Amo Casamentos

Como organizar um casamento: 10 dicas práticas

Como organizar um casamento

É possível afirmar sem dúvida alguma que noivas são as pessoas mais ansiosas do mundo! Isso porque elas desejam ter um casamento perfeito, onde realize todos seus sonhos e agrade os convidados. Por isso mesmo, de modo geral a pergunta que muitos se fazem é: mas afinal, como organizar um casamento?

Pois é, muita calma nessa hora, noiva. Para saber como fazer é necessário colocar a ansiedade um pouco de lado, manter os pés no chão e fazer um bom planejamento. Se você ainda não sabe por onde começar, veja a seguir nossas dicas e tenha o melhor casamento do mundo.

Detalhes para resolver seis meses antes do casamento

Para muitos, começar a se organizar antes é bobagem. Isso eventualmente até se torna motivo de piada com gente dizendo que está com muita pressa de subir ao altar. A verdade, porém, é que quanto antes começar a organizar os detalhes, melhor será.

Por isso, com seis meses antes da data é bom já decidir o que pode ser feito para que o tão sonhado dia saia exatamente como o planejado. Veja como organizar um casamento a partir daí.

1 – Planejamento

É imprescindível que o noivo esteja ao seu lado para te ajudar a decidir sobre a cerimônia e festa. Nessa fase é importante que os dois conversem e determine um orçamento que poderá ser gasto com o evento.

Isso ajudará o casal a não ter uma crise financeira logo nos primeiros anos de casados. Por isso após determinar um valor a ser gasto, comecem a fazer orçamento de tudo o que desejam.

Como organizar um casamento

2 – Lista de Convidados

A lista de convidado é uma das primeiras coisas que o casal começa a fazer. A partir dela é possível ter uma clareza sobre os demais passos. Isso porque para organizar um casamento é importante saber os estilos e a quantidade de pessoas que será convidada.

3 – Convites

Depois de fazer a lista de convidados, já pode começar a decidir o tipo de convite que o casal vai enviar. Escolha um convite que tenha a cara dos noivos. Caso seja artesanal ou personalizado é importante confeccionar o quanto antes para evitar atrasos na hora de convidar.

4 – Local da cerimônia e decoração

Agora é o momento de escolher onde e como será sua cerimônia. Ela pode ser no campo, igreja, praia ou salão. Cada ambiente pede uma decoração diferente.

Nossa dica é escolher fazer a cerimônia em dia alternativo, pois assim o valor do aluguel do local sai mais em conta. Caso a cerimônia seja feita durante o dia, é possível pagar um pouco menos na decoração.

5 – Enxoval

Uma coisa que as noivas atuais se esquecem é do enxoval, o que aliás, no passado era a primeira coisa que a noiva ganhava, antes mesmo do noivado, inclusive.

Atualmente as mulheres se preocupam mais com a festa do que com esses detalhes, porém a festa é apenas um dia, enquanto enxoval irá te acompanhar por muitos anos nessa sua nova fase.

Escolha o tipo de enxoval que deseja ter em seu novo lar e se planeje para que ele esteja pronto pelo menos três meses antes do casamento. Dessa forma já pode definir os itens de sua lista de presentes.

6 – Viagem de lua de mel

Muitas mulheres ficam em dúvida sobre qual parte é a melhor do casamento, se é a escolha do vestido ou o destino da tão sonhada lua de mel. De modo geral, é importante que os noivos estejam de acordo com o destino escolhido, respeitando o desejo e estilo de cada um.

Isso porque ambos estarão nessa viagem e não é justo ter férias na praia se um odeia areia, ou na neve se o outro detesta o frio. Entre em um consenso sobre o que desejam e planeje o destino do pós casamento.

Detalhes para resolver três meses antes do casamento

Se você é uma noiva bem preparada e seguiu nossas dicas do como organizar um casamento há seis meses, deve estar bem adiantada com os preparativos e tratando tudo com mais leveza.

Agora falta pouco para o grande dia e também poucos detalhes a acertar para terminar de organizar seu casamento. Os próximos passos, portanto, estão na sequência.

Como organizar um casamento

7 – Lista de Presentes

A essa altura você já deve ter preparado as listas de convidados e de enxoval, agora é hora de escolher a lista de presentes.

Nesse momento é importante escolher uma loja que esteja de acordo com a personalidade do casal. Mas não exagere nos preços dos presentes. Tenha atenção redobrada e carinho aos escolher os objetos de decoração, móveis e eletrodomésticos que vão fazer parte da sua nova casa.

8 – Chá de Panela

O chá de panela é um evento tão importante quanto o casamento, pois é nesse momento que a noiva reúne todas as mulheres que conhece e que ama.

Faça um lista com todas as mulheres da família e amigas que deseja convidar. Escolha a decoração e o lugar para fazer o chá de panela e não esqueça ninguém importante em sua vida, pois além da diversão e dos presentes, esse momento serve para receber dicas sobre o casamento.

9 – Lembrancinhas

Para que seu casamento seja perfeito e que agrade tanto aos noivos quanto aos convidados é importante pensar em cada detalhe. E um que merece atenção é a lembrancinha.

Escolha lembrancinhas personalizadas que tenham a cara dos noivos. É importante que seja algo que vocês curtem muito, como algum esporte, tema geek ou até mesmo algo que possa deixar os convidados confortáveis na festa, como por exemplo, chinelos personalizados.

10 – Festa

Para que seu casamento seja perfeito é importante ter sempre o noivo ao lado ajudando nas escolhas de cada detalhe da festa. Dessa forma, você não terá a pressão de decidir tudo sozinha e ele ainda poderá te ajudar com coisas que você nem estava lembrando, como a escolha de um DJ ou banda, por exemplo.

Lembre-se de fazer uma playlist das músicas preferidas para tocar na festa, o importante é que todos se divirtam.

O que achou dessas dicas de como organizar um casamento? Fique à vontade para deixar sua opinião, ela é importante para nós.