Amo Casamentos

Caudas de vestido de noiva: 15 ideias inspiradoras

Caudas de vestido de noiva

Muito se fala sobre preparativos de casamento, mas poucos se atêm a um detalhe que faz toda a diferença: caudas de vestido de noiva.

Muitas mulheres desconhecem a distinção, mas existem diversos modelos de caudas. Sem dúvida, essa variedade pode modificar inteiramente o seu estilo de vestido – e, logo, o visual tão sonhado da noiva.

É sabido por todos que cada minúcia conta na preparação de uma noiva impecável. E quando o assunto é compor o look, a cauda é tão valiosa quanto a maquiagem ou o vestido.

Eleger a cauda ideal exige tanto afinco quanto estruturar o melhor penteado para o grande dia. É necessária a mesma dedicação e capricho aplicado ao decote, comprimento e corte do vestido.

Uma prova disso é a maquiagem. A maquiagem não é um apêndice complementar à cerimônia, mas uma das protagonistas. O mesmo ocorre à cauda. A cauda é um arremate imprescindível, parte de um todo muito maior.

A cauda, bem como o restante do conjunto, será responsável por determinar o estilo e a atitude da noiva. Você faz a linha mais imponente e sublime? Ou, quem sabe, você tenha mais uma pegada desconstruída e moderninha. Clássica e sóbria? Sofisticada ou desprendida, o que imprimirá essa impressão é a totalidade dessa soma.

Como escolher a cauda certa?

Antes de escolher a cauda do seu vestido, você tem que considerar alguns poréns. Os modelos longos de caudas de vestido de noiva, por exemplo, exprimem um ar majestoso à noiva. Elas darão mais encanto aos seus passos rumos ao altar. Contudo, as caudas muito longas não são recomendadas para as noivas de baixa estatura. Elas podem desvalorizar o vestido, achatando a silhueta – e nenhuma noiva deseja isso, não é? Por isso, embora tradicionais, o estilo longo não é a única alternativa dentre as caudas de vestido de noiva.

Ao escolher um modelo de cauda, é importante estar atenta não somente à estética, mas antes ao conforto. No caso das caudas mais longas, é de vital importância que o andar seja desenvolto. Para garantir essa leveza e graciosidade, é necessário que haja uma alça ou pega, de forma que possa segurá-la ao caminhar.

Além do mais, é de suma importância que a cauda esteja de acordo com as peculiares do véu. Para um resultado harmônico, algumas características do véu tem que ser levadas em conta. Se a noiva optou por um véu comprido, é indicado que a cauda o exceda em tamanho.

Sabendo desses parênteses e considerações, você pode partir para a etapa que interessa: os vários estilos de caudas de vestido de noiva. Vamos conferir seis variantes de caudas e depois dar aquela espiadinha em quinze modelos para se inspirar?!

 6 estilos de caudas de vestido de noiva

A cauda desmontável

A cauda desmontável é ideal para aquelas noivas que não abrem mão do conforto e lazer. Afinal de contas, uma noiva precisa se divertir em seu próprio casamento, não é?!

Pensando na descontração comemorativa, a cauda desmontável traz praticidade e casualidade ao adereço. Sua versatilidade é muito bem vinda à festividade, além de deixar a impressão de que a noiva usou não um, mas dois vestidos!

O primeiro, um invejável vestido imperial, de cauda longa e magnífica; o segundo, um vestido fluido, com leveza e comodidade para a pista de dança. Não parece esse o perfeito sonho de uma noiva?!  

Cauda watteau

O estilo watteau são compostos por caudas “acopladas” aos vestidos de noiva. Seu comprimento costuma ser mais longo do que do vestido, e seu aspecto remete a uma capa.

A cauda watteau parte das costas da noiva, caindo em cascata até o chão. Elas tendem a vestir de forma glamourosa e estonteante, sendo ideais para vestidos acinturados e justinhos ao corpo. Para aprimorar a elegância, opte por penteados apanhados, presos e refinados.

Cauda real

Qual noiva não sonha com caudas de vestido de noiva dignas de uma princesa? A “cauda real”, como é conhecida, integra uma proposta de conto de fadas. Seu tecido ascende aos três metros de comprimento, exibindo toda opulência de uma cauda nobre.

Todavia, devido ao seu cumprimento avantajado, as caudas reais são tão pesadas quanto supremas e desejadas. Para não limitar os movimentos ao andar, vai requerer alguns reforços. A noiva poderá recorrer aos pais ou às damas de honra para auxiliá-la a carregar a cauda majestosa.

Cauda catedral

As caudas de vestido de noiva ao estilo “catedral” são mais curtas e discretas. Com um comprimento de, em média, dois metros de comprimento, a cauda é eleita a mais tradicional entre as noivas.

Se você está procurando um casamento clássico e com muito romantismo, a cauda catedral é feitinha pra você. Para um caminhar mais agradável e desoprimido, solicite o auxílio de um acompanhante para segurar a cauda.

Cauda capela

A cauda de noiva conhecida como “capeta” é uma intermediária em tamanho. Sua cauda mede cerca de um metro e meio. Seu comprimento não requer ajuda de segundos; com o amparo de uma alça, é possível se movimentar perfeitamente com uma cauda capela.

Essa linha de cauda é perfeita para vestido de noiva rendados, com cortes românticos, como o corte princesa. Se você faz o gênero discreto e sóbrio, que não aprecia extravagâncias, essa cauda é marcante sem perder o refinamento. Seu tamanho ideal tornará seu andar ainda mais solto e esbelto!

Cauda varrida

Não menos importante, as caudas de vestido de noiva vulgarmente conhecidas como “varridas”. Se você não pretende se privar da flexibilidade e conforto, acabou de encontrar a cauda perfeita!

A cauda com pegada “varrida” é super versátil, adaptando-se tranquilamente a qualquer cerimônia. Seu comprimento é discretíssimo, sendo apenas alguns palmos maior do que o vestido.

Com a cauda varrida, você pode optar por modelos mais esvoaçantes e levinhos, conferindo o máximo de mobilidade. Desse modo, a diversão é ligada ao requinte e toda tradição que é de direito!

Agora vamos ver algumas dessas caudas de vestido de noiva para se inspirar no look?

15 caudas de vestido de noiva

1.

2.

3.

View this post on Instagram

Para noivas que não abrem mão do tradicional vestido princesa com cauda toda trabalhada e bordada a mão, no nosso Atelier você também encontra, diversos modelos! 💐 Noiva: Elisandra Amorim Vestido: @atelierhascibasantiago Terno Noivo: @atelierhascibasantiago – WhatsApp: 12981483981 – Atendimento personalizado somente com hora marcada. #noivas #casamento #vestidodenoiva #noivo #casar #atelier #HascibaSantiago #weddingday #weddingnoivas #mãedenoiva #mãedenoivo #caraguatatuba #casarnapraia #casarnocampo #ubatuba #estilistadenoiva #véu #véudenoiva #mantilha #renda #amor #love #noivaprincesa #caudadenoiva #fotonoiva #sãosebastião #ilhabela #vestidodenoivaprincesa

A post shared by Hasciba Santiago Noivas (@atelierhascibasantiago) on

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

Considerações finais

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre a imensa variedade de caudas de vestido de noiva?!