipe”, por exemplo.

Só não pode esquecer de anunciar essa delícia para os convidados, fazendo com que todos provem o drink especial que os noivos escolheram para a ocasião. Nada como organizar uma festa de casamento com a sua cara.

Como organizar uma festa de casamento

Tenha uma playlist eclética

Mesmo que você curta apenas um estilo de música, é obvio que não pode tocar apenas ela em seu casamento (pode se quiser, mas assuma que nem todo mundo vai elogiar a escolha). O ideal é criar uma playlist eclética, assim atenderá ao estilo de todos os convidados, deixando a pista de dança animada.

Caso você seja o tipo de pessoas que não suporta ouvir sertanejo, pagode ou funk, a dica é escolher ritmos animados de outras décadas, como as de 40.

Não se esqueça de colocar aquelas músicas que estão em alta e todo mundo gosta ou conhece. Também dê espaço para que os convidados peçam música para o DJ ou banda da festa.

Conforto é fundamental

O conforto é algo importante tanto para os noivos quanto para os convidados. Caso seja uma festa de gala, é provável que as mulheres estejam com os pés doendo por estarem de salto alto por muito tempo. Então, pensando no conforto delas uma boa ideia é oferecer chinelos personalizados.

Lanches

Se você seguir nossas dicas de como organizar uma festa de casamento, provavelmente sua festa será um grande sucesso. Assim é possível que mesmo tarde da noite ainda tenham convidados dançando e conversando no salão.

Para repor as energias dos convidados e evitar que tenham ressaca, portanto, sirva pequenos lanches, como se fosse uma prévia do café da manhã. Pode ser licores, cafés, biscoitos, patês pães ou até salgadinhos.

Lembrancinhas criativas e úteis

As lembrancinhas de casamento mostram o tamanho do carinho dos noivos para com os convidados e também é uma forma dos convidados se lembrarem desse dia tão especial.

Por isso, nossa dica é escolher uma lembrancinha que seja útil para os convidados e não apenas que pegue poeira no fundo de uma gaveta ou armário. Uma boa opção é um potinho personalizado com doces, ou uma caneca estilizada.

Nada de oferecer só as fotos do casamento como lembranças, isso só agrada alguns familiares e amigos próximos, esse tipo de lembrancinha ficou no passado. Escolha algo mais atual e criativo.

Experimenta essas dicas de como organizar uma festa de casamento e depois conta pra gente o que achou do resultado. Estamos ansiosos por conhecer sua história.