Amo Casamentos

Decoração de igreja para casamento: 11 ideias e fotos

Decoração de igreja para casamento

Sabemos que a decoração de igreja para casamento é um dos pontos primordiais dos preparativos da cerimônia. Afinal de contas, é o lugar onde o casal irá formalizar sua união; é na igreja que o tão esperado “sim” é pronunciado, diante familiares e amigos portando lencinhos. Um ambiente com tanta emoção e significância envolvida pede uma decoração especial e pra lá de caprichada, não é?

Nessa matéria vamos destrinchar o assunto, dando todas as coordenadas para uma decoração perfeita. Separamos inspirações e dicas preciosas para acertar nos mínimos detalhes e tornar a ocasião inesquecível. Pronto para saber mais sobre decoração de igreja para casamento?

Dicas sobre decoração de igreja para casamento

Marcha nupcial

O caminho até o altar é onde passam as madrinhas e padrinhos; onde a marcha nupcial parte em direção ao noivo; é onde a noiva desfilará seu glamour e romantismo com todos os olhos voltados a ela. Por isso, o caminho é de suma importância na decoração de igreja para casamento.

  • Um ideia interessante é montar uma decoração alta e ornamental nos bancos de convidados. Essa divisão pode ser uma balaustrada de plantas, a fim de delimitar o caminho dos noivos, madrinhas e padrinhos. Aposte em cercas vivas e muros floridos para acompanhar o caminho da noiva até o altar.
  • Outra alternativa é balizar o caminho com buquês de flores elevados. Para um visual clássico, é indicado vasos de cerâmica. Já para performar o estilo rústico, o ideal são vasos de madeira. A estratégia é alternar a altura dos vasos, apostando em uma decoração desnivelada e com camadas.  
  • As guirlandas são um toque inteligente para compor o conceito rústico do casamento. Embora sejam tradicionalmente natalinas, os conceitos de saúde e prosperidade são aplicáveis às felicitações de casamento.  
  • Ainda trabalhando com o toque rústico, as flores e folhagens tradicionais podem ser substituídas por arbustos de galhos secos. Uma aposta para onde dispor as pequenas árvores são os vasos iluminados, dando a impressão de vagalumes à meia luz.
  • Para as igrejas embelezadas com pinturas renascentistas, a ideia valiosa é investir em pisos espelhados ao longo do caminho. O vidro incorporará sofisticação, refletindo as pinturas do teto e conferindo cor, imponência e encanto à marcha nupcial. Busque formas de aproveitar a arquitetura da igreja e usá-la a favor da sua decoração!
  • Se a poupança está curta, a ocasião pode ser usada para exercitar a criatividade com decorações econômicas e imaginativas. O caminho pode ser iluminado de forma mágica e glamourosa usando purpurina e glitter. Os bancos, por sua vez, podem ganhar fitas de cetim e flores de papel crepom. Esta linha de adornos, além de barata e acessível, é super prática.
  • Se a igreja não for do gênero neo-gótico, você pode enfeitar o teto com elegantes luminárias de papel. As luminárias podem ser preparadas artesanalmente, seguindo tutoriais disponíveis na internet. Incrível, né?
  • Outra alternativa barata é apostar em cordas e panos delicados para enfeitar os bancos, conferindo um ar poético e rústico ao mesmo tempo.
  • Se você é uma pessoa familiar e tradicional, uma forma de homenagear esse vínculo é distribuindo fotos dos ancestrais pelos bancos. Reúna aquelas fotos importantes, da árvore genealógica de cada noivo, para complementar uma decoração retrô e emocionante.

Decoração de igreja para casamento

Decoração de igreja para casamento

Luzes

  • Prefira lâmpadas amarelas, quentes e enfraquecidas. Esse efeito pode ser criado com candelabros de velas, lustres elegantes e lamparinas dispostas no chão. 
  • Para empregar um climinha aconchegante, romântico e clássico ao ambiente, aposte em luzes baixas, utilizando luminárias fracas ou velas aromáticas no chão. Em locais fechados, a incidência de luz pode criar estratégias para climatizar a cerimônia. Preste atenção na disposição de iluminação na igreja e planeje com antecedência o ambiente.
  • As velhinhas suspensas na entrada podem contribuir para os ares acolhedores da decoração de igreja. A decoração da igreja para casamento não deve se limitar à área interna. Para uma atmosfera perfeita, é necessário dedicar atenção à fachada da igreja, pois ela também receberá os convidados.

Cores

  • Embora as cores predominantes de um casamento sejam o branco, o creme, o dourado e o champanhe, não é necessário ter receio de sair do tradicional. As cores podem ser substituídas por tonalidades em pastel, como azul e rosa, provendo a delicadeza e o romantismo à decoração de igreja para casamento.
  • As cores ainda podem combinar com o vestido da noiva e ser aproveitadas nas flores e folhagens. Elas dão um toque natural e convidativo para o ambiente. Aposte no verde, trazendo suas formas e cores para o interior e atribuindo distinção aos pontos estratégicos da igreja.

Altar

  • Para o altar, os noivos podem optar por ervas, velas, incensos e flores aromáticas, com um significado e perfume especial para o casal. Além do teor decorativo, os elementos trarão frescor e um aroma suave para a decoração da igreja.
  • O altar também pode levar ramos, candelabros e tecidos claros e leves. O tecido traz graciosidade para o altar, contribuindo para o clima aconchegante e intimista da decoração de igreja para casamento.  
  • Se o local escolhido é escuro, aposte em velas, lâmpadas e flores de tons claros para iluminar o ambiente. As cores claras balencearão o clima pesado, trazendo leveza e vivacidade à igreja.
  • Outro elemento íntimo e romântico para a decoração de igreja para casamento são os arcos naturais cobertos por flores e folhagens. Eles são uma aposta romântica para poetizar a troca de votos no altar. Se o casamento tem uma pegada rústica, o arco pode ser instalado com armaduras metálicas ou ramos de madeira.

Quais são as flores preferidas entre as noivas?

Essas espécies, classificadas entre as favoritas das noivas, não se tratam de flores sazonais. Isto é, são espécies florescem em todas as estações do ano, sendo acessíveis no mercado. As plantas listadas resistentes a temperaturas elevadas, como as tulipas, que são ideais para o inverno, e gipsófilas, indicadas no verão. Além destas, podemos listar: rosa, hortência, astromélia, boca de leão, orquídea e lisianto.

Para inspirar ainda mais o casal, dê uma olhadinha nessas inspirações de decoração de igreja para casamento!

Inspirações para decoração de igreja

Considerações finais

A decoração de igreja para casamento merece a atenção dos noivos. Para uma cerimônia completa e inesquecível, invista em sua ornamentação!