Uma coisa é certa: o universo fashionista se expande a cada dia. Com a leva intercambista de culturas e a incorporação de itens incríveis e étnicos, a moda ganhou uma novidade: o turbante para casamento.
Esse símbolo de luta representa não somente a história de um povo, mas também um acessório de versatilidade e beleza sem igual.
O adereço remonta aos povos orientais e africanos, responsáveis por estreá-los ao mundo. O tecido perdeu alguns metros com sua inclusão ao fashion, mas nenhum centímetro de charme e estilo.
O turbante continua a exalar elegância, podendo ser utilizado com diferentes amarrações e em ocasiões variadas. Esse é o caso do turbante para casamento. A moda é mais comum e coerente à estética afro, mas existem alternativas que contemplam cabelos lisos e curtos.
Se você está interessada em inovar e incluir nos acessórios o turbante para casamento, nós estamos aqui para lhe ajudar! Abaixo, você conhecerá sete amarrações e usos de turbantes pra arrasar no dia especial!
Como usar turbante? Conheça o passo a passo!
Se você não tem familiaridade com o item, não se preocupe: existe uma variedade de tutoriais no YouTube que se dedicam a ensinar o passo a passo para leigos.
São diversos modelos, técnicas e tecidos, e nesse artigo nós apresentados sete deles! Pronta para escolher a amarração para o seu turbante para casamento?
Turbantes simples
(Passo a passo do canal Preta Pariu)
No canal do YouTube Preta Pariu, comandado por Sá Ollebar, você pode encontrar tutoriais para iniciantes. Sá ensina amarrações simples e práticas e compartilha com os inscritos seu senso de estilo espetacular. Lá, você encontra modelos diferenciados e estampas superestilosas e vibrantes!
Turbantes “box braids”
(Passo a passo do canal Magá Moura)
Se você usa trança e está pensando em desfazê-las para o casamento, vá com calma! E se lhe dissermos que elas podem favorecer o uso do seu turbante para casamento? Pois é isso mesmo que Magá Moura, do canal homônimo, demonstra aos seus inscritos.
Magá aproveita suas tranças para oferecer volume e imponência para o acessório, que fica superchamativo! Moura ainda ensina técnicas para tranças aparentes e ocultas, tudo a depender do seu conjunto da obra.
Turbantes volumosos para cabelos lisos
(Passo a passo do canal Preta Araujo)
Você tem cabelo liso, mas não quer perder o efeito volumoso do turbante para casamento? Preta Araujo, do canal homônimo, ensina você a fazer desse acessório o protagonista de um visual poderoso! O truque consiste em utilizar dois panos para criar um aspecto de turbante imperativamente volumoso, sem ficar artificial. A técnica aumenta a altura do item e adiciona poder inigualável para as noivas de cabelo liso.
Turbantes enfaixados
(Passo a passo do canal Bianca Lemos)
Bianca Lemos faz o estilo prática e simples. Seus vídeos são objetivos e ultra didáticos. Ela ensina passo a passos para turbantes para casamento mais discretos, que realçam o visual sem inibir a obra. São ideais para noivas que querem incorporar o acessório sem chamar muita atenção a ele. Com um estilo mais conservador e minimalista, as amarrações de Bianca dão um toque de graciosidade para as noivas tradicionais.
Turbantes para cabelos curtos
(Passo a passo do canal Rosajorosa)
As noivas de cabelo curto também podem se beneficiar dessa tendência. O canal Rosajorosa prova isso contornando as limitações e obtendo resultados espetaculares. Rosajorosa ensina como utilizar turbante de modo prático e despojado, sem perder em nada para cabelos compridos. Suas amarrações são descoladas, simples e rápidas, ideal para iniciantes estilosas.
Turbantes estilo “flor”
(Passo a passo do canal Eva Lima)
Esse modelo é super elaborado e pra lá de antenado. Sua sustentação fica por conta da faixa, enquanto seu charme está no trançado. Sua combinação de nós emula o aspecto de uma flor, que Eva Lima ensina a fazer em duas táticas. O truque é possível devido ao pano que, retorcido, se torna uma flor.
Tipos de turbante
Turbante com nó
O turbante com nó, como seu nome sugere, é caracterizado por sua ponta enrolada. O nó é amarrado de maneira visível, e pode se localizar no topo, lateral ou traseira. A sustentação é feita com o turbante sustentando toda a extensão do cabelo. Em seguida, é criada uma ponta mais avantajado, que fica responsável pelo realce. Seu resultado arrojado cai perfeitamente para cerimônias realizadas na praia ou ao ar livre.
Turbante vintage
O turbante retrô, ou “vintage”, é um turbante para casamento para as noivas mais clássicas e saudosistas. Ele remonta à era dourada da década de 20, marcada pela sofisticação e singeleza. O modelo foi popularizado pela célebre Coco Chanel, símbolo de status e bom gosto. Esse modelo pode ser comprado pronto, para aquelas noivas que preferem a praticidade. Nesse modelo, ele se assemelha a um gorro, com abertura para inseri-lo sobre os cabelos. Mas se você prefere elaborar à sua maneira, é possível amarrá-lo de maneira discreta e super simples.
Turbante enfaixado
O turbante de faixa é possivelmente o mais usado nos dias atuais. Ele se tornou um acessório casual, como tiaras e presilhas. Seu começo se dá na nuca, para então entrelaçar as extremidades na frente e voltar a esticá-lo para trás. Esse passo é repetido até o tecido chegar ao fim, quando suas pontas são inseridas entre as dobras do turbante. Lembre-se de prender bem as pontas para que não se desfaça durante a cerimônia. Devido à sua descontração, o turbante enfaixado pode ser usado em penteados para casamentos diurnos. Isso garantirá um visual estiloso sem abrir mão do conforto e praticidade!
Turbante volumoso
O turbante volumoso é para as noivas mais extrovertidas e inovadoras. Afinal, esse modelo de amarração trabalha para projetar volume em todos os ângulos. Você pode contar com ele para não passar despercebida: com ele, não resta a ínfima chance da noiva passar despercebido! Contanto que preserve a proporção de seu volume, o turbante para casamento pode contar com vários estilos de dobras. Desse modo, você pode torná-lo mais delicado e formal utilizando dobraduras de laços e nós. Para as noivas com descendência africana, essa é também uma maneira de dialogar e tributar sua cultura. Contudo, é importante prestar atenção ao vestido: se você optar pelo turbante volumoso, prefira vestidos mais discretos e neutros para não poluir o look.