Amo Casamentos

Jogos para casamento: dicas para divertir e animar os convidados

Jogos para casamento

Muitas são as tradições existentes em um casamento. Algumas mais comuns que outras. Mas todas sempre tendo que ser muito bem pensadas. Esse é justamente o caso dos jogos para casamento. Afinal, são inúmeras opções para escolher e se divertir.

É uma experiência bem diferente daquela de escolher o vestido de noiva com bolsos, por exemplo. Ainda assim, é um tipo inovador de experiência e que pode unir muito o casal. Saiba, então, como organizar uma boa festa de casamento e que tipos de jogos de casar são ideais para o seu estilo.

Entenda um pouco melhor os jogos para casamento

Mais do que pensar no convite de noivado, um casamento é um planejamento sem fim. Tudo precisa ser muito bem pensado, avaliado e reavaliado. Inclusive os jogos para casamento, porque definem a interação de todos na festa. Assim, os noivos precisam saber aquilo que gostam e o que não gostam em um casamento. Também é preciso que cada um saiba seus limites para que fiquem a vontade com os jogos.

Os jogos para casamento, por sua vez, são inúmeras brincadeiras que os convidados e os noivos fazem. Esse momento ocorre durante toda a festa em diversos intervalos ou de forma direta. Alguns noivos optam por apenas dois tipos de jogos e outros por mais. Como já dito anteriormente, os jogos dependem de casal para casal.

É importante, porém, elucidar que os jogos para casamento não são feitos durante a cerimônia. Isto porque, no Brasil, não temos o costume de atrapalhar esse momento. A maior parte dos jogos e tradições ficam reservados para a festa.

Desse modo, é ideal conhecer bem o local em que acontecerá a sua festa. Afinal, somente ao conhecer o espaço reservado é que se consegue ter uma noção do que pode ser realizado. Ninguém quer, por exemplo, fazer jogos que precisam de muito espaço em um local pequeno, certo?

Aliás, também já é bom imaginar o local com a quantidade de convidados. É fácil de se locomover se for preciso? Os jogos para casamento conseguem ser realizados sem problemas?

Jogos para casamento

Pensando nos materiais dos jogos para casamento

Depois de considerar o espaço e aquilo que melhor agrada aos noivos, está no momento de começar a colocar em ação o planejamento. O que, então, será necessário para realizar os jogos para casamento? Que tipo de material será necessário? Será que não fica muito caro?

Todas essas questões são válidas quando se fala do planejamento de uma brincadeira. Afinal, você também não sabe como as pessoas estarão no momento. Por exemplo, uma pessoa pode estar extremamente bêbada em um dos jogos e deixar cair o material. Para tanto, o ideal é que você não invista em materiais de vidro ou cortantes. Essa dica também deve ser levada em consideração se crianças estiverem pela festa. Nunca se sabe quando uma delas irá mexer e se machucar.

Evite, também, produtos que podem causar alergias. Por exemplo, se você estiver inovando e fazer um jogo para decorar garrafas, tente comprar tinta guache. Você nunca sabe como a pele de outra pessoa pode reagir, e ninguém quer acidentes, né? Seria muito chato ter que interromper a festa por causa disso ou que uma pessoa fique de fora da brincadeira por questões como essa. O ideal é não arriscar e, na medida do possível, oferecer produtos não nocivos.

Jogos para casamento: algumas opções

Agora que você já compreendeu algumas questões referentes aos jogos para casamento, é o momento de conhecer algumas opções. Entre tantas ideias, você só deve escolher aquilo que melhor te agrada e deixa confortável. Ninguém quer se sentir mal no próprio casamento.

Aliás, é importante avisar que os jogos para casamento são diferentes do photocall para casamentos ou hashtags. Os jogos são uma interação completa e não apenas para se colocar em redes sociais ou tirar as fotos que marcam o dia.

Cortando a gravata

Um dos jogos para casamento mais conhecido, essa é uma brincadeira comum com o noivo. Qualquer um pode participar, é só ter um pouco de dinheiro na carteira. Enquanto a noiva não olha, o noivo passa pelos convidados pedindo ajuda para pagar as contas.

Entretanto, a ajuda só ocorre com uma condição, o convidado que der dinheiro, pode cortar um pedaço da gravata do noivo. Quanto maior o pedaço cortado, maior a quantia de dinheiro doada. O intuito é que não sobre nada da gravata até o fim da noite.

Jogos para casamento

O jogo da loteria

Antes de entrar na festa, o convidado pode comprar uma fichinha especial e concorrer a um prêmio divertido. Pode ser o buquê da noiva ou uma lembrancinha diferente das demais. O ideal é que a pessoa se sinta à vontade para participar e o valor da ficha seja simbólico.

O anúncio pode ser feito em qualquer momento da festa, mas é melhor que seja antes do bolo. Isto porque ainda haverá muitos convidados para participar do sorteio. Também é legal que as fichas sejam algo pessoal do noivo, como uma foto, um ingresso de um filme especial, etc.

Karaokê

Sem que envolva dinheiro dos convidados, o Karaokê é um dos jogos para casamento de maior sucesso. Afinal, alguns noivos não se sentem bem pedindo dinheiro para os convidados. Neste caso, é melhor fornecer a diversão de uma maneira mais extrovertida.

Para fazer o karaokê, você só precisa de CDs diversos e com estilos diferentes. É necessário que as músicas tenham legenda para que as pessoas consigam acompanhar. Depois, coloque um microfone e pronto, diversão garantida. O legal é que, apesar de parecer, não é uma brincadeira cara.

Caça ao tesouro

Se você gosta mais de um bom mistério e quer que os convidados interajam entre si, a caça ao tesouro é o ideal para o seu casamento. Basta esconder um prêmio especial pela festa e anunciar aos convidados que ele precisa ser encontrado. Assim, a pessoa que achar poderá ficar com ele sem maiores problemas.

Para tanto, basta que os convidados entendam a primeira dica para encontrar as demais. Este é um dos tipos de jogos para casamento que permite um envolvimento emocional. Assim sendo, as dicas podem ser relacionadas ao casal e quem souber mais, ganha!