Amo Casamentos

Roupas para pajem: as melhores ideias para um super casamento

Roupas para pajem

Sim, neste post vamos falar das roupas para pajem, esse personagem do casamento que, assim como o noivo, às vezes, mal é lembrado. No entanto, não se confunda, não estamos falando do cidadão responsável por conduzir rituais místicos em uma tribo, este é o pajé, mas estamos falando do menino gracioso que acompanha a daminha de honra na cerimônia de casamento.

Todo mundo se lembra da noiva, dos padrinhos, da dama de honra, da decoração da igreja, do bolo de casamento, da gravata, da lua de mel, dos comes e bebes da festa, mas poucos se lembram dos pajens. Coitado deles. São completamente suplantados pelo charme e graça das damas de honra.

E se lembrar dos garotos já é uma dificuldade, imagina das roupas para pajem? Com tantos detalhes para cuidar no grande dia, de repente surge essa dúvida: e as roupas para pajem? Como são essas roupas? Quais são as mais adequadas? Que tipos de cores devem ser priorizadas?

Bom, se é o seu caso, miga, não se preocupe que fornecemos todas as dicas de que precisa para arrumar os pequenos da melhor forma possível para a cerimônia.

Quer saber mais sobre roupas para pajem?

Basta prosseguir na leitura e conferir os tópicos abaixo!

É obrigatório ter pajens e damas de companhia?

Talvez esteja se perguntado: “mas é preciso, é obrigatório ter pajens e daminhas no casamento?”. Claro que não, é apenas uma tradição, uma tradição bem antiga, aliás, e envolta de bastante superstição.

A presença de pajens e damas de companhia começou na Idade Média e uma das justificativas é que a presença das crianças ajudaria a afastar os maus espíritos e, com isso, evitar azar no casamento.

A lógica consistia na ideia de como as crianças são puras por natureza (nem sempre), como os anjos, conseguiriam proteger os noivos afastando as más energias.

Bom, se você não for supersticioso realmente não tem porque “escalar” pequeninos para desfilar sobre o tapete vermelho no dia do casamento. Contudo, é inegável que a presença dessas crianças acrescenta aspectos adoráveis na cerimônia, como delicadeza, meiguice, frescor, espontaneidade, enfim, crianças são tudo de bom!

Como preparar e escolher as crianças?

A lista de candidatos é extensa. Pode ser, obviamente, filhos, mas também sobrinhos, afilhados, filhos de amigos etc. Não há limite de idade, mas se atente que crianças muito novas podem “traçar” ao se ver diante de tantas câmeras e pessoas. É também prudente escolher crianças que tenham algum grau de intimidade com o casal. Evita-se, assim, correr risco de desistências na última hora.

Para preparar as crianças, expliquem que elas farão parte de um grande momento, uma festa superespecial. Terão a oportunidade de cumprir um papel importante nessa festa. Tente vender a ideia que participarão de uma grande peça e que interpretarão um papel de destaque. As menos embaraçadas sem dúvida se animarão com a ideia e vão topar de prima. Agora, se a criancinha ficar melindrada é sinal que é bom pensar em um “plano B”.

Roupas para pajem

Roupas para pajem

Mas agora vamos falar sobre o que está procurando realmente: roupas para pajem. Que tipo de roupa deve usar, o que é bom evitar, qual a paleta mais indicada?

Tire essas dúvidas agora!

Roupas para pajem: cores

Claro que em uma cerimônia de casamento cores claras como branca são priorizadas, mas para que a festa não pareça uma reunião de pais de santos ou da torcida do Santos, usa-se outras cores para compor. E quais seriam essas cores nas roupas para pajem?

Bege e azul são as mais populares. Encaixam perfeitamente no tom branco da camisa. Algumas noivas optam por mesclar essas cores com um paletó azul bebê e acessórios, como o cinto, em bege.

Há quem prefira pajens com terno fechado e gravata borboleta. Nesse caso, para a roupa não ficar muito semelhante a do noivo, recomenda-se que o garoto use um tom diferente. Cinza e gravata vermelha é uma ótima combinação.

Roupas para pajem: terno igual ao noivo

Mas há quem ache um encanto o pajem vir com ma roupa idêntica ao do noivo. Uma ideia divertida e também elegante. Nesse caso, fica melhor ainda se o pajem tiver algum grau de parentesco com o noivo, principalmente se for o filho.

Uns aproveitam a onda e colocam a dama de companhia com vestido de noiva. Gostam da ideia pelo valor simbólico, como se o noivo e a noiva estivessem predestinados para o casamento. “Foram nascidos um para o outro”.

Suspensórios

Continuando com as nossas dicas de roupas para pajem, uma alternativa ao terno e gravata é o uso de suspensórios. Crianças, principalmente as pequenas, podem ficar incomodadas com o peso e calor proporcionado pelo terno. O suspensório diminui esses aspectos negativos consideravelmente e não prejudica na elegância.

Melhor: acrescenta em charme. Adultos adoram ver crianças vestindo roupas de adultos. O suspensório acrescenta toques românticos ao figurino por se evocar a figura clássica e idealizada do bom “bambino”. Sem dúvida um ponto alto para qualquer cerimônia.

Coletes e bermudas

Prosseguindo com as dica de roupas para pajem, uma combinação que faz sucesso é colete com bermuda. É mais indicada para casamentos em ambientes abertos, como praias, fazendas e sítios.

É uma peça bem antiga e isso não é negativo, porque é antiga, porém clássica. Ganha pontos em charme. A versatilidade é outra qualidade indiscutível. Pode ser usada em todos os tipos de cerimônia, mas como informado acima, fica melhor ainda em locais abertos.

Combinando com a daminha

Como deve ser de seu conhecimento, se não for, fique sabendo, o tradicional é que o pajem entre junto com a daminha na igreja. Formam uma dupla, um casal e por isso é interessante pensar na vestimenta de ambos de forma que se harmonizem.

Por exemplo, se a dama entra com um vestido verde, a gravata do pajem pode ser verde também. Se a dama entrar carregando uma flor, a lapela do pajem pode ser da mesma cor dessa flor. Enfim, os exemplos são variados, cabe pensar e testar até encontrar o conjunto de peças perfeito.

Gostou deste conteúdo sobre roupas para pajem? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião fazem a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.