Amo Casamentos

Conciliar casamento e trabalho: 5 dicas infalíveis

Conciliar casamento e trabalho

O trabalho pode trazer influências no matrimônio e diretamente em nossa rotina, temos que cumprir horários, metas, e muitas vezes fazemos horários extras para aumentar o salário ao final do mês. Seja qual for a realidade de seu emprego, ele certamente exige muito de você e torna difícil a tarefa de conciliar casamento e trabalho.

Essa responsabilidade de um emprego – ou mesmo quando se é o seu próprio chefe – exige que tenhamos que equilibrar todas as outras áreas da nossa vida. Isso quer dizer que no tempo que não estamos trabalhando, estamos cuidando de nossa casa, saúde, família, animais de estimação praticando e nossos hobbies. Outrossim, precisamos de uma noite de descanso, que muitas vezes é sacrificada pelas múltiplas tarefas que desempenhamos.

Embora possa ser estressante, quando estamos apaixonados e dispostos a compartilhar a vida com outra pessoa, planejando viagens, traçando objetivos juntos, todo o esforço para encaixar a nossa rotina com a do outro vale a pena. Então, o casamento consiste em duas pessoas que, independentemente de terem oficializado a união com cerimônias e festa, juntaram as escovas de dentes e agora vão compartilhar o mesmo espaço, a mesma vida, as mesmas alegrias.

É importante lembrar que o objetivo do casamento é unir duas pessoas da forma mais íntima, além de dividirem a cama, elas devem dividir as suas aflições e seus medos. Isso porque, em um casamento os noivos devem poder encontrar também conforto e segurança na pessoa amada, afinal o casamento deve ser um porto seguro para toda a vida.

Sabendo disso, vamos abordar aqui dicas infalíveis de como conciliar casamento e trabalho de maneira bem fácil!

Conciliar casamento e trabalho

Dica 1: Exercitem a cumplicidade

Fica muito mais fácil de conviver com alguém que conhecemos bem. E para isso, em um relacionamento é importante que os enamorados se sintam à vontade para poder expressar o que sentem. Isso vale para todos os seus pensamentos e ideias. Sendo que ao mesmo tempo é essencial que saibam escutar seus parceiros.

Isso não é difícil quando se ama alguém, e certamente participar da vida do outro e se importar sobre como o outro se sente são coisas que acontecem naturalmente, apesar dos dias agitados.

Logo, ter cuidado com atitudes que possam distanciar os dois, pode colocar em risco essa cumplicidade. É preciso saber diferenciar o espaço do outro com a falta de interesse. Isso ocorre porque, muitas vezes algumas pessoas mais individualistas têm dificuldade de compreender ou até mesmo de se adaptar à realidade de uma vida em conjunto, e com razão, pois esta é uma mudança e tanto. Então, não esquecer de compartilhar sentimentos e entender o seu parceiro diante de suas dificuldades também!

Dica 2: Cativar seu parceiro com detalhes

Uma ótima dica para encarar a rotina e demonstrar seu amor pela pessoa é fazer pequenas gentilezas diárias. Podem ser coisas simples que você sabe que seu amor gosta, e que vai tornar o seu dia um pouco melhor.

Para isso, você pode comprar um chocolate; apoiar, se possível, auxiliando em alguma tarefa; em um dia qualquer de folga levar café na cama, por exemplo. Aqui é a chance de você começar a praticar romantismo. A palavra-chave é surpreenda!

Uma mensagem de texto no meio da tarde: “Como você está? Vi algo que me lembrou você…” ou um bilhetinho na geladeira desejando bom dia, quem não gosta?

Com certeza esse carinho será retribuído, e assim o casal cria uma relação leve, que não cai na monotonia do dia a dia, com atitudes simples, mas dotadas de carinho.

Dica 3: Estabeleça limite entre a vida profissional e a pessoal

Uma coisa bem estressante para o casal é quando o trabalho demanda o tempo da pessoa até em momentos de lazer. Preserve seus momentos íntimos.

O momento destinado a estar com a pessoa amada ao final do dia é muito importante, e deve estar associado a momentos relaxantes. Por este motivo, tratar de assuntos estressantes do trabalho durante o jantar, por exemplo, pode desgastar o relacionamento à medida que o trabalho suga suas energias.

Não confunda, conversar sobre seu dia-a-dia com seu parceiro é saudável, o que não pode é inverter as prioridades! Em sua jornada de trabalho diária você necessita estar comprometido com o seu trabalho, mas a partir do final do expediente você precisa de um tempo para descanso. E esse ponto é quase um spoiler da próxima dica!

Conciliar casamento e trabalho

Dica 4: Cuide de sua saúde física, mental e emocional

Como todas pessoas no singular, para que as coisas andem bem, é importante que você esteja bem.

Para isso, é substancial trabalhar questões como a autoestima, o se sentir bem consigo mesmo. Isso influenciará diretamente na relação, uma vez que sentir-se seguro consigo mesmo e com o relacionamento é fundamental para a confiança entre o casal e respeito à liberdade de cada um.

Cultive sentimentos positivos para si, a inteligência emocional é algo muito importante para que o casal possa ter grande companheirismo sem que haja uma relação de dependência de nenhuma das partes. Essa dependência emocional pode prejudicar as relações com familiares e amigos. A partir disso, é preciso saber respeitar o espaço do seu parceiro e outros afetos que ele possui em sua vida. Do mesmo modo, não se afaste de amigos e familiares, eles são fundamentais para que você mantenha sua saúde emocional e se sinta feliz.

Dica 5: Façam atividades juntos

Programem suas viagens de final de ano, saiam para escutar um pagode, ir ao cinema, jantar em algum lugar bacana  ao menos uma vez na semana. Colecionar momentos e histórias é fundamental para ter um relacionamento feliz!

Não tem segredo para conciliar casamento e trabalho

Basta pensar em quais os motivos para estarem juntos, provavelmente há além de amor, admiração e vontade de ver o outro feliz. Assim, é só manter o respeito um pelo outro. Também é válido trocar carinhos, prestar atenção aos detalhes mais simples, ser gentil e prestar apoio.

Este é o objetivo de um casamento saudável. Deste modo, conciliar casamento com o trabalho fica fácil, pois cada prioridade têm o seu devido lugar. Sendo assim, o trabalho não precisa ganhar espaço em sua vida sacrificando os momentos com seu amor. Afinal, ele deve ser um instrumento para que vocês dois possam juntos desfrutar da vida e realizar seus sonhos.