Amo Casamentos

Renovação de votos de casamento: dicas para um momento especial!

Renovação de votos de casamento

A renovação de votos de casamento é algo mito especial para o casal, pois trata de uma reafirmação do amor que existe na relação. E o melhor de tudo é que, diferente do caso do casamento, onde uma série de regras precisa ser adotada, a renovação dos votos de casamento pode ser feita de forma simples, temática ou até em uma festa luxuosa.

De modo geral, o estilo vai depender do casal e de seu orçamento. Há quem diga, por exemplo, que não existe uma data certa para a renovação de votos, tudo vai depender do desejo do casal.

Se você está querendo fazer a renovação de votos de casamento, portanto, veja a seguir nossas dicas e se prepare para o melhor da vida a dois.

Tem que ter pedido?

Assim como no casamento, o casal pode até decidir em conjunto sobre o que vai acontecer, porém uma surpresa é sempre algo maravilhoso que ajuda a acender ainda mais a paixão entre os dois.

Uma dica, portanto, é fazer uma reserva no restaurante preferido de sua parceira, e pedir para que o chef escreva na sobremesa algo como: “Quer casar comigo novamente?”.

Outra dica é reservar uma noite só para o casal em casa e fazer um jogo de caça-palavras pela casa até montar a frase “Quer casar comigo novamente?”.

Se for o marido quem tá organizando a surpresa, recorrer ao tradicional também é uma boa ideia. Neste caso, nada melhor que um buquê de flores e um pedido de casamento.

Renovação de votos de casamento

Cerimônia

Como dito antes, a cerimônia de renovação de votos de casamento vai depender do estilo e orçamento do casal. Uma boa opção para quem deseja algo mais íntimo e pequeno é fazer uma cerimônia intimista, convidando apenas amigos e familiares mais próximos.

Para evitar dores de cabeça o melhor é fazer algo que não exija grandes trabalhos ou fornecedores na hora da festa, o simples te deixará mais tranquilo nesse grande momento. Isso é claro, a não ser que tenha alguém encarregado de cuidar desses detalhes para você.

Procure fazer com que a cerimônia seja algo especial para o casal e que conte a história com pequenos detalhes. Para realizar a cerimônia vale contratar um celebrante ou convidar alguém que seja especial para o casal.

Importante que o celebrante realize um discuso leve e rápido, dessa forma não será cansativo para os convidados. Para que fique algo lindo, o recomendado é que os noivos escrevam os votos, declarando um para o outro após a cerimônia.

Decoração

Na hora de pensar na decoração, procure dar preferência às cores mais harmônicas como base da decoração. Em caso de aniversário de casamento, procure saber qual boda será comemorada e use-a como referência.

Recepção

A cerimônia de renovação de votos de casamento não é algo obrigatório como de casamento, porém se desejar fazer procure realizar de forma descontraída. Faça uma playlist de músicas divertidas e deixe a festa ainda mais animada.

A recepção pode ser feita em um almoço, jantar ou com buffet de finger food, tudo vai depender da decisão e estilo do casal.

Alianças

Trocar ou não de alianças vai ficar a critério dos noivos e da situação financeira do casal. Pode continuar com as alianças antigas, comprar novas ou simplesmente renovar as antigas dando uma polida.

Vestido

Usar vestido branco já deixou de ser algo obrigatório até mesmo em casamentos, a maioria das noivas está optando pelo off white, que fica mais bonito nas fotos em função dos flashes.

Muitas noivas também têm optado por usar tom rosé ou até mesmo alguns mais fortes, como por exemplo o preto. No caso de renovação de votos a noiva é livre para escolher qualquer tom que lhe agrade, a única dica é fugir do branco e formato de vestido de noiva tradicional.

Renovação de votos de casamento

Buquê

No caso do buquê para cerimônia de renovação de votos de casamento, o mais indicado é usar arranjos simples e criativos, podendo até mesmo usar um material que tenha significado com a boda do casal

Bolo

Assim como o buquê da cerimônia de renovação de votos de casamento, você pode personalizar o bolo de acordo com as bodas que o casal está vivendo. Uma opção que muitos noivos usam é o naked cake para em cerimônias durante o dia.

Cortejo

Para a cerimônia de renovação de votos de casamento, os noivos podem entrar juntos, fugindo da tradicional entrada da noiva acompanhada pelo pai ou pessoa especial.

Outra opção é a noiva entrar sozinha e o noivo a esperar no meio do corredor para seguirem juntos ao altar. Nessa opção os filhos também podem acompanhar o casal.

Cerimonialista

Como esse tipo de cerimônia não é algo que tem a lei envolvida, qualquer pessoa pode celebrar a cerimônia. Os noivos podem convidar um padre, pastor, amigo íntimo ou até mesmo o filho mais velho.

A única exigência nesse caso é que o celebrante conheça bem o casal, contando assim fatos importante sobre o mesmo e deixando a cerimônia mais íntima. Lembrando que é possível contratar um profissional para esse tipo de coisa.

Lugar

O lugar da cerimônia de renovação de votos de casamento pode ser uma igreja que o casal frequenta, a casa do casal ou mesmo um salão de festas. Como dito antes, nesse tipo de celebração quem manda são os noivos.

Dança

Se ambos concordarem com uma dança de casal a festa também ficará perfeita, escolha uma música especial para o casal que tenha significado para ambos e abra a pista de dança com ela.

Caso a dança seja algo que o casal não queira não tem problema, faça a festa de acordo com o que gostam, só assim ela será perfeita para vocês.

Presentes

Os presentes vão ficar a critério dos convidados, caso eles desejem presentear o casal o presente será bem-vindo. Essa não é uma ocasião para fazer um chá de casa nova.

Elopement wedding

Esse pode ser um termo desconhecido para você, mas se trata de um casamento feito secretamente, apenas com os noivos presentes. Ele relembra os casais de antigamente que fugiam para viver o amor proibido.

Para isso escolha um lugar e roupas especiais e um profissional para registrar o momento. Caso o casal tenha um sonho de conhecer um determinado lugar em uma viagem romântica, essa é a melhor hora para esse tipo de cerimônia de renovação de votos de casamento.