Amo Casamentos

Anel de noivado: dicas para escolher e 14 fotos lindas

Anel de noivado

Ah, um anel de noivado é certamente o sonho de consumo de toda mulher apaixonada, não é? O difícil mesmo é escolher o melhor modelo – aquele com quem você será feliz para sempre!

Provavelmente uma das coisas mais deliciosamente difíceis na vida de uma mulher é escolher uma joia! Ainda mais se essa joia estiver relacionada ao amor e ao sonhado casamento.

Não se preocupe! Este artigo vai te dar dicas preciosas de como escolher seu anel. E, além de dicas, trouxemos também uma galeria de fotos que vai te fazer suspirar do início ao fim.

Embora todo mundo saiba que as românticas suspiram mais facilmente, até as mais duronas tendem a se derreter quando o assunto é esse mimo!

Então, na hora de escolher o seu anel para noivado – uma das mais desejadas joias de noivas –, tenha este artigo em mãos!

De onde vem o costume de usar um anel de noivado?

Vamos começar entendendo um pouco da origem desse costume tão romântico. Aliás, sua origem não foi tão romântica assim.

Desde a antiguidade, existe o hábito de oferecer à noiva alguma joia que formalize o compromisso entre o casal. Geralmente esse anel era feito em brilhantes, mas isso depende das posses do noivo.

Como os homens costumavam passar longos períodos ausentes em guerra, a qualidade do anel para noivado servia para garantir o compromisso mesmo na ausência do noivo.

Como muitas vezes os noivos mal tinham tempo de se conhecer direito (lembre-se que a maioria dos casamentos eram arranjados pelas famílias), o anel para noivado era a forma de selar o compromisso. Ele era oferecido à noiva como forma de assegurar a intenção do casamento.

Já na Europa medieval, ainda era comum que os homens passassem longos períodos de suas vidas fora de casa, em guerra.

Devido aos perigos que os homens em guerra enfrentavam, apenas as mulheres recebiam o anel de noivado.

E essa prática foi evoluindo com o passar dos anos e ganhando status de romantismo, já que os homens não precisavam mais ir para a guerra e ficar longe de casa.

Dessa forma, o anel de noivado passou a ser mais um item da simbologia romântica que envolve o casamento.

Por que usar um anel desse tipo?

Se na antiguidade uma mulher usava um anel de noivado como sinal de ser comprometida, hoje em dia não é diferente. O anel para noivado segue indicando compromisso com casamento previsto ou iminente.

Nem toda noiva usa anel para noivado nos nossos tempos. A prática foi perdendo um pouco de espaço e a aliança passou a ser usada sozinha – e pelo casal, não apenas pela mulher.

Mesmo nos nossos tempos, em alguns países, o anel para noivado ainda simboliza o poder aquisitivo do noivo – bem como a “qualidade” do casamento que está por vir.

Como usar o anel para noivado?

Nos nossos tempos, esse tipo de anel pode ser usado sozinho ou acompanhando a aliança. Isso é uma escolha particular do casal. Se você for usar apenas o anel de noivado, ele ficará no dedo anelar da mão esquerda.

Durante o período de noivado, caso você use também a aliança de noivado, o anel para noivados é usado no dedo anelar da mão direita.

Convencionalmente, você pode usar a aliança de noivado mais próximo à mão, deixando o anel de noivado para o “lado de fora” do seu dedo.

Após o casamento, o anel para noivados não deverá ser apenas guardado como uma recordação! Ele acompanha a aliança, sendo usado agora seu companheiro no dedo anelar da mão esquerda.

De que é feito um anel de noivado?

O anel de noivado tradicional é feito de ouro e diamante. Entretanto, ele pode ter diversas variações de acordo com o gosto do casal. A cor do ouro pode variar entre o ouro amarelo, o ouro branco ou até o ouro rosé.

Também a lapidação do diamante pode variar. O brilhante é a forma mais comum de lapidação. É chamado de brilhante todo diamante que é lapidado de forma arredondada.

Nada impede que seja escolhido um anel com mais de um diamante ou mesmo com outras pedras de sua preferência. Até a queridinha das noivas, a pérola, pode estar no seu anel.

Como escolher seu anel?

São muitos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher esse tipo de joia. Geralmente o item é uma surpresa para a noiva. Mas nada impede a mulher de dar algumas dicas sutis de qual seria sua preferência.

Para isso, mostre ao seu amor joias que te agradam, seja em fotos ou mesmo em joalherias durante passeios. Essa pista será muito útil para ele, caso esteja procurando um anel para presenteá-la.

Essa dica é especial para você, noivo, que está procurando um anel para a sua amada: o tamanho do anel de noivado importa. Seria um desastre pedir sua amada em casamento e oferecer um anel grande ou pequeno demais para o dedo dela!

Então, antes de sair em busca do anel para noivado ideal, pegue um anel que sua amada costume usar com frequência “emprestado” sem ela saber! Assim você não corre o risco de errar o tamanho.

É importante que ele caiba no seu bolso, antes de mais nada. Contrair uma dívida imensa só vai complicar seu início de vida a dois – e isso não vale a pena.

Escolhido o anel, só falta escolher a circunstância onde ele será entregue!

Galeria de fotos

Hora de suspirar e se inspirar!

Considerações finais

Seja princesa ou plebeia, toda noiva sonha com os mínimos detalhes do seu casamento. Do pedido de casamento à lua de mel, toda mulher apaixonada – mesmo as que não admitem – tem cada detalhe desse processo em mente. Com o anel de noivado, isso não é diferente.

Esperamos que este artigo tenha lhe arrancado alguns suspiros. E que também tenha ajudado a esclarecer possíveis dúvidas sobre o uso e a escolha do anel. Bom casamento!