Amo Casamentos

O que faz um cerimonialista de casamento? Entenda aqui!

Cerimonialista de casamento

Para a maioria dos casais, o casamento é um dos dias mais importantes e também um dos mais corridos da vida deles. É por causa da falta de tempo nesse dia tão especial que surgiram algumas profissões como a cerimonialista de casamento. Contratar uma profissional desse tipo permite que os noivos aproveitem a festa sem se preocuparem. Saiba mais a seguir, quais os tipos e funções dessa profissional tão requisitada.

No exterior, a cerimonialista de casamento possui praticamente as mesmas funções da assessora, tendo a diferença apenas no tempo de preparação que cada uma delas dedica aos noivos.

A contratação de uma cerimonialista para o casamento ainda gera muitas dúvidas nos noivos, principalmente nas noivas. Isso acontece porque a maioria não vê a necessidade desse profissional, uma vez que já contrataram uma assessoria de casamento.

As funções de ambas as profissões são bem parecidas, mas cada uma possui as suas particularidades.

Entenda mais sobre as funções do cerimonialista de casamento e como esse tipo de profissional pode te ajudar nesse dia tão especial.

O que é e quais as funções de um cerimonialista de casamento?

Diferente do que muitas noivas pensam, um cerimonialista de casamento não desempenha as mesmas funções do que um assessor de casamento – embora, hoje em dia, seja muito comum ver essas duas profissões atuando juntas nesse tipo de evento.

Geralmente, nos países da Europa é comum vermos a cerimonialista atuando como uma assessora de casamento.

Para você entender melhor, o papel principal da cerimonialista é cuidar do dia em que o casamento acontece. Já o papel da assessoria é cuidar de toda a fase pré-casamento para que tudo ocorra perfeitamente.

Antes de fechar qualquer tipo de contrato, é muito importante que você converse com o cerimonialista. Marque uma reunião para você conhecer o estilo de trabalho do profissional. Afinal, cada um possui um diferencial e cabe a você escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.

Os orçamentos também variam bastante. Por exemplo, existem cerimonialistas que cobram por horas de eventos, outras cobram pelo dia. Veja o que está dentro do seu orçamento.

Cerimonialista de casamento

Etapas de trabalho de um cerimonialista de casamento

No dia da cerimônia, o profissional que vai exercer a função de cerimonialista de casamento terá diferentes etapas importantíssimas a cumprir.

Assim, é bom lembrar que se você contratou um profissional desse tipo para a sua cerimônia, então, o ideal é deixa-lo fazer o trabalho dele.

Ele foi justamente contratado para resolver os imprevistos e outras questões no seu lugar. A sua missão nesse dia é apenas relaxar e curtir a festa.

Veja abaixo algumas funções desse profissional tão importante.

Igreja

1. Entrada da noiva na igreja

Essa é uma das etapas mais importantes desse dia, pois a entrada triunfal da noiva não pode ter nenhum erro. Justamente por isso, a cerimonialista de casamento é tão importante. É ela quem vai coordenar a entrada de todos na igreja, para que a grande estrela da cerimônia possa desfilar tranquila pelo tapete vermelho.

Nessa etapa, o cerimonialista também confere se os músicos estão posicionados corretamente. Fotógrafos e filmakers também serão orientados. Todo o cortejo da daminha de honra, padrinhos e noivo será orientado por essa profissional.

Outro detalhe importantíssimo visto por esse profissional é o véu e o vestido da noiva. Tudo é arrumado e preparado pelo cerimonialista, para que a noiva entre tranquila e sem preocupações.

2. Saída da noiva da igreja

Essa, assim como a outra etapa da cerimônia, também é importantíssima, pois todos os olhos estão nos noivos.

A cerimonialista de casamento nesse momento tem a função de ajudar a noiva, principalmente a entrar no carro, para que seja levada até a recepção dos convidados para a festa.

Nesse momento, ela também orienta os músicos e outros profissionais que também precisam se deslocar até festa. Faz também a remoção de algum arranjo de flores que será usado na festa. O importante é proporcionar uma saída completamente harmoniosa dos noivos e que não haja nenhum imprevisto.

Festa

1. Preparando o local da festa

A cerimonialista, juntamente à assessora, deve certificar-se de que tudo o que foi encomendado esteja nos lugares devidos. Isso significa verificar os doces, salgados, bebidas, decoração, lembrancinhas, flores e todos os outros itens.

Além disso, também deve conferir se os profissionais contratados já estão a postos. Os profissionais mais comuns de se ter nesse tipo de cerimônia são os garçons, maîtres, músicos, cumins, DJs, fotógrafos e manobristas.

Caso os noivos optem por coisas fora do comum como, por exemplo, uma cama elástica, esse profissional tem a obrigação de verificar se tudo está funcionando e se a cama está no local correto.

Cerimonialista de casamento

2. Recebendo os noivos para a festa

Nessa etapa, a cerimonialista de casamento vai recepcionar os noivos para que eles entrem no salão impecáveis. Essa profissional tem a função de ajeitar o véu da noiva, prendendo a cauda do vestido de maneira que não atrapalhe o andar da noiva.

Outra função desse profissional é coordenar para que todos os pratos sejam servidos adequadamente e para que os garçons cumpram suas tarefas sem problemas.

A logística do evento deve ser cuidada de maneira efetiva por essa profissional. Música, filmagem, fotografia e iluminação devem ser coordenadas por ele. São esses detalhes que fazem a festa ser um sucesso. Qualquer deslize pode colocar tudo a perder.

3. Momentos finais

A cerimonialista de casamento também é a responsável por coordenar os momentos finais da festa, que são importantíssimos para os noivos.

Hora da valsa, momento de cortar o bolo, hora de jogar o buquê, presentes que os noivos vão receber em casa. Tudo isso é organizado e coordenado por esse profissional – inclusive, ele será o último a sair da festa.

Aliás, é função desse profissional entregar o local da festa completamente limpo e com todos os objetos utilizados, devidamente guardados.

Acho que deu para você notar que, mesmo que a cerimonialista de casamento trabalhe apenas no dia da cerimônia e festa, sua presença é importantíssima. A missão dessas profissionais é ajudar os noivos a terem um dia incrível e sem preocupações!

Deixe seu comentário