Amo Casamentos

Música para cerimônia de casamento: como escolher?

Música para cerimônia de casamento

É o momento que você está esperando: vocês, em sua celebração matrimonial, estão prestes a fazer uma grande entrada enquanto você caminha pelo corredor. Qual canção você escolherá para este momento importante em sua vida? A música para cerimônia de casamento é um detalhe tão importante quanto escolher o vestido de noiva.

A música é um dos elementos-chave do casamento. Por muitas vezes não é valorizada o suficiente, mas seu poder é vital para acompanhar sentimentos, situações e despertar emoções. Com o grande dia se aproximando, faça uma seleção musical de acordo com as suas expectativas, procure equilíbrio e, uma vez na memória, desfrute de um papel importante.

Veja também – Ideias de músicas para a primeira dança dos noivos

Não se esqueça que a música tem um efeito extraordinário na vida em geral e pode suavizar ou melhorar todos os tipos de sensações. Você quer a melhor trilha sonora possível para o seu casamento, certo?

Então leia estas dicas fundamentais e ideias úteis para encontrar a música certa para cada momento de sua cerimônia.

Música para cerimônia de casamento

Prelúdio

Para o prelúdio opte por uma música ambiente leve que defina a atmosfera ao passo que os convidados estão aguardando o início da cerimônia. É importante criar um bom clima enquanto a cerimônia não começa de fato.

Considerando esse momento, a música para cerimônia de casamento deve ser, preferencialmente, músicas clássicas, música ambiente, e que tenham um ritmo suave. Alguns exemplos são:

“Guitar Concerto in D Major” – Antonio Vivaldi;

“Air from Handel’s Water Music Suite in F major” – George Frideric Handel;

Processionais

A próxima música para cerimônia de casamento é a processional. Encaminha a entrada da família, dos padrinhos e madrinhas, e por fim dos noivos. Algumas pessoas optam por utilizar apenas uma música para a entrada de padrinhos e pais, mas a ideia de mudar para outra música indica a posição que cada um exerce na vida do casal, além de ser perfeita para destacar o grande dia.

Para a entrada dos padrinhos opte por canções marcantes, longas e lentas.

“Bolero de Ravel” – Mauricio Ravel / Vivaldi;

“Game of Thrones Main Title” – Ramin Djawadi;

“Largo (Winter) – Antonio Vivaldi;

Para a entrada dos pais, uma música que reflita o sentimento dos noivos àqueles que o conduziram durante a vida até esse momento. Utilize apenas uma música para os pais tanto do noivo quanto da noiva. Escolha uma canção que seja doce, sutil e delicada.

“Come Away With Me” – Norah Jones;

“Canon in D Major” – Johann Pachelbel;

“Glasgow Love Theme” – Love Actually Soundtrack;

Para a entrada do noivo, ouse escolher músicas fortes, vibrantes e que emocionem. Acrescente humor se desejar. Músicas para cerimônia de casamento guardam esse momento para alcançar entusiasmo e a alegria dos convidados, afinal, a celebração também é do noivo, e nada como escolher uma canção que o represente bem.

“Clarins de Roma” – Coral Vox Dei;

Hino da Liga Campeões da UEFA – Tony Britten;

“Conquest Of Paradise ” – Vangelis;

Já o momento da entrada da noiva, é o mais especial do dia. É a grande entrada que ficará marcada na memória dos pais, dos amigos e familiares, dos padrinhos e madrinhas, do próprio noivo, mas principalmente da noiva.

Nada pode ser maior que esse momento, e uma música doce, suave, forte, bela ou radiante, qualquer que seja, essa canção ficará marcada eternamente na vida da noiva. Escolher a música ideal, fará todos os convidados irem as lágrimas.

“Can’t Help Falling In Love” – Elvis Presley;

“The Vow” – Jeremy Lubbock;

“All of Me” – John Legend;

“A Thousand Years” – Christina Perri;

“Prince of Denmark’s March” – Jeremiah Clarke;

“Jesu, Joy of Man’s Desiring” – Bach;

“Mendelssohn’s Wedding March” – Stuttgarter Kammerorchester;

Recessionais

Os momentos de tensão e nervosismo chegaram ao fim, o coração dos noivos volta a bater no ritmo normal e agora todos seguirão felizes para a continuidade das festividades. A melodia acompanhará os pais, os noivos, madrinhas e padrinhos, para a saída, é tipicamente cintilante, animada e de comemoração – um reflexo da alegria que invade o local.

“Trumpet Tune and Air” – Henry Purcell;

“The Four Seasons- Spring- Allegro” – Antonio Vivaldi;

“Cantata No. 29” – Johann Sebastian Bach;

Interlúdio

Alguns casais escolhem adicionar canções para os momentos importantes da cerimônia, como a entrega das alianças, por exemplo. É um momento lindo, onde geralmente crianças da família percorrem o corredor até o altar de maneira emocionante.

“Beauty and the Beast” – Instrumental Philharmonic Orchestra Version;

“Waltz No. 2” – Dmitri Shostakovich;

“Rigaudon” – Andre Campra;

Ainda confuso sobre o que escolher? Aqui vão algumas boas dicas

Lembre-se, a música ao vivo adicionará um toque de classe ao seu dia especial de uma maneira que uma lista de reprodução Spotify não pode. Então, se você quiser melhorar a atmosfera e tornar o seu dia mais memorável para você e seus convidados, escolha ter músicos em sua cerimônia.

A vantagem de ter músicos ao vivo é que eles vão diminuir ou acelerar a canção dependendo do seu ritmo de caminhada, assim como parar a música no momento apropriado em que a noiva chega ao altar. Se a música para cerimônia de casamento vier direto do seu Spotify, provavelmente você pode ficar sem jeito esperando a música parar.

Músicos geralmente têm listas de repertório de música para cerimônia de casamento que tocam regularmente, muito parecidos com as listas acima. Se você ainda está confusa, certifique-se de pedir uma lista para que você tenha um ponto de partida. Mas não fique confinada pela lista – é perfeitamente aceitável solicitar suas músicas favoritas para os músicos tocarem.

O tipo de cerimônia determinará o estilo da música. Se for uma cerimônia mais religiosa, você deve respeitar o lugar onde você está, escolhendo músicas com ritmos suaves e sempre consultar a lista de músicas que podem ser tocadas, com o pároco. Por outro lado, se o seu casamento for menos tradicional, você terá mais liberdade para escolher todas as músicas para cerimônia de casamento que quiserem.

Esperamos que essas dicas ajudem você a escolher as músicas certas para sua cerimônia de casamento. Agora os noivos só têm que montar uma lista com todos aqueles tópicos que eles gostariam de fazer parte do repertório musical de seu casamento.