Amo Casamentos

Buquê de noiva: tipos, estilos e ideias para você conhecer

Buquê de noiva

O buquê de noiva é um adereço chave para qualquer cerimônia de casamento. Há quem acredite que o buquê é apenas um acréscimo ao visual da noiva, mas ele compõe um papel muito maior: o buquê de noiva tem como missão simbolizar a fertilidade e a alegria.

A fertilidade não representa somente o fator biológico, mas sobretudo a prosperidade para a nova etapa do casal. Em outros tempos, a tradição consistia em presentear a noiva com uma flor ao decorrer de seu caminho até o altar. Com uma flor arrecadada de cada convidado, ao término da marcha nupcial, a noiva somava em mãos um buquê!

A tradição passou por renovações no decorrer dos anos, e hoje a noiva tem muito mais autonomia nesse quesito. As atuais conjunturas da cerimônia permitem a escolha a dedo de cada flor que irá compor o buquê.

A essência, por outro lado, continua a mesma: o buquê de noiva representa o otimismo, a realização e as boas novas ao casal.

Como selecionar o buquê?

Com tantas alternativas no mercado, a noiva pode ficar um bocado confusa ao eleger o buquê ideal. A variedade de modelos e combinações é infinita, e alguns critérios podem ser usados para melhor avaliá-los. Com as considerações certas, a noiva estará munida do necessário para fazer a melhor entre as escolhas.

Para auxiliar as noivas nessa jornada, separamos tudo de vital que precisam saber sobre buquês. Ao final dessa matéria, as noivas se sentirão mais seguras e inspiradas para escolher seus acompanhantes no grande dia. Vamos descobrir o que levar em conta ao analisar as opções de buquê?

O que levar em conta?

Embora as alternativas sejam vastas, a tarefa é mais simples do que parece. O primeiro quesito a se ponderar é a preferência pessoal de cada noiva. Esse é o ponto de partida para que os demais quesitos sejam estudados.

Para definir a imagem ideal do buquê, é preciso antes considerar o panorama geral da cerimônia. Por panorama geral, entendemos decoração festiva, vestido e biotipo da noiva. Todos esses traços devem ser harmonizados ao decidir a disposição e arranjo do buquê.

Vestido

A começar pelo vestido, que é responsável por dar caráter ao buquê. O vestido deve compor um tom sintônico com o buquê de noiva, complementando-o de modo equilibrado e mútuo.  

Nessa etapa, é essencial usar da coerência e bom gosto. Se seu vestido de noiva é um modelo princesa, a atenção deve se ater a um buquê romântico e delicado. Isto é, o buquê de noiva deve concordar com a mensagem do vestido e vice-versa.

Devido a se tratar de um contexto tradicional, os buquês mais indicados ao caso são os claros e simétricos. Em contrapartida, se sua escolha de vestido é mais arrojada e contemporânea, o ideal são os buquês assimétricos e descontraídos.   

Local

Outra questão de extrema importância diz respeito ao horário e local onde será realizada a comemoração. Afinal de contas, o buquê deve apresentar congruência e afinidade com o ambiente.

Se o casamento for ao ar livre, em meio à natureza e dia claro, o buquê terá licença para uma combinação mais sortida. Esses eventos cercados de verde dão liberdade para uma vasta gama de cores, flores, tramas e folhagens.

De outro lado, se a cerimônia for realizada na igreja, o modelo deverá pender ao tradicionalismo. Isto é, casamentos mais convencionais devem optar por arranjos mais clássicos, como o cascata e o redondo.

Estatura

Parece conversa fiada, mas o tipo físico da noiva marca pontos na decisão do buquê. Ou seja, a espessura do arranjo de flores deve ser proporcional à altura da noiva.

Embora os buquês volumosos e extravagantes sejam tendência, estes se tornam discrepantes com as noivas de porte “chaveirinho”.

Se for o seu caso, concentre-se em buquês menores, leves e graciosos. Eles podem ser esplêndidos sem para isso ofuscar e divergir com seu visual.

Estação

Ao qualificar um buquê, lembre-se de considerar a época do ano em que ocorrerá a cerimônia. Algumas flores podem não se adaptar à temperatura de uma estação estranha à sua, acabando assim por murchar.

Procure considerar a época do ano em que a flor escolhida costuma florescer antes de conceber seu buquê de noiva. Além disso, informe-se se o gênero de flor selecionada resiste bem a nossa temperatura e clima tropical.

Tipos de buquê

Buquê redondo

Os buquês redondos são, sem dúvida, os queridinhos de 10 entre 10 noivas clássicas. Esse estilo de buquê tem um toque romântico e tradicional, perfeito para casamentos na igreja.

O buquê redondo é um arranjo eclético que se adapta e condiz bem com vários conceitos de vestidos e decoração. Dentre suas peculiaridades, você pode optar por uma composição de flores sortidas ou ímpares, com um só gênero.  

O corte também pode ser determinado pela noiva. O buquê pode ser aparado e perfeitamente arredondado, ou assumir uma forma redonda mais solta e despreocupada. Tudo dependerá das preferências da noiva!

Buquê assimétrico

Já os buquês assimétricos não obedecem nenhuma ordem de distribuição. Seu arranjo é o extremo oposto do arredondado, despontando folhagens e flores de maneira despreocupada e assimétrica.

Suas contexturas mais volumosas são recomendadas para as noivas de mais alta estatura. Já os mais afunilados são indicados às noivas de altura baixa e mediana.

Para os festejos ao ar livre, com muito verde e céu claro, os buquês assimétricos são a melhor aposta!

Buquê cascata

Os buquês “cascata” são uma figurinha carimbada quando o assunto é cerimonial de casamento. Eles levam esse nome devido à sua disposição de flores em cachos, emulando a queda natural de uma cascata.

Devido à sua mistura e riqueza de pormenores, o buquê de noiva cascata costuma roubar a atenção de todos os presentes. O estilo é mais recorrente em cerimônias noturnas.

Buquê braçada

Os buquês “braçada” são os preferidos das noivas descoladas e moderninhas, que não se apegam muito à convenção. O arranjo é compostos de caules longos, que são apoiados ao braço da noiva. Dessa pose veio o nome “buquê braçada” pelo qual atende.

O modelo é mais indicado para casamentos à luz do dia, em cerimônias mais descontraídas e contemporâneas.

Inspirações para buquê de noiva

Buquê branco

Buquê exótico

Buquê redondo

Buquê romântico

Buquê sortido

Buquê clássico

Buquê cascata

View this post on Instagram

#Repost @luizmazinhophoto ・・・ A ansiedade para postar todas as fotos desse editorial, não cabe em nós ❤️ Ontem foi incrível, com pessoas maravilhosas e profissionais extremamente dedicados. Time | Personal Bride: @tinho_noivas | Local: @casinhalejulie | Música para casamento: @viviantorres.solovely | Vestido noiva: @marianagodoy.estilista | Vestido Vivian: @dressadress_br | Headpiece: @planetadasnoivas | Assessoria: @sonhodedois_assessoria | Filme: @zuckfilmes | Fotografia: @luizmazinhophoto e @thaisf_macedo | Beleza: @alanmouura | Decoracão e Buquê da Noiva: @roberta_gouvea | Modelo: @natypotira . #wedding #prewedding #preweddingnapraia #casamentonafazenda #aceitosim #buquedenoiva #veudanoiva #vestidodenoiva #casamentodedia #casamentoaoarlivre #casamentonocampo #fotografodecasamento #fotografiadocumental #noiva #noivos #casamento #casamentonointerior #casamentoemsp #luizmazinhophoto #fotografiadecasamento #eladissesim #casamentorustico #lapisdenoiva #mariee #marieeweddings #noivas2018 #casamentodoano

A post shared by Roberta Gouvea (@roberta_gouvea) on

Buquê coroa de flores

Que tal deixar o buque fazer a sua cabeça?

Buquê delicado

Buquê de lavanda

Buquê de girassóis

Buquê perolado

Buquê de coração

Buquê branca de neve

Considerações finais

Depois de toda essa explanação, você com certeza está pronta para eleger o buquê de noiva perfeito pra você!