Amo Casamentos

Como escolher gravata de noivo: dicas para ficar impecável!

Como escolher gravata de noivo

Se vocês estão preocupados com a gravata que o noivo vai usar durante sua cerimônia de casamento, parabéns. Os tempos atuais trabalham pela igualdade entre as pessoas e isso efetivamente chegou à cerimônia de casamento: se antes apenas a noiva preocupava-se com seu visual, hoje o noivo também faz estilo. E este passa por quesitos que incluem o de como escolher gravata de noivo.

É o século XXI impondo normas e conceitos também no casamento – ou melhor, eliminando normas centenárias e reafirmando que os tempos atuais são de todos os estilos. E o mais importante para o seu casamento é o seu estilo – do noivo e da noiva.

O padrão começa na definição da festa

Então, vamos começar definindo assim – não há definições pré-concebidas. O único importante é que vocês os dois devem ser os mais bonitos da cerimônia, mas, bonitos conforme o estilo de vocês. E qual é esse estilo, como são vocês?

Aqui está o xis da questão. Tudo vai depender dessa definição, que vai resultar no estilo ou tipo de cerimonial e festa que vocês vão realizar. Se ambos são do estilo clássico, então, não há muito o que conversar. É preciso buscar o vestido de noiva padrão, predominando o branco com véu e grinalda, e o noivo pode vir de terno, fraque ou smoking, com a gravata fazendo o acompanhamento, como veremos mais à frente.

Estilo do noivo deve predominar

Todo o conjunto deve seguir o estilo da cerimônia. Se o casamento será numa igreja da forma mais tradicionalmente conhecida e a recepção a padrinhos, parentes e amigos num clube todo chique, este é o padrão. Mas, se a opção é para um ambiente mais despojado, você pode usar um paletó em cor diferente da calça e aí pode optar por usar ou não uma gravata. Ou, fazendo as devidas combinações de cores, pode ser uma gravata cor de rosa, bastante moderna.

Se o noivo for de um estilo mais tradicional, que prefere não ousar muito em inovações com roupas e costumes, a alternativa é mesmo a gravata mais tradicional, até mesmo seguindo aquele modelo mais largo. Ou pode até avançar para um modelo slim, um pouco mais fina e fazendo o devido acompanhamento da largura da lapela do paletó, como manda o cerimonial.

Como escolher gravata de noivo

Padrinhos devem seguir a cor da gravata

Sem avançar muito, mas, seguindo as tendências dos novos cerimoniais, o noivo pode usar uma gravata borboleta com o terno, diferenciando-a da cor do paletó. Ficará bem elegante e com destaque entre os demais homens da festa, como, aliás, deve ser – o destaque sempre deve ir para o noivo, no caso masculino.

Bom, é importante saber que o normal é os padrinhos participarem de como escolher gravata de noivo e seguirem a tendência principal da cor. Se o noivo for de gravata borboleta rosa, por exemplo, com um terno azul, os padrinhos seguem a orientação da cor do terno e usam gravata tradicional, comprida, puxando para a mesma tonalidade rosa. Tudo combinando perfeitamente.

Faça a opção por cores mais modernas

E quais são as cores que estão na moda? Bem, primeiro não se esqueça do combinado no início deste texto – o estilo é o seu, você deve sentir-se muito bem com a roupa a ser usada no seu casamento. Os demais é que lhe acompanham, a começar pelos padrinhos.

Vamos insistir no rosa, que é uma cor que tem predominado em cerimoniais. Ela lhe empresta romantismo e muita leveza. Seguindo essa tendência, você pode usar o laranja ou o amarelo, mais modernos e menos usados, ou o vermelho, que acrescenta intensidade e paixão. Principalmente combinando com o terno azul.

Padrinhos com gravatas com detalhes

A gravata cinza clara também acrescenta leveza e modernidade, principalmente ao aproximar-se da cor branca ou prata. São gravatas sempre lindas, que podem combinar com diversos tipos de paletó. E existem as tonalidades verdes, que exigem boa combinação com a camisa e o paletó, e o roxo e suas tonalidades, que tendem a deixar o noivo com ar um pouco mais circunspecto.

Depois de escolhida a cor da gravata, com a devida combinação com a cor da sua camisa e do paletó – e tudo de acordo também com os padrinhos -, é possível definir outros padrões para sua gravata. Você, por ser o noivo, pode escolher uma cor para sua gravata borboleta e os padrinhos com gravata comprida trabalhada em xadrez ou de bolinhas, seguindo a tonalidade. É variação interessante sobre como escolher gravata de noivo.

Pode trabalhar as cores antagônicas

É importante sempre levar em consideração que a maior visibilidade deve estar com o noivo, o que ficará muito bem, por exemplo, nas fotos. Uma gravata mais chique ao noivo quase sempre é esse diferencial – assim como a noiva tem que ser a mais bonita da festa, o mesmo vale para o noivo, deve diferenciar-se.

Por isso é importante saber como escolher gravata de noivo. A diferença pode ficar também com as paletas de cores, escolhendo-se cores harmônicas ou antagônicas. Por exemplo, podem ser cores que se avizinham, com o noivo de gravata (de qualquer tipo) verde e os padrinhos com tonalidades verdes ou azuis; ou antagônicas, como o vermelho e o azul.

Como escolher gravata de noivo

Faça a festa no seu melhor estilo

E não vamos esquecer dos acompanhantes tão importantes quanto os padrinhos. Seus pais, por exemplo, até por terem mais idade, podem ir com traje e gravata tradicionais. Só preocupando-se com a paleta do paletó: se mais grosso, gravata igualmente mais grossa. E vale o contrário para ternos de paleta mais fina.

E seu pagem, então, este menino deve estar sempre lindo. Quem não gosta de ver um menino com paletó? Escolha vestimentas bem de acordo com a idade, mais alegres. Pode ser, por exemplo, gravata estilo borboleta com detalhes em florais ou estampas.

Ficará lindo, em acordo com a festa e deve seguir a tendência principal da cor da gravata do noivo. Enfim, como escolher gravata de noivo depende exclusivamente do seu estilo de vida e de ser. E sua festa ficará mais clássica ou mais despojada exatamente como você é. Com a participação e cumplicidade de sua noiva – quase esposa -, suas escolhas e opções vão resultar na festa no melhor estilo – o seu estilo.